Muitas pessoas conduzem suas vidas profissionais com a sensação de que trabalhar é um fardo necessário, que só vale a pena por conta do salário que se ganha. Atividades que não oferecem nenhum tipo de prazer, rotina maçante, falta de tempo livre e até mesmo uma remuneração que não compensa os esforços estão entre as principais queixas.

Entretanto, ao contrário da crença popular (bem limitante, por sinal), nunca é tarde para transformar sua carreira em algo mais gratificante. É possível realizar modificações, ou mesmo alterar totalmente os rumos profissionais. Mesmo quem já tem décadas de mercado pode ter a sensação de que nunca foi realmente feliz no trabalho, mas isso pode (e deve!) ser mudado.

Sempre existiram e sempre existirão aqueles bons exemplos de profissionais que conquistaram seus melhores momentos de carreira depois dos 50, tanto em termos de satisfação quanto no aspecto financeiro. Adotar um novo estilo de vida, mudar de área ou mesmo abrir um negócio próprio estão entre as possibilidades que os caminhos profissionais oferecem.

Para que você compreenda qual é a alternativa que te levará à felicidade na carreira, confira os 5 passos a seguir:

  1. Descubra o que te dá prazer (de verdade)

Você é daquelas pessoas que contam as horas para o fim do expediente, os dias para o fim de semana e as semanas para as férias? Ama as sextas-feiras, odeia as segundas e acha que os sábados e domingos passam rápido demais? Estes são os indícios de alguém que detesta sua vida profissional.

Será que as suas atividades não te dão prazer? Ou será que suas capacidades não estão compatíveis com suas escolhas profissionais? Amar o que faz é ingrediente essencial para alguém conquistar o sucesso. É claro que não existe uma profissão que seja um mar de rosas o tempo todo, mas é essa paixão que motiva as pessoas a trabalharem, mesmo nos momentos difíceis.

Se você não sente o mínimo de prazer ou de empolgação com seus projetos, é preciso mudar. Dedicamos, em média, um terço de nossos dias à nossa profissão. É tempo demais para quem não é feliz.

  1. Descubra em que você é bom

PSC

Você ama ler e escrever, tem facilidade com as palavras, comunica-se com clareza e criatividade. No entanto, escolheu a engenharia civil porque a carreira oferece uma remuneração valorizada. É bom que seu salário seja muito bom mesmo, já que seus talentos e aptidões estão sendo completamente desperdiçados.

Além de você estar exercendo uma atividade incompatível com seus talentos, o que é um sacrifício enorme, a própria sociedade perde quando pessoas estão em carreiras para as quais não estão verdadeiramente preparadas. Já imaginou como seria o mundo se Picasso fosse médico ou se Pelé fosse jornalista?

A vida profissional fica muito mais fácil quando mergulhamos no autoconhecimento e identificamos as nossas forças, já que cada profissão exige competências e até mesmo um estilo de vida específico. Contudo, jamais se esqueça de que sempre é possível fortalecer e desenvolver novas capacidades.

Cursos, treinamentos, livros e sessões de coaching estão aí para que as pessoas desenvolvam seus potenciais, ou mesmo descubram talentos que nem imaginavam que estavam dentro de si.

  1. Administre seu tempo

Para manter a saúde emocional e a qualidade de vida, é muito importante compreender que o tempo é um recurso a ser distribuído entre as diferentes áreas da vida: profissional, pessoal, social, espiritual. Nesse sentido, é importante entender que as profissões têm características diferentes.

Algumas delas exigem que você trabalhe 8 horas por dia de segunda a sexta. Se você for freelancer, poderá escolher seus horários (algumas pessoas são mais diurnas, outras mais noturnas). Se optar pelo empreendedorismo, não terá muito tempo livre, ao menos no início.

Por isso, para ser feliz na vida profissional, é importante saber qual é a rotina que te traz mais felicidade e produtividade. Flexibilidade é tudo.

  1. Invista em diferentes fontes de renda

Ok, chegamos a um dos assuntos favoritos: remuneração. Em sua profissão, é possível aumentar sua renda, de alguma maneira? Receber uma comissão? Fazer um ‘freela’ nos dias mais tranquilos? Pense nesses mecanismos, já que não é interessante ganhar sempre a mesma coisa, mesmo que você se esforce mais e mais.

Também é importante pensar nas fontes de renda passiva. Se você escrever um e-book, narrar um audiobook ou criar um vídeo com tutoriais referentes à sua área profissional, poderá ser remunerado por isso. Essas atividades demandarão um esforço inicial, mas seus ganhos continuarão existindo, cada vez que alguém comprar seu conteúdo. Esta é a chamada renda passiva: aquela que continua rendendo, mesmo quando você não está mais trabalhando no projeto.

Resumindo: diversifique suas atividades para aumentar sua renda.

  1. Transforme as vidas das pessoas para melhor

Por que trabalhamos? Você já se fez essa pergunta? Obviamente, trabalhamos por uma questão de sobrevivência, mas não apenas por isso. Os produtos e serviços que oferecemos à sociedade resolvem desejos e necessidades das outras pessoas. Assim, todos nós somos peças de uma grande engrenagem e, como seres sociais, precisamos uns dos outros.

Por isso, o seu trabalho não deve ser executado apenas como uma fonte de renda para si, mas também com o senso de que os seus talentos são importantes para outras pessoas.

Seja você um arquiteto, um médico, um professor, um vendedor ou um cozinheiro, as pessoas precisam de você. Sua atividade profissional é uma das maiores possibilidades que a vida oferece de fazer a diferença em seu meio e deixar seu legado neste planeta. Se for alguém de sucesso, mesmo que você não esteja mais aqui, continuará sendo lembrado por seus feitos.

Concluindo: faça o que você ama, invista em seus talentos, gerencie seu tempo, diversifique sua renda e dê o melhor de si para fazer do mundo um lugar melhor com o seu trabalho. Este é o segredo de uma carreira de sucesso!