O artigo de hoje tem o objetivo de ser extremamente prático e eficiente para o seu desenvolvimento pessoal. Para começar, responda as perguntas abaixo:

  • Você se sente verdadeiramente feliz em seu trabalho atual?
  • Já alcançou todas as metas e objetivos que pretendia quando começou a trabalhar?
  • Em uma escala de 0 a 10: quanto você sente realizado com sua escolha profissional?
  • Onde pretende estar profissionalmente daqui a 5 ou 10 anos?

Respondeu? Agora, continue lendo o texto para aprender mais sobre planejamento profissional para a sua carreira. Quem sabe suas respostas mudam. Vamos lá!

Sonho X realidade

Conquistar uma carreira de sucesso é o sonho de todo profissional. Com a concorrência cada vez maior no mercado, destacar-se se tornou uma tarefa cada vez mais difícil. É aí que você esbarra na realidade: alta competitividade, surgimento de novos tipos de cargo a todo o momento, constantes inovações, bombardeamento de informações e muito mais.
Porém, como sempre digo por aqui, não é impossível ser bem-sucedido. Esta é uma tarefa que exige muito planejamento, comprometimento e conhecimentos técnicos e específicos, além de muita paciência e determinação para chegar aonde deseja.
Para começar com passos pequenos, uma boa dica para quem busca alcançar sucesso profissional é fazer um bom planejamento de carreira. Ele serve como uma espécie de “mapa” que te orienta por todas as etapas, ajudando-o a subir cada degrau de forma assertiva até atingir o topo que tanto almeja.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

Como elaborar um planejamento de carreira profissional

Embora possa parecer algo com complicado, utilizando as estratégias corretas, você é capaz de realizar um planejamento de carreira eficiente e assertivo. Para ajudá-lo, basta seguir algumas dicas que separei especialmente para você. Veja:

Determine seus objetivos

Quais são os objetivos que você pretende conquistar? Pode ser montar seu próprio negócio, receber uma promoção, ter um aumento salarial, mudar de carreira, conquistar uma vaga de emprego, desenvolver novos conhecimentos ou mais.
Antes de iniciar seu planejamento profissional, é fundamental definir os objetivos que pretende atingir. Após finalizar essa tarefa, estipule metas para alcançar cada etapa de forma acelerada e contínua.

  • Como definir os objetivos?
PSC

O primeiro passo para realizar essa etapa é especificar o objetivo, tornando-o tangível. Ao estipular algo geral e abstrato, como “ganhar mais”, esse propósito irá ser perder e dissipar facilmente no meio do percurso. Para ter sucesso nessa tarefa, é preciso definir pontos bem delimitados, como, por exemplo, ganhar o dobro em três anos. Com esse objetivo bem claro, fica mais fácil saber o que precisa fazer atingir suas conquistas.

  • Identifique seus maiores talentos

Esta é uma dica valiosa para te colocar mais perto da realização de seus objetivos profissionais. Quais são seus talentos? E sua vocação? No que você é bom?
Determinar suas maiores qualidades profissionais auxilia a elaborar as melhores estratégias para atingir cada etapa do planejamento e, ainda, verificar quais comportamentos e habilidades você precisa desenvolver ou lapidar para alcançar seus objetivos profissionais.
Se o seu objetivo é alcançar um cargo de chefia dentro da sua empresa, por exemplo, identificar seus talentos te ajuda saber quais competências você ainda precisa desenvolver, como liderança ou outros que ainda não estejam bem aperfeiçoados.

  • Autofeedback

Essa é uma das mais poderosas ferramentas de coaching. Com auxílio do autofeedback, você consegue tangibilizar de todos os seus pontos fortes, de melhoria e também questões externos a você, como oportunidades e fatores limitantes.
Esse método se baseia na inserção de todas essas informações em um simples documento e, com a ajuda dele, traçar uma estratégia assertiva e pontual com todas as principais mudanças e metas a serem batidas para conseguir atingir o seu objetivo.

  • Estude o mercado em que pretende atuar

Outra dica importante é fazer uma boa pesquisa relacionada ao mercado profissional que pretende entrar. Se seu desejo é alcançar um aumento salarial, por exemplo, é bom ficar atento à faixa salarial que o cargo oferece, quais os pré-requisitos para alcançar este benefício e se você está apto a alcançá-lo.

  • Esteja em constante evolução

Busque renovar seus conhecimentos frequentemente, pois que é fundamental procurar cada vez mais diferenciais que te deem destaque em meio a tanta competitividade e novos profissionais que surgem a todo o momento.
Procure fazer novas formações de acordo com sua área de atuação, adquira novas habilidades e competências, aprenda uma nova língua e fique sempre atualizado, para que, assim, consiga potencializar suas habilidades e competências.

  • Profissional do futuro

Com as constantes mudanças do mercado, as empresas estão atrás dos profissionais do futuro. Os colaboradores que ostentam esse “título” são naturalmente pró-ativos, conseguem criar oportunidades e enxergam além. Com essas características eles se diferenciam dos outros e, por isso, criam oportunidades e conquistam oportunidades para subir continuamente na carreira.
Entre as principais competências do profissional do futuro estão: visão sistêmica da empresa e do mercado em geral, acompanhamento das constantes mudanças e evoluções da sua área de atuação e desenvolvimento contínuo de suas habilidades e competências.

  • Coaching como ferramenta de planejamento de carreira profissional

Investir em uma formação de coaching acelera todo esse processo e fazer com que você consiga atingir seus objetivos mais facilmente e com mais efetividade. O método fornece as ferramentas necessárias para que consiga fazer uma avaliação completa e definir com maior clareza e assertividade quais são as metas que precisa bater.

Vamos começar?

Nada mais justo do que finalizar esse artigo como ele começou: com perguntas. Mas, agora que você já tem conhecimento deste texto pode ser mais fácil responder. Vamos lá:

  • Em uma escala de 0 a 10, como se sente em relação às suas realizações profissionais?
  • Qual seria o seu ponto de partida para despertar todo o seu potencial profissional?
  • Qual é o seu principal ponto positivo no lado profissional e o que você considera fazer para deixá-lo ainda mais forte?
  • Quais são seus planos em curto, médio e longo prazo para a sua carreira?
  • Especificamente, em qual patamar da sua carreira pretende estar em 5 anos?
  • Qual é o seu próximo passo para a sua educação continuada?

Compartilhe comigo nos comentários as suas respostas. Aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos nas redes sociais para que eles também possam fazer o planejamento de carreira assertivo.
 
Até a próxima!
 
Copyright: 368997863 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel