obstaculos-para-sucesso-2

Os obstáculos para o sucesso

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de maio de 2019

Por que alguns indivíduos conquistam sucesso na vida e outros não? De fato, às vezes, mesmo tendo um grande potencial, muitos se perdem ao longo do caminho, e não conseguem conquistar seus sonhos e a felicidade que gostariam de ter e viver. Mas por que isso acontece?

Quantas vezes em nosso dia a dia nos deparamos com obstáculos em nosso caminho para o sucesso? Esses obstáculos são reais ou são frutos de nossas crenças? Nosso mundo exterior é reflexo de nosso mundo interior? O que estamos realmente e verdadeiramente vivendo? Em qual realidade escolhemos colocar nosso foco e energia?

Tudo que somos e não somos se relaciona diretamente com as crenças às quais fomos submetidos tantas vezes ao longo de nossas vidas.

De forma inconsciente, tudo o que ouvimos, vimos e experienciamos quando crianças se manifesta hoje em cada uma de nossas ações e, podem tanto potencializar como também podem limitar nossas vidas.

Estamos constantemente criando nosso mundo externo, a partir das percepções, crenças e significados internos que possuímos. Nosso mundo exterior é o reflexo do mundo interior que criamos todos os dias.

Pode parecer que não, mas quem controla nossas decisões e nos encoraja a realizar tarefas desafiadoras, não é nossa mente consciente, mas sim nossa mente inconsciente. Nenhuma ação ou decisão jamais será tomada sem que nosso inconsciente “de a última palavra”.

Sendo assim, se verdadeiramente acreditarmos que somos um fracasso, assim seremos. De nada adiantará verbalizarmos palavras de ordem e empoderamento olhado para nós mesmos em frente a um espelho, se em nosso interior e em nossa essência não nos sentirmos verdadeiramente capazes.

É importante sempre estarmos atentos à qualidade de nossos pensamentos, para que possamos receber do Universo tudo aquilo que emanamos a ele com qualidade. Pois se tivermos pensamentos e comportamentos negativos e bloqueadores, assim será nossa realidade.

Mudar nosso mindset de negativo e bloqueador, para ilimitado e próspero e sair do Estado de Sofrimento para o Estado de Não Sofrimento, é a chave mágica para o Sucesso.

Você seria capaz de identificar em sua vida, quais hábitos tem impedido você de prosperar e vivenciar o sucesso?

Existem 7 hábitos que impedem nosso sucesso. Claro que os hábitos que apresentaremos a seguir não são os únicos impedidores, mas são sem dúvidas os maiores causadores de nossas frustrações.

  1. Deixar as coisas para depois
  2. Dar desculpas do que não conseguimos
  3. Dificuldade de se relacionar
  4. Mágoas do passado
  5. Não acreditar em si mesmo
  6. Crenças Dificultadoras
  7. Medo de não ser bom o suficiente
  • Deixar as coisas para depois: A Procrastinação, o Adiamento de Atitudes mata os sonhos de qualquer pessoa. É bobagem pensar que adiar ações e compromissos não mudará nossos resultados futuros, porque mudará.

Todos temos o habito de adiar algo todos os dias; seja uma reunião, um evento, um compromisso com alguém, ou qualquer outro planejamento. Mas porquê?

Qual é a sua principal razão para adiar seus planos? Se quer ter uma casa, um carro, dinheiro e sucesso, você precisa AGIR!

Tenha em mente quais ações são importantes para concretizar seus sonhos. Comprometa-se a realizar suas ações e quando o momento de realiza-las chegar, realize-as.

Alimentar pensamentos como “amanhã eu faço”, “ainda tenho tempo” ou “não é tão urgente assim” não te leva ao sucesso. Saia de sua zona de conforto, planeje suas ações diárias e aja!

