O que você sente quando está sozinho? Essa situação é confortável para você? Prefere ter contato com outras pessoas ou ficar só? Para muitos, a solidão é sinônimo de tristeza e vazio existencial, entretanto, se olharmos pelo lado positivo, ela também é uma grande oportunidade de autoconhecimento.

O ideal é buscar conquistar o equilíbrio emocional que permita à pessoa estar bem, tanto sozinha como na companhia dos seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Todavia, muitas vezes, em decorrência de problemas emocionais e psicológicos, muitos indivíduos acabam se isolando e preferindo ficar solitários, permanentemente.

Mas o que difere a solidão positiva da solidão negativa? Como podemos lidar com esse fato da vida de forma saudável? É o que você vai descobrir no artigo a seguir. Continue a leitura e saiba mais!

Quando a solidão é positiva?

Inevitavelmente, todo ser humano necessita de um tempo para si mesmo. Estes momentos servem para nos conhecermos melhor, refletir sobre os nossos comportamentos, avaliar a nossa vida, bem como os sonhos, metas e objetivos que conquistamos até então.

Serve, ainda, para nos reconectarmos à nossa essência, planejar novas realizações, nos mantermos mais focados nos estudos e trabalhos, ou simplesmente, concentrados na leitura de um bom livro.

Nesses contextos, podemos perceber os momentos de solidão como extremamente necessários para nos conectarmos aos nossos desejos mais íntimos. Eles são importantes também para aprendermos a direcionar a nossa motivação, força, foco e empenho em prol das realizações de curto, médio e longo prazo que buscamos.

PSC

Tudo começa com um pensamento intrínseco, uma vontade interior de fazer diferente. Geralmente, as boas ideias também nascem quando estamos sozinhos, pois, assim, conseguimos ouvir a nossa voz interna, interagir com ela e planejar o nosso futuro, do nosso jeito!

Solidão em excesso: ligue o alerta!

Embora haja um lado positivo, na maioria dos casos, o excesso de solidão esconde problemas sérios ligados a dificuldades no relacionamento interpessoal, social e afetivo. Por isso, é importante ficar atento a pessoas que passam longos períodos em isolamento e que evitam, veementemente, qualquer contato com espaços públicos e demais indivíduos à sua volta.

Muitas vezes, esse traço de personalidade, que até certo nível é comum e muito frequente entre pessoas introvertidas, por exemplo, pode evidenciar problemas mais graves, como: depressão, ansiedade social, síndrome do pânico e agorafobia (medo de estar em locais públicos), entre outros.

Por isso, se você perceber, em pessoas próximas, uma preferência excessiva pelo isolamento, como também comportamentos exagerados — que evidenciam grande desilusão com a vida e fobias sociais —, procure ajuda imediatamente, para que o seu parente, amigo, ou mesmo você, possam receber um diagnóstico efetivo e tratar o distúrbio corretamente.

6 dicas para lidar com a solidão

A solidão aparece em diferentes momentos da vida — às vezes de forma mais intensa, às vezes menos. Não precisamos evitá-la a todo custo, mas sim construir uma relação saudável com ela. Confira, na sequência, 6 dicas para que isso ocorra.

1. Adicione tarefas mais coletivas à sua rotina

Se você sente que a solidão tem sido um obstáculo na sua rotina, procure adicionar a ela mais atividades que favoreçam o encontro com outras pessoas. Almoçar com os colegas de trabalho ou com um amigo, visitar alguém, fazer um trabalho voluntário, praticar atividades físicas na academia ou na pracinha do bairro, iniciar um curso ou ir aos eventos da sua cidade podem ser boas maneiras de conhecer mais gente. Aproveite esses momentos e curta o que a vida tem de melhor.

2. Analise as suas amizades atuais

Há momentos em que nos sentimos isolados porque os amigos parecem não ligar mais para nós. Mas será que você tem sido um amigo presente? Você tem convidado os seus amigos para sair? Ou apenas espera que eles façam isso por você? Se eles não tomam atitudes, tome-as você. Contudo, se você de fato perceber que essas amizades são desproporcionais, ou seja, que você é mais amigo do que eles, talvez seja o momento de rever essa relação. Talvez seja a chance de fazer novos amigos!

3. Viva novas experiências, mesmo que sozinho

Se a sua rotina favorece a solidão, é hora de modificá-la, ou seja, expor-se a novas vivências. Mesmo sozinho, é possível se divertir. Caminhar no parque, assistir a um filme, desenvolver um hobby e até mesmo viajar por conta própria pode ser muito positivo. Há pessoas que dizem que viajar sozinhas gera uma conexão importante consigo mesmas e até mesmo um descanso profundo, que revigora as energias para voltar à rotina. Pode ser difícil no início, mas dê a si mesmo a chance de divertir-se sozinho!

4. Converse com as pessoas ao seu redor

Converse com as pessoas do seu dia a dia: familiares, amigos, colegas de trabalho ou mesmo aquele colega de academia que você nem sabe o nome. Mesmo que você seja mais introvertido, comece aos poucos e fale sobre assuntos de pouca importância. É nesses pequenos momentos que exercitamos a nossa sociabilidade e que podemos incluir mais pessoas na nossa vida. Apenas não crie expectativas exacerbadas. Deixe acontecer naturalmente, como diz a música.

5. Expresse as suas emoções por meio da escrita

Se você tem dificuldade de desabafar com outra pessoa, saiba que a escrita pode amenizar o desconforto de guardar os sentimentos apenas para si. Por isso, escreva em um diário aquilo que você pensa, ou os fatos mais marcantes do dia. Assim, você conseguirá colocar as ideias no papel, dando um descanso para a sua mente. Isso favorece o alívio das emoções e até mesmo o autoconhecimento. Além do mais, é algo menos intimidador do que abrir o coração para outra pessoa, não é mesmo?

6. Cuide da sua autoestima

Por fim, cuide melhor de você mesmo. Por mais que você se sinta sozinho, não pense que sair correndo atrás de companhia o fará sentir-se melhor enquanto você não for feliz com quem é. Aprenda a ficar bem sozinho. Não há nada de errado em estar só de vez em quando. Ame a si mesmo, por mais que você tenha defeitos — como todo e qualquer outro ser humano! Depender da aprovação de outras pessoas para ser feliz não é saudável. Se esse for o seu caso, procure a ajuda de coaches e/ou psicólogos!

Como você pode perceber, querida pessoa, lidar com a solidão não precisa ser um obstáculo enorme. Basta que você desenvolva a autoestima, pois isso o levará a atrair para a sua vida pessoas mais compatíveis com o que você busca. Assim, as relações vão se construir naturalmente. Contudo, lembre-se de apreciar a sua própria companhia e também de ser feliz sozinho, sem depender de outra pessoa!

E você, ser de luz, sabe lidar com a solidão? Tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!