Qualquer empresa, quando precisa contratar novos funcionários, analisa currículos e verifica a formação do profissional. Esses dados continuam importantes, contudo, sozinhos eles já não dão conta do recado. Cada vez mais, os contratantes têm analisado o perfil profissional dos candidatos, verificando não só suas competências técnicas, mas também outros fatores comportamentais.

O que é o perfil profissional?

O perfil profissional é o conjunto de traços dominantes na personalidade de uma pessoa que se expressam durante a execução de seu trabalho. As habilidades e comportamentos predominantes permitem que as empresas possam prever os comportamentos do indivíduo no ambiente de trabalho. Seu modo de agir no ambiente profissional, suas preferências e sua personalidade compõem o seu perfil profissional.

Por que o perfil profissional é importante?

A análise do perfil profissional individual permite que as empresas avaliem se cada candidato possui características compatíveis com a vaga, levando em consideração a natureza das atividades a serem executadas. Isso permite que as contratações sejam mais eficientes. Lembrando que não existe um perfil certo ou um perfil errado, mas aqueles que são mais adequados às vagas específicas, sendo que, no mercado de trabalho, há espaço para todos os perfis.

Além da questão da compatibilidade entre o indivíduo e a vaga para a qual está se candidatando, outra importante vantagem do perfil profissional é a formação de equipes heterogêneas. Por mais que os departamentos privilegiem um ou outro perfil, é importante construir times que incluam pessoas com perfis diferentes, já que a soma de diversas competências produz um time mais rico, diversificado e polivalente.

Só é importante evitar cair nos estereótipos. Não é porque alguém é bastante extrovertido e comunicativo na vida pessoal que não poderá ser um bom analista financeiro. Da mesma maneira, não é porque alguém é mais introspectivo que não poderá ter boas ideias no mundo da publicidade. O perfil profissional é um universo à parte.

Conheça os 4 perfis profissionais básicos

A complexidade da existência humana é muito grande e, por isso, fica difícil agrupar indivíduos por uma ou outra característica. Ainda assim, há 4 perfis profissionais básicos que, potencialmente, reúnem as principais características das pessoas em seus ambientes de trabalho. Vamos a eles?

  1. Planejador

PSC

Cauteloso e racional, o planejador, como o nome sugere, gosta de planejar todas as suas ações. Ele faz isso, pois não é um profissional que gosta de correr riscos. Metódico, organizado e paciente, é aquele indivíduo com os pés no chão e visão em longo prazo. Geralmente, são profissionais estáveis e calmos, que refletem bastante antes de tomarem suas decisões.

Para maximizar a produtividade e os resultados, o planejador avalia todas as possibilidades e, enfim, faz suas escolhas. Partir para a ação sem ponderar não é com esse profissional. No entanto, ele também sabe a hora de pôr a mão na massa. Conseguem ser racionais, mesmo em situações de conflito, e, por isso, costumam ser bons líderes.

  1. Comunicador

Sabe aquelas pessoas que falam incrivelmente bem, sem nem parecer que pensaram muito sobre o assunto? Esse é o perfil do comunicador, aquele profissional que tem carisma, se relaciona bem com a maioria das pessoas e consegue sintetizar pensamentos complexos em palavras claras e objetivas, sendo elas faladas ou escritas.

O comunicador sabe fazer apresentações, faz a intermediação de grupos ou indivíduos e ainda costuma ir muito bem no contato direto com o cliente. Além disso, esse profissional é persuasivo e sabe influenciar seus colegas, sendo uma ótima peça de trabalhos em equipe.

  1. Analista

Esse perfil é um pouco parecido com o do planejador. O analista é aquele profissional bastante detalhista, que beira a perfeição em cada um de seus projetos. Ele também é muito criterioso e encontra aqueles erros que passam batidos tanto em seu trabalho quanto no dos colegas, o que exige jogo de cintura para manter um bom convívio.