  • Dar desculpas do que não conseguimos: Buscar constantemente justificativas para nossas frustrações e/ou insucessos é um hábito comum entre as pessoas de modo geral. Temos o habito de não assumir a responsabilidade por nossas falhas ou comodismos e buscamos constantemente desculpas que expliquem o fato de não conseguirmos alcançar nossos objetivos e ter sucesso.

Quantas vezes você já se pegou dizendo “não deu tempo…” ou “não fiz isso porque não recebi do outro setor” ou até mesmo “estou sem dinheiro para isso”, mas não agiu em prol de conseguir os recursos que necessitamos para alcançar o que desejava?

Se você deseja conhecimento e não busca por ele, ele não vem até você tão facilmente. Você precisa ir em busca do que deseja para que descubra a melhor forma de conseguir.

O sucesso só é difícil de ser alcançado por aqueles que não se planejam e não saem de suas zonas de conforto. O seu sucesso depende da sua força de vontade, e lembre-se: a forma como você faz uma coisa, é a maneira como você tende a fazer todas as outras. Evite dar desculpas e busque respostas.

  • Dificuldade de se relacionar: Como você acredita que esteja sua capacidade de se relacionar com outras pessoas e com o mundo? Você se considera uma pessoa sociável?

Os relacionamentos interpessoais fazem parte da rotina de toda e qualquer pessoa. Independemente de você ter ou não uma família grande e trabalhe em uma multinacional, ou viva sozinho e trabalhe por conta, em vários momentos do dia você terá que se relacionar. É basicamente uma questão de sobrevivência.

Para isso, o que devemos fazer para melhorar nossos relacionamentos e, consequentemente, ter sucesso na vida?

Devemos dedicar atenção especial à forma como lidamos com as pessoas, pois esta é uma peça chave para o nosso sucesso na vida. A maneira como falamos com cada pessoa, em cada situação de nosso dia a dia e saber ter “jogo de cintura” para compreender as necessidades de cada pessoa é fundamental.

Nosso sucesso depende de nossa capacidade de nos relacionar com o outro. Ninguém consegue ir muito longe se for sozinho. Precisamos de alguma maneira, interagir com as pessoas para que juntos possamos levantar recursos que nos possibilitem o alcance de objetivos.

  • Mágoas do passado: Como Seres Humanos possuímos grande dificuldade em nos libertar de amarras que nos prendam a situações, pessoas e momentos do passado. Temos o hábito de lembrar de situações que nos causaram dor, como se as estivéssemos vivendo novamente no presente, e isso nos limita, nos causa dor, sofrimento e nos bloqueia.

Quando nos permitimos abrir mão do passado para que ele siga seu fluxo e possamos seguir nossas vidas também, deixamos de carregar o peso de emoções e sentimentos negativos que causam atraso em nossa evolução.

Você é feliz?

Para que sejamos pessoas de sucesso, devemos nos libertar das magoas do passado e permitir que a prosperidade entre em nossas vidas abundantemente. Podemos dizer que essa libertação vem do equilíbrio interior, da capacidade que temos de pôr em prática nossa inteligência emocional, possibilitando a abertura de caminhos que nos levem a nosso objetivo final.

  • Não acreditar em si mesmo: Um dos maiores bloqueadores que possuímos é a falta de Fé em nós mesmos. Quando verdadeiramente acreditamos que somos capazes de algo, por mais impossível que pareça ser, realizamos coisas incríveis.

Acreditar em si mesmo é ter Fé e Autoconfiança, é acreditar nas próprias capacidades e habilidades e, por meio delas, encontrar a força motivadora para superar nossos medos, desafios e irmos cada vez mais longe.

E durante o percurso há sempre os desafios que devem ser enfrentados. É importante arriscar, ousar vencê-los e encarar os erros como aprendizado. Na vida, as derrotas são impulsos para a evolução.

O importante é acreditar. Tudo é possível para aquele que persiste, confia e ousa fazer diferente. Tenha humildade, seja honesto, ame o próximo e lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer que não é preciso ser perfeito, mas é essencial preservar sua verdade, seus princípios e valores para que alcance resultados cada vez mais extraordinários.

