De 0 a 10, qual é o seu nível de organização no trabalho e fora dele? Você se considera organizado em um âmbito e desorganizado em outro? Lembre-se de que a desorganização não pode ser vista apenas como uma baguncinha sem consequências. O excesso de desordem pode mostrar dificuldade em se adaptar às regras ou a falta de habilidade em lidar com prazos e prioridades.

No trabalho, a falta de disciplina para arrumar as coisas é um dos pontos que faz com que um profissional perca os documentos e as datas de entrega das demandas, esquecer-se de responder os e-mails e se atrasar com frequência para reuniões e compromissos importantes. Quando esse tipo de comportamento ocorre regularmente pode comprometer sua credibilidade com os colegas e gestores e diminui as chances de crescer na carreira.

No âmbito pessoal, o desorganizado transforma sua casa/carro/quarto em uma verdadeira bagunça. Em alguns casos, a desarrumação é tão grande que é difícil até encontrar objetos básicos do dia a dia. Pode acontecer, inclusive, de a pessoa até comprar duas vezes o mesmo item por não achar o primeiro. Além disso, a falta de disciplina contribui para o esquecimento ou atraso em compromissos com os seus familiares.

Quem se identificou com o perfil de desorganizado? Alguns até pode dizer que se acham na própria bagunça, mas alimentar este comportamento só vai prejudicar sua atuação profissional e suas relações pessoais. Por isso, continue lendo esse artigo para descobrir uma maneira ótima de criar disciplina no trabalho e fora dele. Confira!

Coaching para uma vida mais organizada

Lidar com a rotina frenética que nos cobra sempre sermos os melhores em tudo, com certeza, não é tarefa fácil. Entretanto, não podemos fazer disso uma desculpa para negligenciarmos a nós mesmos e deixar que a desorganização invada nossa vida.

Às vezes, a desorganização pode ser fruto de influências como estilo de vida dos pais, amigos e familiares; do próprio estilo de vida; do cansaço da rotina; ou de fatores emocionais, que fazem com que a pessoa mostre externamente como ela se sente por dentro, que pode ser uma completa bagunça.

Para agir corretamente na descoberta da origem do problema, recomendo o coaching. O processo irá trabalhar todas as facetas do indivíduo (pessoal, profissional e espiritual), de modo que o ajude a eliminar comportamentos negativos, desenvolver novas habilidades de gestão e gerenciamento do tempo e a como lidar com as demandas diárias. As técnicas e ferramentas do método são excelentes para ajudar você a conhecer seu mapa mental e identificar as razões para tamanha dificuldade em lidar com a sistematização dos processos no trabalho, e as regras que ajudam a organizar a vida dentro e fora de casa.

As formações do IBC

PSC

Para encontrar o ponto de equilíbrio que lhe permita ser mais atento, assertivo e organizado, minha dica é a formação Professional & Self Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). O mais moderno e completo curso sobre o assunto no País, usa de conteúdo exclusivo e se baseia na metodologia Self Coaching, criada e patenteada por mim.

Após cumprir a carga horária de 150 horas com mérito, você terá seis titulações de coaching, que são: self coach, life, coach, analista comportamental, professional, leader e extensão universitária. A programação ensina sobre a história do coaching, processo evolutivo, crenças limitadoras, processo de identidade, aprendizagem acelerativa, princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva, código de ética, liderança e muito mais!

Você vai sentir a sua evolução pessoal após aprender com os excelentes conteúdos teóricos e práticos. São resultados em curto, médio e longo prazo que poderão ser sentidos tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Você conseguirá exercer o autoconhecimento e o autodesenvolvimento sem problemas, saberá fazer o marketing pessoal e o patrocínio próprio, entenderá mais sobre a tríade do tempo e auxiliares linguísticos entre tantas outras vantagens.

Outro curso muito interessante do Instituto Brasileiro de Coaching é o Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), baseada na abordagem de psicoterapia criada pelos estudiosos Richard Bandler e John Grinder, nos anos 70, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa dos dois, há um modo de conectar os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento para que eles trabalhem ao mesmo tempo em prol de um objetivo. Ou seja: se a sua meta é aprender a se organizar, esse pode ser um bom caminho.

Essa formação em especial é baseada também na metodologia criada por internacionalmente conhecido Tony Robbins, um dos precursores da programação neurolinguística. O palestrante usa de uma técnica em que ele analise diversas pessoas bem-sucedidas para encontrar padrões e aplicá-los aos objetivos de cada um.

O curso ensina sobre a história da programação neurolinguística, quais são os canais representacionais (visual, auditivo e cinestésico), metáforas, como criar métodos e linguagens ecológicas, o que são processos de ancoragem, como fazer mudanças na história pessoal, alinhamento de níveis neurológicos, negociação e solução de conflitos, linguagem não verbal (calibração e acuidade sensorial), poder da ressignificação, novas perspectivas para enxergar o mundo, como lidar com polaridades e por aí vai. Conteúdo de qualidade e com profundidade é o que não vai faltar!

Após obter esses conhecimentos, você terá mais flexibilidade comportamental, terá mais habilidade para gerenciar o tempo e as atividades, compreender e desenvolver a autoestima, aumentará sua perspectiva de liderança, terá mais poder criativo e chance de aprender e ensinar a aprendizagem contínua. Além disso, você terá mais capacidade de exercer o autoconhecimento e o autodesenvolvimento no dia a dia.

Quantos benefícios, não é mesmo? Por isso, o coaching é um ótimo investimento em você mesmo! Pode ter certeza de que as pessoas que trabalham com você e aqueles pessoas que convivem com você fora do âmbito profissional irão sentir como o coaching lhe transformou. São desde os detalhes até as grandes percepções. Não poderia ser diferente: quando você evolui em um lado da vida, é natural que evolua nos outros também, pois é possível replicar as boas práticas.

E você, é mais organizado ou desorganizado? Deixe seu comentário abaixo!

 

Copyright:  578807725 – https://www.shutterstock.com/pt/g/howtogoto