É comum ver nas descrições de vagas de emprego e em diversos conteúdos sobre a vida profissional o quanto é importante desenvolver o pensamento crítico. Pensar criticamente significa raciocinar de forma lógica, analisando o contexto e suas variáveis, para tomar decisões conscientes, sempre na busca pelo melhor resultado possível. É também investigar e apurar as informações com base em fatos, não se deixando levar por opiniões alheias.

A questão do momento é: como esse pensamento crítico pode ser desenvolvido? Quais são as atitudes que os profissionais podem ter em seu ambiente de trabalho para desenvolver esse tipo de raciocínio? Neste artigo, você conferirá 9 dessas atitudes para colocar em prática. Boa leitura!

1. Aprenda a observar

A observação é a primeira das características do pensamento crítico a ser desenvolvida. Muitas pessoas tomam decisões equivocadas simplesmente porque não pararam por cinco minutos para observar a situação em que estavam com mais atenção. Observar o contexto e as pessoas que nele estão pode ajudar uma pessoa a se sair bem, mesmo nas mais adversas situações.

Por isso, aprenda a observar o clima do ambiente, a linguagem corporal das pessoas, os hábitos das empresas, o comportamento do consumidor e o funcionamento da sociedade de maneira geral. Quanto mais uma pessoa torna-se observadora, mais ela compreende os sistemas existentes no meio e como lidar adequadamente com eles. Assim, fica mais fácil solucionar os problemas ou mesmo evitar a sua ocorrência.

2. Analise o que for observado

Observar é importante, mas também é necessário compreender que a visão não é o único sentido a ser apurado. Tão fundamental quanto observar é analisar o que foi observado. Analisar significa observar um objeto cautelosamente, observando cada parte que o compõe e como elas se relacionam entre si.

Na vida profissional, a análise de dados, fatos e observações é o que permite que as empresas cheguem a conclusões certeiras. Para isso, é preciso se aprofundar, investigar as causas daquilo que se vê, fazer perguntas, buscar informações adicionais, interpretá-las dentro do contexto, levantar suspeitas, identificar padrões, verificar semelhanças e diferenças, e por aí vai.

3. Entenda o poder das inferências

PSC

Imagine que você esteja veiculando uma campanha publicitária na televisão que não está surtindo o efeito esperado. Você, como gerente de marketing, decide então modificar a campanha, investindo em marketing digital, e não mais em televisão. Os resultados melhoram consideravelmente. A partir do cenário apresentado, é possível inferir que o público-alvo da campanha é mais presente ou mais sensível à comunicação recebida pela internet do que pela televisão.

Inferir significa deduzir ou chegar a determinadas conclusões por meio da lógica, com base em fatos anteriores. Não se trata de “achismos” ou de meras opiniões, mas de raciocínios baseados em dados confiáveis, como os da campanha acima. Inferir é também uma característica essencial ao pensamento crítico.

4. Comunique-se com clareza

A comunicação também é primordial para pensar criticamente dentro das empresas. Nas reuniões com os colegas ou superiores, por exemplo, os funcionários devem apresentar problemas e iniciar um debate construtivo, em que são levantadas as possíveis soluções até que a melhor delas seja selecionada. É também o que ocorre ao comunicar resultados obtidos e apresentar as justificativas para eles.

O pensamento crítico nas empresas é, na maioria das vezes, fruto de trabalhos coletivos. Por isso, a capacidade que temos de transmitir as nossas ideias deve ser desenvolvida, sempre com total clareza e objetividade. Expressar opiniões, explicar processos, argumentar de forma eficaz, fazer perguntas, dar instruções e trabalhar em equipe em geral são atividades que dependem e que aprimoram o pensamento crítico, por meio da comunicação.

5. Resolva problemas

Em um somatório dos itens já apresentados, é fato que o pensamento crítico ajuda os profissionais a resolver problemas com mais facilidade e rapidez. Observação, análise, inferência e comunicação são aspectos que levam as equipes a diagnosticar o problema, levantar hipóteses, sugerir soluções, avaliar cada uma delas e encontrar a melhor opção.

