O ostracismo social pode ser considerado uma forma de isolamento, mas com o diferencial de acontecer com alguém que antes tinha muito prestígio. Nesse sentido, basicamente se refere a alguém que era bem relacionado com as pessoas e, por algum motivo, se isolou completamente. É algo extremamente prejudicial porque os seres humanos, de modo geral, têm a necessidade de conviverem uns com os outros, trocar experiências e aprendizados.

Entenda Melhor o Que é Ostracismo Social e Quais São os Seus Riscos

A expressão ostracismo surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente na cidade de Atenas, e se referia a um tipo de punição que acontecia com indivíduos, em sua maioria políticos, que cometessem atos considerados inaceitáveis pela sociedade. O processo se dava da seguinte maneira: cada cidadão escrevia em um pedaço de cerâmica, chamado óstraco (daí surgiu a palavra ostracismo), o nome daquele que gostaria de banir da cidade. Então, aquele que recebesse mais indicações era punido com o exílio.
Na sociedade atual, a expressão ostracismo é usada, principalmente, para se referir a pessoas que já tiveram fama e que, com o passar do tempo, foram esquecidas pela mídia e pelo público em geral. Entretanto, apesar de seu uso estar mais relacionado com celebridades, a verdade é que também pode acontecer com indivíduos comuns, como eu e você. Desse modo, alguém que é deixado de lado por seus familiares e amigos, por exemplo, sofre com o chamado ostracismo social, o que pode causar a ele diversos problemas.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Principais Riscos do Ostracismo Social

O sentimento de pertencer é bastante importante para os seres humanos de uma maneira geral, envolve se sentir parte de um grupo e saber que tem importância para aquelas pessoas. O ostracismo social é prejudicial porque tira isso do indivíduo, levando-o a acreditar que não é importante para ninguém e que não tem nenhuma função no mundo. Ter essa crença a respeito de si mesmo é bastante ruim e pode gerar alguns riscos, como os que você verá a seguir.
Depressão: de acordo com pesquisas, a solidão é capaz de aumentar em 80% os riscos de uma pessoa sofrer de depressão. Isso porque as relações pessoais têm um grande peso no quesito saúde e bem-estar, assim, a falta dela acaba gerando um grande desequilíbrio das emoções.
Doenças Cardiovasculares: é sempre importante lembrar que corpo e mente estão conectados, assim, aquilo que atinge um pode acabar impactando o outro. Por essa razão, problemas de ordem emocional podem gerar transtornos físicos, como doenças do coração e AVC (acidente vascular cerebral).
Enfraquecimento do Sistema Imunológico: o sentimento de isolamento pode causar o enfraquecimento do sistema imunológico, fazendo com que o corpo se torne menos resistente à doenças. A explicação para isso se deve ao fato de que os seres humanos precisam viver em grupos, então, a solidão os leva a permanecerem em estado de alerta, aumentando os casos de inflamação e, consequentemente, diminuindo a capacidade de combatê-las.
Aumento da Pressão Sanguínea: outro problema relacionado ao ostracismo social é o aumento da pressão sanguínea e todos os riscos que ela é capaz de trazer. Isso se deve ao fato de que os aspectos emocionais estão bastante ligados à pressão arterial.
Risco de Morte Prematura: outro grande risco do isolamento e, certamente, o mais grave deles é a morte prematura. Essa informações foi obtida através de uma pesquisa realizada por uma universidade norte americana, que constatou que 30% das pessoas que vivem isoladas têm maiores chances de perderem a vida por conta de todos os problemas citados anteriormente.

Dicas Para Evitar o Ostracismo Social e Construir Relacionamentos Sólidos e Poderosos

A melhor maneira de evitar o ostracismo social é adotando medidas que ajudem a fortalecer os seus relacionamentos pessoais, para que esteja sempre cercado de pessoas que te apoiam e que desejam o melhor para ti.

1 – Cuide dos Seus Relacionamentos Pessoais

Os relacionamentos não são como bens que, uma vez adquiridos, não precisam de qualquer tipo de cuidado. Por essa razão, é fundamental que zele por esses laços, alimentando-os diariamente com carinho e atenção. Vale lembrar que cada indivíduo tem a sua própria maneira de demonstrar o que sente, portanto, faça isso de acordo com a sua personalidade e saiba identificar, também, o jeito das outras pessoas fazerem o mesmo. Assim, irão construir e manter laços fortes e poderosos.

2 – Lembre-se da Dualidade do Universo

PSC

A dualidade do universo é dar e receber, pois é através dessa troca que temos a oportunidade de nos conectar com as pessoas ao nosso redor. Então, se quer ter com quem compartilhar sua vida, seus sentimentos, obter ajuda e incentivo, é essencial que faça o mesmo pelos outros. Se quer receber amor, ame, se dedique, seja presente na vida dos seus entes queridos e certamente os terá sempre ao seu lado.

3 – Conheça Pessoas Novas

Conhecer pessoas novas é sempre muito bom, faz com que tenha a oportunidade de ampliar seu círculo social e, quem sabe, encontrar novos companheiros de vida. Uma maneira interessante de fazer isso é buscando locais e grupos que tenham indivíduos com interesses semelhantes aos seus. Se é fã de determinado tipo de música, por exemplo, frequentar locais que recebam atrações desse mesmo gênero é uma excelente ideia.

4 – Saia de Casa

O ostracismo social ou isolamento, como preferir, é uma sensação psicológica, mas que tende a se intensificar quando realmente se está sozinho fisicamente. Assim, sair para dar um passeio, mesmo que não vá encontrar ninguém, é sempre muito bom. Quando começar a se sentir só, experimente ir caminhar em um parque ou mesmo no seu bairro. Apenas o fato de ver gente já irá te ajudar a se sentir melhor.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

5 – Busque Ajuda Profissional

Por último, é fundamental que, caso o sentimento de isolamento e solidão se prolongue, procure ajuda especializada. Se consultar com um profissional da área da saúde mental irá permitir que entenda melhor o que está sentido e encontre soluções para voltar a se sentir bem e se relacionar com outras pessoas. Caso sinta a necessidade de conversar e não tenha com quem falar no momentos, ligue para o número 188, que é do CVV – Centro de Valorização da Vida, pois sempre há alguém pronto para te ouvir e te acolher.
Os relacionamentos sociais são uma parte muito importante de nossas vidas, portanto, zele por eles, permitindo que as pessoas se aproximem e descubram o ser de luz extraordinário que você é.
 
Copyright: 1093254797 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chombosan