  • Crenças Dificultadoras: Ao longo de nossas vidas, com as experiências que vivenciamos e “verdades” nas quais acreditamos, criamos crenças que podem tanto nos empoderar quanto nos limitar e dificultar nosso sucesso.

As crenças limitantes ou dificultadoras são aquelas que diminuem nossas possibilidades, capacidades, poder de transformação e crescimento. São crenças que nos impedem de obter melhores resultados e alcançar as nossas metas.

Podemos acreditar que essas crenças surgem no mundo exterior e influenciam nossas vidas, ou podemos nos dissociar de nós mesmos para nos observar com atenção e constatar que somos nós os únicos e completos responsáveis por nossos sucessos e insucessos.

Quando nos dissociamos, abrimos espaço em nossas vidas para o autoconhecimento e início de uma jornada maravilhosa para dentro de nós mesmos. Lembre-se daquela frase “ouse ir além e o poder lhe será dado”. Arrisque, permita-se vivenciar novas experiências sob novos pontos de vista. Quanto mais ampliamos nossas opções, mais percebemos que o mundo não se resume a apenas uma forma de enxerga-lo.

  • Medo de não ser bom o suficiente: Alguma vez na sua vida já sentiu medo de não ser bom o suficiente para realizar algo? Se sim, saiba que isso é bastante comum e reflete um sentimento de insegurança que, muitas vezes, tem a sua origem ainda na infância. A melhor maneira de resolver essa questão em seu interior é entendendo as razões para ela existir. Através dessa compreensão, conseguirá descobrir quais são as suas necessidades, as origens dos seus medos e, então, trabalhar efetivamente para vencer estes desafios.

Um indivíduo que tem esse medo está a todo o momento se julgando incapaz de realizar algo e se colocando abaixo dos demais. Mesmo que alguém o elogie e diga o quanto é competente e talentoso, continuará acreditando que não será capaz.

Lembre-se que ser inseguro não é destino, você é capaz de tomar consciência sobre suas qualidades e se tornar uma pessoa segura e autoconfiante. Lembre-se que autoconfiança e sucesso caminham lado a lado.

Sabendo agora quais os hábitos que nos impedem de alcançar o sucesso, nos perguntamos: o que é preciso para ter sucesso? Quais são os hábitos que nos colocam no caminho para o sucesso?

Existem 4 fatores essenciais para o sucesso de uma pessoa:

Primeiro fator: Clareza de Objetivo – A falta de clareza nesse sentido pode ser comparada a uma viagem sem rumo. Todos temos duas escolhas: viver a vida como uma folha seca, que se deixa levar pelo vento e não possui destino final, ou podemos optar por sermos como uma flecha que se move de forma rápida e assertiva em direção ao alvo. Se optarmos ser como a flecha, o Universo nos ajudará. Ele sempre nos ajudará se a energia que depositamos em nosso desejo for verdadeiramente elevada.

Segundo fator: Foco – Uma mente focada está sempre prestando total atenção ao que realiza como tarefa, pensa com clareza, toma decisões rápidas e objetivas e não se deixa levar por distrações de nenhum tipo. Uma pessoa focada é sem dúvidas uma pessoa de resultados.

Terceiro fator: Bom Relacionamento Familiar – Grandes civilizações foram construídas a partir de famílias com bases fortes. O mundo como o conhecemos hoje, repleto de informações e mudanças tão aceleradas, exige das famílias relacionamentos muito amorosos entre seus membros para que possam manter-se equilibrados e sãos. Quando temos um ambiente familiar harmonioso, qualquer problema ou obstáculo de fora desse ambiente se tornarão minúsculos e poderão até mesmo deixar de existir.

