Saber como ter personalidade forte e marcante é importante para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. A qualificação profissional está cada vez mais nivelada entre os competidores das melhores vagas e, em muitos casos, o fator decisivo é ser uma pessoa mais marcante. Por isso, algumas características de comportamento como assertividade, liderança e resiliência podem tornar uma pessoa mais apta a cargos que exijam liderança e responsabilidade. E quem não quer que suas opiniões sejam também respeitadas? Aprenda a importância dessas características que fazer com que você seja uma pessoa mais direta e decidida.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

7 Dicas de Como Ter Personalidade Forte e Marcante

Saiba que é possível aprender a como ter personalidade marcante apenas assumindo algumas das principais características de indivíduos reconhecidos por sua força e peculiaridades. Abaixo listei seis  características mais relevantes dos profissionais de destaque para aumentar também suas chances de se destacar.

1 – Assuma a Sua Própria Personalidade

Se você estava pensando que, entre as dicas de como ter personalidade forte, eu iria ensinar uma receita de bolo para ser popular, saiba que não é nada disso. A palavra personalidade está ligada ao conjunto de características específicas de cada indivíduo que os tornam únicos. Dessa forma, é fundamental que alguém que deseja ser marcante tenha a sua própria personalidade e demonstre justamente os diferencias que lhe torna uma pessoa expressiva e interessante. Portanto, conheça suas qualidades e procure destacá-las!

Para isso, faça uma análise completa de quem é você enquanto indivíduo e quais são as características, pessoais e profissionais, que o tornam diferente dos demais. Tendo esse conhecimento, assuma esses traços de personalidade e demonstre-os sem medo. Ser marcante é ser você mesmo, fugindo de estereótipos de bom funcionário, pois fórmulas prontas não funcionam para te ajudar a ter uma personalidade inesquecível.

2 – Alimente o Desejo de Aprender

Para ter uma personalidade forte você deve ter conhecimento que te ajude a compreender o mundo e as outras pessoas. Somente a partir disso é possível ter um leque de informações e estratégias para estar mais preparado para se dar bem diante dos principais desafios que a vida pessoal e profissional te impõe.

PSC

Pessoas que demonstram curiosidade e boa vontade para aprender são mais notadas pelas demais. Então, no seu caminho de construção de como ter personalidade forte e marcante inclua ouvir e observar mais. Quando tiver oportunidades, conviva com pessoas com mais experiência que você e extraia desses momentos o máximo que puder em termos de conhecimento e sabedoria.

3 – Mostre Flexibilidade

A principal característica de uma pessoa forte e marcante é ser flexível, demonstrando adaptação às mais variadas situações. Continuar com uma postura assertiva, mesmo em situações desconfortáveis, é o que faz diferença entre aqueles que são continuadamente lembrados e aqueles que são esquecidos com facilidade.

Pessoas que se adaptam com facilidade têm mais rapidez para encontrar soluções até para questões que têm grande complexidade. Pensar fora da caixa pode ser o que fará de você uma pessoa com uma personalidade forte. Experimente!

4 – Tenha Empatia

Saber se colocar no lugar do outro. Essa é a característica mais comentada nos tempos de hoje. Pode ser chamada também de compreensão e respeitos pelos sentimentos do outro.

A pessoa que possui capacidade empática, lida com a dor de outra pessoa deixando um pouco de lado sua dor, seu ponto de vista, para entender a do outro. Faz isso com generosidade e compaixão.

5 – Desenvolva a Liderança e Credibilidade

Um líder de resultados procura ter credibilidade diante da equipe. Para isso precisa primeiro ganhar confiança. Um líder que não tem credibilidade das pessoas a sua volta, terá dificuldades em alcançar os resultados esperados. É preciso desenvolvê-la. O seu sucesso dentro de uma empresa depende do sucesso de sua equipe. Para conseguir que seus colaboradores estejam alinhados com você, é preciso passar muita credibilidade a eles. E só depende de você!

6 – Seja Assertivo

Saber identificar as áreas onde precisa ser mais assertivo. Seja no ambiente de trabalho ou familiar. Ter mais atitude diante de algumas situações difíceis. Conseguir expressar suas frustrações, questões que o incomodam no dia a dia. Procure ser razoável em suas colocações e pense nas necessidades do outro. Estar aberto para uma devolutiva de outra pessoa e pronta para as mudanças se preciso for.

7 – Aumente Sua Resiliência

Resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças. E mesmo sabendo que “tudo vai mal” consegue se manter otimista e ainda inspirar pessoas ao seu redor. Algumas pessoas já tem um dom de ser assim, outras precisam aprender, outras potencializar. Foque em planos mais realistas, seja confiante no que faz, resolva conflitos e se comunique com efetividade, aprenda a controlar suas emoções e impulsividades. Seja flexível para mudanças imediatas de objetivos e planos.

6 Sinais de Pessoas Com Personalidade Forte

Lidar com pessoas com personalidade forte não é tarefa fácil. Aqui vai 6 dicas pra você identificar uma pessoa com traços de personalidade forte. Embora sejam fortes, não quer dizer que a pessoa que os possui seja um líder ou um amigo ruim, carrasco, que precisa trabalhar sua personalidade para ser aceito pela sociedade. Aparentemente, pode não parecer tão amável mas não quer dizer que não seja “do bem”. Fique atento a esses sinais para não deixar que algumas pessoas tenham medo de você ou te assuste.

1 – Intolerante

Pessoas assim não suportam estupidez e ignorância. Usa seu conhecimento para incentivar as pessoas a pensar antes de falar, não para influenciá-las. Não deixa de ser uma ótima qualidade.

2 – Não fica dando desculpas

A pessoa com uma personalidade forte ao invés de se lamentar, procura concentrar no que realmente pode fazer e nas alternativas para a superação de todos os obstáculos. Procura razões pra fazer e não desculpas para não fazer.

3 – Autossuficiente

Pessoas autossuficientes não deixam outras pessoas coloquem limites e entrem na sua vida com facilidade. Mesmo que não saiba exatamente quem você é, não precisa que alguém diga o que fazer ou do que você é capaz.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

4 – Tem uma personalidade que atrai pessoas

Não por ser uma pessoa sociável, mas tem uma característica que atrai as pessoas pra junto de você. Elas querem ter você por perto não porque você prospera sobre elas, porque percebeu a importância de ter uma pessoa assim no grupo de trabalho ou social.

5 – Não tem medo de trabalho

Não desiste antes de tentar. Pessoas com personalidade forte já nascem líderes. São pessoas proativas e se habilitam facilmente a resolver problemas.

6 – Encara os desafios como oportunidades

As pessoas que não tem personalidade forte costumam encarar os desafios com um pouco mais de insegurança e ficam omissas, enquanto os de personalidade mais fortes encara isso como oportunidade de crescimento, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Saber como ter personalidade marcante é saber como agir com inteligência no dia a dia, seja no contexto pessoal ou profissional. Você está preparado para alcançar esses resultados extraordinários? O coaching pode lhe mostrar todos esses diferencias e fazer você se destacar entre os demais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/home