Sabe-se muito sobre a importância do líder como aquele profissional que motiva, ensina, delega e mobiliza os colaboradores no ambiente organizacional. (saiba mais sobre as principais teorias de liderança)

© Depositphotos.com / rmarmion Existem diversas formas de liderança, e é essencial conhecer os modelos para melhorar a relação com a equipe.

Existem diversas formas de executar esse papel, e é fundamental conhecer os modelos de liderança para que se possa fazer uma autocrítica constante e identificar nossos pontos fortes e o que pode ser melhorado entre líderes e liderados. Desse modo, é possível trabalhar de modo a atingir nos tornamos verdadeiros líderes Coach. 

Um de liderança bastante comum, mas não tão eficiente, é o líder autocrático. Nesse modelo, a tomada de decisões acontece sem qualquer participação da equipe. Conhecer as opiniões e características dos colaboradores não é uma preocupação do líder autocrático. Ele encara os liderados como concorrentes, e toma decisões autoritárias que suprimem o talento da equipe.

Outro modelo muito notado é o líder liberal. Com ele, os colaboradores têm liberdade para trabalhar sem interferências. É um modelo em que o líder interfere o mínimo possível e, portanto, só funciona em um ambiente onde há confiança e autodesenvolvimento. O ideal para este tipo de líder é estar bastante atento para manter os colaboradores dentro da linha de trabalho definida, evitando erros que possam afetar o desempenho da equipe.

Embora pereçam ser completamente opostas, as lideranças carismática e controladora pecam nos mesmos aspectos. O líder carismático é ótimo para motivar e é muito agradável, porém não consegue delegar apropriadamente. Já o controlador está sempre ciente de tudo que sua equipe faz, controlando seus liderados. Entretanto, ele dedica mais tempo às ações dos colaboradores do que à supervisão e ao incentivo de resultados. Os dois tipos de liderança perdem eficiência por focarem somente no respeito e dedicação dos liderados e não dar atenção aos resultados.

Ouvir os colaboradores antes de tomar decisões é algo bastante recomendável e é a característica mais marcante de uma liderança participativa. Esse é o modelo que chega mais próximo da liderança Coach, pois o líder dá voz à equipe, mas não foge de sua responsabilidade pela decisão e resultados finais. A liderança é vista como referência, e possui o respeito e a admiração que a posição exige sem eliminar a participação ativa dos liderados na tomada de decisões.

PSC

A liderança Coach é o modelo perfeito para alcançar o sucesso profissional. Esse líder apresenta desafios motivadores à equipe, formando um ambiente colaborativo e empreendedor. Além disso, ele está sempre estimulando os liderados ao ouvir opiniões e delega as funções de acordo com as competências de cada profissional. Dessa forma, facilita o desenvolvimento profissional e potencializa os resultados da equipe.

Invista em Coaching e torne-se um líder disputado pelo mercado! Torne-se um Leader Coach!