São muito bons em tarefas de planejamento, análise e mitigação de riscos. Também são atentos e concentrados, mas nem sempre recebem bem as sugestões de outras pessoas sobre o seu modo de executar as tarefas. São pessoas pacientes, que preferem a estabilidade e a segurança a trabalhar sob pressão. Revisões de textos, trabalhos com números e processos repetitivos são alguns de seus pontos de destaque.

  1. Executor

Esse perfil é, de certa forma, um contraponto ao planejador. Os executores são indivíduos que gostam mesmo é de reunir energia para arregaçar as mangas. São pessoas com um perfil muito mais prático do que teórico e, por isso, preferem agir logo, com menos planejamento.

Preferem fazer suas tarefas por tentativa e erro do que passar muito tempo na fase do planejamento (mas nem por isso deixam de planejar). Práticos, objetivos e proativos, os executores assumem riscos e dão o melhor de si para que cada atividade realizada alcance seus objetivos. A falta de paciência, contudo, pode ser um defeito.

Existem outras classificações mais abrangentes, que incluem outros perfis, como o colaborador, o competidor, o idealista e até mesmo o procrastinador. Dependendo da fonte utilizada, esses outros perfis podem aparecer, mas os quatro acima costumam ser os mais frequentes.

É importante ressaltar que as pessoas não se encaixam nesses perfis de forma clara e definitiva. É possível ter características desses quatro perfis  ao mesmo tempo, mas um ou outro será o mais forte, de acordo com as qualidades do indivíduo em âmbito profissional.

Além disso, não se pode deixar que uma classificação desse tipo transforme-se numa crença limitante, do tipo: “não vou fazer isso porque não sou um planejador”. Todos nós sempre podemos desenvolver diferentes capacidades, independentemente de nosso perfil dominante.

Como descobrir o meu perfil profissional?

Ao ler as características acima, você provavelmente já foi capaz de deduzir qual (ou quais) perfil tem mais a ver com você. No entanto, se você procura uma avaliação mais aprofundada, os métodos abaixo podem te ajudar nessa jornada de autoconhecimento:

  1. Faça testes comportamentais

Algumas empresas disponibilizam testes vocacionais e testes de comportamento profissional por meio de questionários que podem ser realizados online ou até mesmo durante seus processos seletivos. Além disso, há instituições que realizam dinâmicas de grupo exatamente para analisarem o comportamento da pessoa diante de uma atividade profissional para compreender qual é o seu perfil.

  1. Analise suas soft skills

As soft skills são aquelas competências profissionais que não estão diretamente ligadas à parte técnica das profissões, mas ao comportamento, de forma mais genérica. Identificá-las em si mesmo permite que você conheça mais sobre seu perfil profissional.

Entre as soft skills mais destacadas no mercado de trabalho estão: pensamento estratégico, criatividade, gestão do tempo, liderança, persuasão, organização, resolução de conflitos, bom relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, flexibilidade, clareza de comunicação, trabalho sob pressão, resolução de problemas, inteligência emocional, responsabilidade, motivação e empatia.

  1. Peça feedbacks

Conversar com seus chefes, colegas de trabalho e até mesmo com as pessoas que estudaram com você pode ser uma boa maneira de compreender seu perfil profissional. Essas pessoas podem te apresentar uma visão sobre seu comportamento no trabalho que você mesmo não tinha identificado. Converse com eles e avalie os feedbacks que receber.

  1. Procure orientação profissional

Psicólogos e coaches possuem conhecimento e técnicas bastante interessantes para que você possa avaliar seu estilo pessoal de trabalho. No âmbito do coaching, existem profissionais especializados em auxilio vocacional e profissional, com métodos que permitem que você não apenas adquira uma maior percepção sobre si mesmo, como também possa desenvolver mais suas competências profissionais.

Em conclusão, o importante é que você tenha em mente que não existem respostas certas ou erradas, e muito menos definitivas. Existe quem você é, e ponto. Se desejar desenvolver novas habilidades, sempre há meios de se conseguir isso. O que importa é entender que em todas as atividades profissionais, há espaço para todo mundo e, se você ainda não se encontrou profissionalmente, continue procurando aquela atividade que mais tem a ver com você e que, consequentemente, te fará mais feliz.