Quando se fala a respeito dos requisitos para se construir uma carreira de sucesso, o conhecimento técnico é um dos primeiros a serem lembrados e, embora seja uma parte realmente essencial, a verdade é que as habilidades sociais também contam e precisam ser consideradas. Afinal, para conseguir ter um bom desempenho é preciso saber como se relacionar com as pessoas, porque é através desse contato que parcerias são feitas e negócios são fechados. Continue acompanhando e entenda melhor essa importância.

Por Que as Habilidades Sociais São Importantes?

Quando você vai a um restaurante, por exemplo, o seu foco está apenas no sabor dos pratos ou em toda a experiência envolvida? Imagino que tenha respondido a segunda opção, já que se os pratos forem ótimos, mas o atendimento ruim, o conjunto da experiência acabará sendo prejudicado. Por outro lado, quando o garçom é gentil, se mostra solícito e sugere pratos, tudo parece mais agradável, não é mesmo?

O ser humano é, por natureza, um ser social e é exatamente por isso que valorizamos tanto os relacionamentos. Mesmo que existam pessoas mais reservadas e introvertidas, ainda assim a interação é importante. E isso vale também dentro de empresas, pois uma equipe bem entrosada gera um clima positivo que estimula cada colaborador a dar o seu melhor e a desempenhar todo o potencial que possui.

Por tudo isso, as habilidades sociais são consideradas essenciais em uma carreira de sucesso, pois através delas torna-se possível interagir positivamente com colegas de trabalho, aprender com eles, criar uma rede de contatos, atender bem os clientes, enfim, tornar as relações profissionais mais significativas. E, quanto mais bem desenvolvidas forem as suas habilidades sociais, maiores são as chances de desenvolver cada vez mais as habilidades técnicas também.

7 Dicas Para Desenvolver Suas Habilidades Sociais

Depois de saber mais a respeito da importância das habilidades sociais, confira dicas que irão te ajudar a desenvolver as suas e, assim, construir uma carreira de sucesso com muitos relacionamentos positivos.

1 – Considere Também a Comunicação Não-verbal

Quando se fala em habilidades sociais, a fala é a primeira coisa que costuma vir à mente, entretanto, é sempre importante lembrar que a comunicação não-verbal também conta. Afinal, além das palavras, a postura, a expressão facial e o olhar são capazes de dizer muito. Desse modo, é interessante que considere esses pontos, para que a maneira como se apresenta seja condizente com o recado que deseja passar. Quanto mais amigável você parecer, mais positivamente irá se relacionar com as pessoas.

2 – Peça Feedbacks Para as Pessoas

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Se o seu desejo é se desenvolver e aperfeiçoar as suas habilidades sociais, é necessário entender como está atualmente para identificar os pontos que precisam ser trabalhados. Nesse caso, ouvir as pessoas que convivem contigo pode ser muito importante. Contudo, é necessário que esteja pronto para receber os feedbacks, para que não se magoe ou se zangue caso alguém diga algo que não concorda. Lembre-se que a intenção aqui é evoluir, então, mantenha o foco nisso.

3 – Trate a Todos da Maneira Com a Qual Gostaria de Ser Tratado

A empatia é o melhor filtro que existe para determinar como você irá se relacionar com as outras pessoas, pois, ao considerá-la, jamais irá tratar alguém de uma maneira que não gostaria de ser tratado. E isso é fantástico para construir relacionamentos positivos, principalmente dentro do universo corporativo, em que, em alguns casos, a competitividade acaba falando mais alto.

4 – Aproveite Oportunidades Para Socializar

Sabe aquela confraternização de fim de ano da empresa, a hora do cafezinho ou aquele happy hour que o pessoal do escritório costuma fazer toda sexta? São todas grandes oportunidade para você socializar e conhecer melhor os seus colegas, o que certamente irá beneficiar o relacionamento no ambiente de trabalho. Mesmo que seja uma pessoa mais reservada, se esforce para interagir um pouco mais, pois isso trará resultados positivos tanto para a carreira quanto para a vida pessoal.

5 – Saiba Que Ouvir é Tão Importante Quanto Falar

O ato de se comunicar envolve o ouvir tanto quanto o falar, pois é por meio dessas duas ações que as ideias são compartilhadas. Então, se a sua intenção é realmente entender o recado que a outra pessoa está passando, ouça-a com toda a sua atenção. Deixe o celular de lado, evite olhar para o relógio e demonstre interesse pelo que ela diz. Assim, conseguirá formular melhor a sua fala, aumentando a qualidade da interação.

6 – Construa Relações Positivas

Quando você lida com colegas de trabalho, clientes ou fornecedores tem duas opções: tratar apenas do essencial ou criar laços positivos, que não precisam necessariamente serem de amizade, mas podem ser cordiais. É assim que se cria uma rede de contatos forte, através de laços construídos através do contato diário, de parcerias nos negócios. Quanto melhor você tratar as pessoas com as quais se relaciona, maiores são as chances de que ajam da mesma maneira contigo.

7 – Seja Paciente e Tolerante

Por último, é importante lembrar que a paciência e a tolerância são elementos essenciais para se relacionar positivamente com outras pessoas. Afinal, cada uma tem a sua forma de ver o mundo e se não formos pacientes e tolerarmos as diferenças, acabaremos nos deixando levar pelo desrespeito. É claro que a ideia não é aceitar tudo sem questionar e sim evitar se estressar por coisas pequenas, que possam ser deixadas para lá. Para identificar o que merece ou não a sua preocupação, use o seu bom senso, ele será o seu melhor conselheiro.

Assim como qualquer outro tipo de habilidade, as ligadas à socialização precisam de tempo para serem desenvolvidas. Portanto, seja paciente consigo mesmo, dê um passo de cada vez e, quando olhar para trás, verá o quanto evoluiu na arte de se relacionar com as pessoas, sejam elas colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócios ou mesmo amigos e familiares. E lembre-se sempre que, por mais que a tecnologia facilite a comunicação no dia a dia do trabalho, ela nunca será capaz de substituir o contato humano.

Depois de ter feito a leitura do artigo, responda: de 0 a 10, que nota dá para as suas habilidades sociais? Independente de qual tenha sido a sua resposta, saiba que sempre é tempo de aprender e evoluir!

 

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