Silhouette,Business,People,Conference,Cityscape,Concept

Os benefícios e malefícios da liderança liberal ou Laissez-Faire

Por: José Roberto Marques | Blog

Liderar é a arte de comandar pessoas, atraindo-as e influenciando a todos de forma positiva, tanto na mentalidade como no comportamento. A habilidade de liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder mesmo sem ocupar um cargo de liderança. Esse é um tipo de liderança informal, diferente de quando o líder é eleito por uma empresa e passa a assumir um cargo de líder.

Dentro de uma empresa, o líder é aquele que dirige um grupo de pessoas. Mas, em um contexto geral, existem vários tipos de líderes e funções de liderança que mudam de acordo com a característica de cada grupo.

A liderança é um comportamento que pode e deve ser aperfeiçoado. Entre as habilidades de um líder está o carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar sua equipe de forma positiva.

Neste artigo vou falar especificamente sobre os benefícios e malefícios da liderança liberal. Convido você a me acompanhar, para saber se vale a pena adotá-la ou não. 

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Liderança Liberal ou Laissez-Faire

Existem diferentes estilos de liderança, cada um com a sua finalidade, bem como vantagens e desvantagens. A liderança liberal, ou Laissez-Faire, é um tipo que avalia o comportamento, nível de conhecimento, habilidade e comprometimento dos colaboradores que fazem parte da equipe.

O nome “Laissez-Faire” vem do francês, e significa “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”. Este é um estilo de liderança liberal, em que o líder não se impõe aos seus liderados e dá total liberdade para que o grupo tome as decisões e divida tarefas. Neste modelo, ele raramente se envolve em discussões, e entende que sua equipe possui maturidade, o que faz com que a mesma dispense a necessidade de supervisão constante.

Benefícios e malefícios da liderança Laissez-Faire

Como tivemos a oportunidade de perceber, este tipo de liderança tem como uma de suas principais características a valorização da liberdade e autonomia do colaborador. Isso é algo verdadeiramente positivo, especialmente para o desenvolvimento do mesmo. No entanto, existem também os problemas que este tipo de líder pode encontrar em seu caminho, ao adotar a Laissez-Faire em seu dia a dia. 

Para conhecê-los cada um destes pontos, continue comigo e confira!

Benefícios

Existem situações na qual esse estilo de liderança possui maior eficácia, como:

  • No momento de avaliar o resultado de um processo de capacitação dos profissionais;
  • Para contribuir com o desenvolvimento da autoconfiança dos colaboradores;
  • Para avaliar a maturidade profissional de cada membro da equipe e a capacidade de relacionamento interpessoal entre pares, principalmente em momentos de conflito.

Como eu disse acima, algo que é bastante benéfico para o desenvolvimento e aprimoramento dos profissionais é oferecer a cada um deles autonomia e liberdade de ação. Isso faz com que eles sintam que têm a confiança de seu gestor, para realizar suas demandas. 

Você é feliz?

Dessa maneira, sendo bem administrada, essa liberdade pode levá-los a entregar melhores resultados, em todos os projetos dos quais forem responsáveis. 

Malefícios

Por outro lado, um dos malefícios que a liderança liberal pode trazer é a falta de confiança dos colaboradores em seu líder. Isso acontece porque, como o grupo pode agir livremente, todos aprendem a não esperar nada do líder.

Isso quer dizer que se o líder não acompanhar a equipe, bem como a entrega de suas demandas, pode ser que os resultados demorem a ser entregues ou nem cheguem a acontecer. 

Como tornar esta liderança eficaz?

O estilo de liderança liberal ou Laissez-Faire oferece aos profissionais o que eles mais desejam, que é liberdade de ação e confiança em seu trabalho. No entanto, se esta autonomia não for bem administrada, pode ser que o trem acabe descarrilando e os resultados esperados nem sejam alcançados. 

Diante disso, o líder precisa adotar uma postura mais equilibrada. Ou seja, nem liberar demais, nem ficar em cima demais da equipe. O ideal é acompanhamento e orientação constante. 

Isso pode acontecer através de reuniões periódicas, de conversas e feedbacks com os membros da equipe, tanto individual, quanto de forma coletiva. Dessa forma, as pessoas vão sentir que têm o apoio que precisam para realizar suas atividades da melhor maneira possível, sem tantas cobranças e sem parecer que estão sendo abandonadas por seu superior imediato. 

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso”Termômetro da Felicidade” !

A importância do líder, para o alcance de resultados extraordinários

O líder tem um papel de fundamental importância para o alcance de resultados extraordinários dentro de uma empresa. Suas principais atribuições são motivar e inspirar sua equipe, principalmente através do exemplo que dá a cada um de seus colaboradores diariamente. 

É importante que ele saiba o quanto o grupo conta com ele e espera dele apoio e orientação. Diante disso, é fundamental que ele aprimore-se constantemente, para que assim consiga guiar sua equipe em direção às metas e objetivos propostos no planejamento estratégico elaborado para a empresa. 

Sendo assim, se você tem um cargo de liderança ou se você é visto como um líder pelas pessoas ao seu redor, estude e analise de que forma você pode ser o melhor líder possível, tanto para você, quanto para a sua equipe e para a empresa em que você trabalha, de uma forma geral. 

E se precisar de uma ajuda, a minha dica é que você conheça a formação do IBC, especializada em liderança, Leader Coach Training – LCT, que te apresentará técnicas e ferramentas verdadeiramente eficazes, para você se tornar o melhor ou a melhor líder que pode ser. 

O que você achou deste conteúdo? Já conhecia esse estilo de liderança? Deixe nos comentários suas impressões e continue acompanhando meus conteúdos diários.

Imagem: Por Rawpixel.com

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: