A atitude empreendedora funciona como um combustível que leva aqueles que a tem mais longe, independentemente do indivíduo ser ou não dono do próprio empreendimento. Entender e aplicar esse conceito em sua vida pode significar potencializar o seu crescimento como profissional e empreendedor. A forma como age diz muito sobre aquilo que conquistará.

O que é uma atitude empreendedora?

Uma pessoa que tem atitude empreendedora é aquela que não espera surgirem oportunidades para mostrar todo o seu potencial, ela cria essas chances, assumindo riscos. Para esse indivíduo, é muito desafiador ficar apenas de espectador, vendo as coisas acontecendo, sem interferir diretamente nos processos. Ser proativo e criativo para encontrar soluções, até para aquilo que ainda não é um problema, diferencia pessoas empreendedoras de não-empreendedoras.

Embora se arrisque, uma pessoa com atitude empreendedora sabe como se proteger de eventuais problemas que possa encontrar em seu caminho, em especial por meio do acúmulo de experiências. Geralmente, o empreendedor é aquele que consegue ver uma grande oportunidade onde todos estão vendo apenas obstáculos. Essas características básicas não fazem diferença somente para quem tem uma empresa, mas também para quem quer crescer em sua carreira.

É possível desenvolver uma atitude empreendedora?

A resposta para essa questão é sim, o indivíduo pode desenvolver o conjunto de habilidades que o tornarão potencialmente empreendedor, seja para abrir uma empresa própria ou para conquistar uma promoção na companhia em que trabalha. Identificar os principais pontos que tornam alguém mais empreendedor e investir no aperfeiçoamento deles é crucial.

7 Dicas de como ter uma atitude empreendedora

Abaixo, reuni 7 dicas para que você possa desenvolver a atitude empreendedora em sua vida, então, que tal começar a trabalhar nisso desde já?

1 – Dedique-se a saber mais sobre seu setor

Se tem algo que destaca os empreendedores dos demais é a sua capacidade de identificar tendências de negócios antes que elas se tornem populares e oportunidades bem escondidas. Isso não acontece porque essas pessoas têm um dom, trata-se de uma consequência de ler a respeito do setor em que atuam e sobre questões relevantes, como economia e política, por exemplo.

PSC

Ter uma base ampla de conhecimentos e informações faz com que você tenha mais chances de ter uma grande ideia para brilhar em seu emprego ou ter um negócio de sucesso. Quanto tempo você dedica atualmente para ler?

2 – Coloque-se no lugar do outro

Cada pessoa tem sua visão a respeito dos mais variados temas, isso acontece porque cada indivíduo possui uma realidade e experiências próprias. Para ter boas ideias que sejam pertinentes para as pessoas que irão consumir os produtos e serviços de uma empresa, é necessário saber se colocar no lugar do outro, ou seja, aprender a enxergar a realidade sob outro ponto de vista.

O exercício de pensar como você entenderia e agiria numa situação se fosse outra pessoa, permite ampliar o seu repertório. O empreendedor sabe que não está desenvolvendo soluções para si, mas sim para um grupo de pessoas que têm formas diversas de compreender o problema em questão.

3 – Seja mais curioso

Pessoas com perfil empreendedor apresentam uma curiosidade constante, estão o tempo todo questionando o porquê de cada coisa e se não haveria uma forma melhor de realizar um determinado processo. Esse desejo por saber sempre mais sobre tudo e qualquer coisa contribui para que o indivíduo enxergue o mundo como um cenário de oportunidades. Para quem não é muito curioso por natureza, recomendo começar a fazer mais perguntas sobre seu cotidiano. 

4 – Tenha mais autonomia

A autonomia a que me refiro é conseguir desenvolver e aplicar na realidade soluções sem precisar de aprovações constantes de uma liderança. Para quem trabalha em uma empresa, não significa passar por cima da autoridade do gerente do setor, mas sim evitar sobrecarregá-lo com consultas desnecessárias. A partir de certo momento, os profissionais já conseguem identificar por si mesmos se algo tem ou não potencial para dar certo.

Uma pessoa com atitude empreendedora elabora seus planos e estratégias para contribuir com o crescimento de sua própria empresa ou da companhia em que trabalha. Ter confiança em suas decisões é essencial para conseguir realizar essa dica em sua carreira.

5 – Aprenda a arriscar

Um dos grandes desafios para muitas pessoas que desejam desenvolver a atitude empreendedora é aprender a como arriscar sem comprometer a sua segurança. Quando o perfil empreendedor é apresentado como ousado, é natural que algumas pessoas fiquem preocupadas sobre assumir alguns riscos maiores. A dica é estar preparado para eventuais problemas decorrentes dessa postura mais ousada.

Errar e perder em algum momento não precisa impactar a sua vida tão significativamente, basta ter ideias de como solucionar essas respostas ruins. É o que as pessoas chamam simplesmente de ter um plano B ou pular com uma rede de segurança, apesar que nem sempre isso é possível.

6 – Seja mais comunicativo

A atitude empreendedora depende e muito de ter bons relacionamentos com pessoas que possam te ajudar a concretizar suas ideias. Além de ajudar a formar uma base de networking, a boa comunicação também contribui para vender melhor as suas ideias e projetos. Uma pessoa comunicativa consegue agregar mais pessoas ao seu entorno e isso é essencial para que suas ideias possam ter sucesso.

7 – Aprende com os próprios erros

O empreendedor não tem medo de errar e sim de não sair do lugar por não tentar. Quem trabalha com uma atitude mais ousada provavelmente terá algumas dificuldades em seu caminho, porém, isso não necessariamente precisa ser algo ruim. Saber aprender com os seus erros é uma forma de tornar-se um profissional e empresário mais competente. Certamente, você irá guardar em sua memória o que o levou ao fracasso numa determinada situação para não repetir.

De tempos em tempos, vale a pena repassar os problemas que teve pensando em quais as soluções para cada um deles. Quando se deparar com uma situação semelhante fica mais simples saber qual caminho seguir para o sucesso.

Conhecendo o que é uma atitude empreendedora fica mais fácil adotá-la em sua vida, aumentando as suas chances de sucesso.