Depois, é preciso manter esse pensamento crítico para acompanhar a situação e verificar se a solução adotada está de fato resolvendo o problema. Se estiver, é só dar continuidade. Se não estiver, é preciso recalcular a rota por meio de uma nova solução. Isso exige identificar padrões, atentar para os detalhes, estabelecer critérios, avaliar e fazer escolhas.

6. Seja criativo

Ao contrário do que muita gente pensa, a criatividade não é um dom com o qual algumas pessoas são agraciadas. Ser criativo nada mais é do que utilizar as informações que fazem parte do seu repertório mental para encontrar soluções para um contexto específico. Voltando ao exemplo da campanha publicitária, o profissional da área que precisa desenvolvê-la certamente buscará em seu repertório pessoal uma ideia criativa para que a campanha alcance seus objetivos.

Conversas, viagens, filmes, livros, cursos, trabalhos passados, passeios, experiências de vida em geral — todos esses fatores alimentam o nosso repertório mental. É da combinação de tudo isso que surgem as ideias criativas, capazes de resolver os problemas diagnosticados nas empresas. Para isso, contudo, é preciso constantemente alimentar o seu repertório pessoal.

7. Abra a sua mente

Neste artigo, citamos a importância das inferências, que são deduções lógicas executadas a partir de dados prévios. Elas são importantes, mas jamais devem ser realizadas apenas por opiniões, sem esses dados anteriores que justifiquem a suposição feita.  Quando isso ocorre, estamos diante de um “achismo”, ou pior, de um preconceito.

Suposições e julgamentos feitos sem fatos que os suportem, ou seja, infundados, não podem determinar decisões a serem tomadas. O pensamento crítico exige objetividade, sem ideias preconcebidas. Assim, deixe o preconceito de lado e abra a sua mente. Seja humilde, justo e inclusivo. As diferenças só serão um empecilho se você as enxergar dessa forma.

8. Trabalhe em equipe

Por falar em lidar com as diferenças, esse é um ponto-chave do pensamento crítico que favorece o trabalho em equipe. Os departamentos das empresas são formados por indivíduos com diferentes competências e conhecimentos. Esses saberes diferenciados se complementam e permitem que cada membro do time seja uma peça essencial ao todo.

Administrar as emoções, comunicar-se com respeito e clareza e reconhecer a importância de todos são aspectos essenciais, que evidenciam o que o trabalho em equipe tem de melhor. São traços do pensamento crítico que beneficiam a vida nas empresas.

9. Administre os conflitos interpessoais

Na vida profissional, os conflitos de interesses são mais regras do que exceções. Seja com superiores, com colegas de trabalho, com fornecedores, com sócios ou com clientes, o fato é que a divergência de opiniões surge a cada instante.

O pensamento crítico nos leva a reconhecer os momentos em que temos uma ideia mais forte e que podemos convencer o outro lado por meio de bons argumentos. Contudo, ele também deve nos levar ao reconhecimento dos momentos em que a ideia do outro é realmente melhor, e isso não significa que nós tenhamos perdido o nosso valor naquela equipe.

Administrar as emoções, raciocinar de forma lógica e não misturar questões profissionais com questões pessoais são maneiras de estimular o pensamento crítico e utilizá-lo na resolução de conflitos.

As 9 dicas acima são comportamentos que estimulam e que são estimulados pelo desenvolvimento do pensamento crítico. Se você deseja fortalecer esse aspecto em si mesmo ou na sua equipe, saiba que o processo de coaching, no qual o IBC é referência, é extremamente útil. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.

E você, querida pessoa, tem desenvolvido o seu pensamento crítico? Quais das atitudes acima você já tem colocado em prática? Quais delas ainda demandam mais atenção? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais, levando-o aos seus amigos e familiares!