Pontos de Vista Diferentes: Como Administrar um Conflito de Ideias no Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de março de 2017
Dois profissionais de costas uma para o outro por conta de conflitos de ideias em relação ao seus pontos de vista

Dima Sidelnikov/Shutterstock Alinhar pontos de vista diferentes é importante para que os profissionais possam se entender e e trabalhar juntos!

Todos nós somos únicos e diferentes e, como tal, temos pontos de vista diferentes, e que se não forem ouvidos e respeitados, podem causar discussões acaloradas e conflitos importantes entre as pessoas tanto em seu ambiente familiar, social e de trabalho. Na empresa, como em qualquer lugar, saber administrar estas diferenças é importante para que as diferentes áreas possam entrar em consenso e trabalhar em conjunto pelos resultados.

Por um lado, o conflito de ideias é bastante positivo, pois traz novas perspectivas sobre um mesmo assunto e visões diferentes que, unidas podem se complementar e dar origem a solução de um problema importante. Por outro lado, quando as pessoas não estão abertas a entender o ponto de vista dos outros e são resistentes a terem empatia pela forma que os demais enxergam uma mesma questão, isso faz com que os atritos se tornem frequentes.

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Vantagens e Desvantagens Conflitos de Ideias no Trabalho

No trabalho, é normal encontramos profissionais do mesmo setor ou de outros departamentos com diferentes pontos de vista sobre a realização de um projeto, demanda ou sobre a melhor solução para um problema específico. Quando isso traz uma riqueza ao processo de construção de resultados e os funcionários se ouvem e se respeitam mutuamente; isso é muito positivo, pois fomenta novas ideias; traz sugestões; oportunidades de melhoria; o que agrega muito valor a qualquer negócio.

Você é feliz?

Entretanto, quando os colaboradores brigam constantemente por conta do seu conflito de ideias, não conseguem semear nada além de discórdia e conflitos, o que é negativo tanto para suas relações interpessoais, ao trabalho em equipe e também ao alcance das metas e objetivos da organização.  Como mudar isso? Imagino que esteja se perguntando ai. É o que vamos ver a seguir!

Pontos de Vista Diferentes – Veja Como Gerenciá-los na Empresa!

Numa empresa, o líder tem a missão de inspirar, guiar, ensinar, corrigir, orientar, dar feedbacks e também o de gerenciar os conflitos em sua equipe ou mesmo áreas. Para isso, é importante que o gestor aplique sempre a estratégia da conciliação de ideias, da cocriação; que é quando todas as partes se unem por um propósito maior e buscam unir até mesmo suas diferenças para conquistar o sucesso desejado por todos.

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Claro, cada profissional tem sua origem e suas particularidades e é natural que pense diferente de seus colegas. A inteligência está em ser flexível para ouvir as opiniões dos outros profissionais e abertura para compreender quando aquilo que o outro colaborador fala também faz sentido e deve ser levado em conta na hora de formatar um projeto, criar ideias ou de resolver um problema.

Por isso é importante criar um ambiente positivo, onde as pessoas queiram unir seus diferentes pontos de vida em prol de resultados extraordinários para todos.  Para isso, uma excelente alternativa é investir em Coaching em Grupo, uma excelente metodologia de desenvolvimento para profissionais e empresas.

 

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