Quarto fator: Equilíbrio – Pessoas de sucesso alcançam e mantêm o equilíbrio porque buscam constantemente viver em um Estado de Calma, livre de conflitos, onde possam sentir e vivenciar diariamente o amor e a conexão com si mesmos e com o Universo. O equilíbrio é uma busca infinita, e a cada novo dia, com o surgimento de novos desafios, encontrar o equilíbrio, a calma e a paz interior se tornam cada vez mais essenciais.

Além dos 4 fatores, existem ainda 7 hábitos que podemos praticar diariamente para que tenhamos cada vez mais sucesso em nossas vidas:

Primeiro hábito: Comece tudo com amor – Seja comprometido, leal, mostre respeito, cuidado e consideração pelas pessoas. Coloque-se no lugar de cada pessoa que cruzar seu caminho e permita-se enxergar e sentir cada situação pelos olhos, sentimentos e percepções delas.

Segundo hábito: Escolha viver em um Estado de Alegria – A alegria referida aqui é mais profunda que a felicidade. A alegria é mais serena e estável do que a felicidade, que é mais emocional e temporária.

Terceiro hábito: Escolha viver em Estado de Paz – Escolher a paz permite que você se mantenha focado em seus objetivos, ainda que digam que “você é louco”. O Estado de Paz nos permite cuidar de nossas vidas, não nos comparando aos outros e sabendo agradecer todos os dias pelas graças e bênçãos diárias.

Quarto hábito: Escolha o caminho da paciência – A paciência nos ajuda a relaxar e a retomar o foco, quando as coisas estão fora de controle. Pessoas pacientes tendem a experimentar menos depressão e emoções negativas e podem lidar melhor com situações estressantes. Além disso, costumam sentir mais gratidão e mais conexão com os outros e com o Universo.

Quinto hábito: Seja gentil – Gentileza gera gentileza e ela se espalha como um incêndio, seja qual for o ambiente no qual estamos inseridos. Em empresas, a gentileza melhora a colaboração, a produtividade e a lucratividade. Em nosso dia a dia, a gentileza melhora nosso humos, a qualidade de nossos pensamentos e reforça a amorosidade e a humanidade de nossas ações.

Sexto hábito: Tenha Fé – A Fé, seja qual for o sistema de crenças, estabelece uma conexão espiritual profunda com o Poder Maior de cada indivíduo. A Fé nos fortalece e faz com que seja possível suportas as provações do dia a dia.

Sétimo hábito: Seja bondoso(a) – Ao ser bom, você escolhe servir e fazer o bem para satisfazer as necessidades dos outros antes das suas. Se assemelha à prática do altruísmo, mas este ainda exige muito mais de cada um de nós. Ser bondoso é saber ser caridoso, respeitoso e compreensivo com as pessoas. É saber ouvir, aceitar, servir e amar cada pessoa, compreendendo as diferenças e necessidades de cada uma.

Os 7 hábitos anteriormente descritos podem nos facilitar a caminhada em direção ao Sucesso, mas não há fórmula mágica. O importante é saber exatamente o que desejamos e ter muito foco na caminhada rumo ao objetivo final. Estar atento às distrações também é crucial. Basta um descuido e todo um planejamento pode ser destruído ou prejudicado.

Mantenha-se firme na caminhada, e lembre-se: sozinho podemos ir mais rápido, mas juntos podemos ir mais longe. Conte com as pessoas em sua jornada. A Abundancia, o Sucesso e a Prosperidade são o resultado do equilíbrio entre “Dar e Receber”.

O que você tem recebido do Universo? Já parou para refletir sobre a qualidade de seus pensamentos e ações? Que atitude você pode tomar hoje, que se você verdadeiramente tomar, poderá avançar significativamente em sua trajetória rumo ao Sucesso?

Nós nunca saberemos que resultados teríamos de ações e atitudes nunca tomadas. Faça sua caminhada valer a pena!

Créditos da Imagem: Por Viktoria Kurpas – ID do vetor stock livre de direitos: 1175774479

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: