relacionamentos

Conheça Todos os Tipos de Relacionamento

Por: José Roberto Marques | Blog | 30 de maio de 2018

Os relacionamentos são uma parte fundamental das nossas vidas, afinal somos seres sociais e estamos o tempo todo interagindo com outras pessoas das mais diferentes formas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. No artigo de hoje falarei a respeito do papel e do impacto que cada um desses tipos de relacionamento tem sobre nós, além de compartilhar dicas para que se tornem ainda mais positivos. Continue acompanhando e saiba mais sobre esse assunto.

Os Tipos de Relacionamentos e a Sua Importância

Os relacionamentos são uma grande fonte de aprendizado para qualquer indivíduo, pois, através do contato com outras pessoas, temos a oportunidade de aprender lições poderosas e de ensinar também. Afinal, a beleza das relações humanas está realmente na troca e no compartilhamento.

Relacionamento Familiar

É dentro desse relacionamento que a história de cada indivíduo começa, pois os familiares são, na maioria dos casos, as primeiras pessoas com quem cada um interage ao nascer. É dentro do seio familiar que se começa a conhecer o mundo e se aprende as primeiras lições. Os pais, irmãos e outros parentes próximos são os principais exemplos de comportamento que se tem no início da vida e que deixam marcas eternas. Por todos esses motivos, esse tipo de relação é extremamente importante.

Relacionamento Amoroso

O relacionamento amoroso é uma escolha que duas pessoas fazem quando compartilham de um mesmo sentimento. Geralmente, essa relação começa através de um namoro, uma fase em que ambos podem se conhecer melhor. Então, quando têm certeza em relação ao que sentem, e decidem que é o momento certo, podem partir para algo mais sério, que é o casamento. Esse é um tipo de relacionamento fantástico, em que dois indivíduos compartilham sonhos e planos, dando início a uma nova família.

Relacionamentos de Amizade

Assim como os familiares e o cônjuge ocupam um espaço especial no coração de cada um, os amigos também são de grande importância. Eles estão presentes desde a infância e continuam por toda a vida. Não é à toa que dizem que as amizades são a família que nos foi permitido escolher, porque, para muitos, é exatamente esse o papel que essas pessoas ocupam. Esses companheiros preciosos podem ser confidentes, dar conselhos, motivar, enfim, oferecer apoio em todos os momentos, e é por isso que são tão especiais.

Relacionamentos Profissionais

Os relacionamentos que ocorrem no âmbito profissional também devem ser considerados, pois são essenciais para que uma pessoa realize o seu trabalho e seja feliz com ele. A maneira com a qual se relaciona com o chefe, colegas de trabalho e parceiros de negócios, mesmo que seja um pouco mais formal, tem um grande impacto no grau de satisfação de um indivíduo. Quanto mais positivas forem essas relações, mais agradável e colaborativo será o ambiente.

Dicas Poderosas Para Melhorar Todos os Tipos de Relacionamentos

Apesar de cada tipo de relacionamento ter as suas característica e particularidades, existem atitudes que são universais e podem ajudar a melhorar todos eles. Veja quais são elas.

1 – Se Conheça em Primeiro Lugar

O primeiro passo para ter bons relacionamentos não é conhecer os outros, mas sim a si mesmo. Entender quais são as suas necessidades, coisas que mais gosta e menos gosta, os seus valores e o que considera mais importante é essencial para se relacionar positivamente com outras pessoas. Através do autoconhecimento você irá desenvolver sua confiança, o que permitirá que faça escolhas mais assertivas e evite ter relações de dependência.

2 – Invista Sempre no Diálogo

O diálogo é uma ferramenta indispensável dentro de qualquer tipo de relacionamento, seja ele amoroso, familiar, profissional ou de amizade. Afinal, o outro apenas saberá o que você pensa e sente se disser a ele de forma clara. Obviamente, cada contexto pede um tipo de abordagem diferente, já que a maneira com a qual fala com um amigo, por exemplo, é diferente daquela com a qual irá conversar com o seu chefe. Contudo, a ideia de expor o que pensa é a mesma.

3 – Ouça o Outro na Essência

Quando se fala em diálogo, muitos logo associam à fala, esquecendo-se do quanto também é importante ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Nesse sentido, além de falar com clareza, procure sempre escutar o seu interlocutor na essência, dedicando toda a sua atenção ao que ele diz. Assim, conseguirá realmente entender seu ponto de vista, o que aumentará as chances de entendimento.

4 – Tenha Empatia

Ter empatia significa colocar-se no lugar do outro, a fim de tentar imaginar como ele se sente. Esse simples gesto é capaz de grandes transformações, pois amplia as suas percepções e permite que repense a forma com a qual enxerga as outras pessoas e age em relação a elas. Um indivíduo empático pensa duas vezes antes de fazer julgamentos e apontar o dedo para as falhas do outro, porque imagina que poderia ser ele do outro lado, passando por aquela situação.

5 – Assuma Suas Responsabilidades

Uma atitude fundamental para ter relacionamentos positivos é assumir suas próprias responsabilidades ao invés de colocar a culpa no outro pelos seus sentimentos e ações. Dessa maneira, alguém que sente ciúme, insegurança ou raiva, por exemplo, sabe que cabe a ele resolver essas questões dentro de si ao invés de culpabilizar aqueles para os quais esses sentimentos foram destinados.

6 – Evite Levar Tudo Para o Pessoal

Nem tudo o que uma pessoa faz em relação a você deve ser levado para o lado pessoal porque, simplesmente, não é pessoal. Quando um amigo ou o seu chefe fala contigo com rispidez, muito provavelmente é porque está passando por alguma situação delicada. Por isso, evite tomar aquilo para si, pense que todos têm dias em que estão mais fragilizados e releve.

7 – Respeite as Diferenças

Por fim, a última dica para ter relacionamentos positivos é que respeite as diferenças. Mesmo quando se trata de pessoas próximas, com a qual se tem inúmeras afinidades, sempre existirão pontos divergentes, afinal cada indivíduo é único. Portanto, se deseja ser respeitado por quem é, comece respeitando o outro também. Além de ser um sinal de humildade e maturidade, essa atitude irá permitir que ouça e aprenda muito com aqueles com os quais convive.

Todos os tipos de relacionamentos têm a sua importância dentro da vida de cada um de nós. Por isso, prezar por eles é uma medida fundamental para ser feliz. Valorize e honre todos aqueles que compartilham momentos contigo, pois cada um oferece uma oportunidade para que aprenda e evolua como ser humano.

 

Copyright: 789414166 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roman%20samborskyi

 

Deixe seu Comentário: