Já falei em diversos artigos aqui em meu blog sobre o quanto os seres humanos são únicos, com suas ideias, valores e comportamentos, que são os elementos que formam a personalidade de cada um. Para entender melhor os indivíduos, há muitos anos estudiosos se dedicam a desenvolver teorias da personalidade que os ajudam a compreender como essas características se formam e impactam na vida de cada um. Nomes como Sigmund Freud e Carl Gustav Jung são os criadores dos estudos mais conhecidos.

As Principais Teorias da Personalidade

A mente humana foi, e continua sendo, objeto de diversos estudos que têm como finalidade entender seu funcionamento, principalmente no que diz respeito à formação da personalidade. Confira, a seguir, informações para que conheça melhor as principais teorias que contemplam esse assunto tão instigante e extraordinário.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

1 – Teoria Psicanalítica de Freud

Chamado de pai da psicologia moderna, Freud é conhecido como o primeiro estudioso a tentar explicar como a personalidade se desenvolve utilizando uma abordagem científica. Para ele, todo comportamento apresentado por um ser humano pode ser explicado e suas causas podem ser identificadas. De acordo sua teoria, a conduta de uma pessoa é motivada por impulsos e desejos reprimidos, e a personalidade é formada por três elementos, que são:

Id – Compreende os desejos básicos de um indivíduo, que são aqueles com os quais ele nasce, como a busca pelo prazer e outros instintos.

Superego – É o oposto direto do id, e compreende a moral e os valores de uma pessoa.

PSC

Ego – Elemento que equilibra o id e o superego. Através dele, os desejos primitivos e os valores morais conseguem se equilibrar na mente de um indivíduo.

Do ponto de vista de Freud, esses fatores são o que determinam a personalidade humana, e cada indivíduo tem a sua própria maneira de equilibrá-los.

2 – Teoria dos Traços de Personalidade de Jung, Eysenck e Cattell

Esta teoria conta com contribuições de Carl Gustav Jung, Hans Eysenck e James McKeen Cattell. Eles mantiveram o foco de suas pesquisas na mensuração de traços, que são descritos como padrões habituais de comportamento, atitude e emoção. Suas teorias apontam que esses traços são responsáveis ​​por influenciar a personalidade e o comportamento e são relativamente estáveis ​​ao longo do tempo.

Saiba mais a respeito da visão de cada um desses três teóricos a respeito dos traços de personalidade.

Teoria de Dois Tipos de Jung

Para Jung, existem duas atitudes diferentes que impactam diretamente na forma com a qual cada indivíduo irá reagir às circunstâncias da vida. São elas a extroversão e a introversão. O extrovertido é aquele que age com maior ousadia perante os demais, sem medo de mostrar a sua essencial, já o introvertido prefere se concentrar em seu mundo interior, agindo de forma mais comedida.

Teoria das Três Dimensões de Eysenck

Eysenck expandiu a teoria de Jung e afirmou que a personalidade não é apenas determinada entre as condições de extrovertido ou introvertido, mas também pela estabilidade emocional e controle de impulsos. Para ele, tanto fatores biológicos quanto ambientais são capazes de influenciar a personalidade de um indivíduo. Assim, surgiu sua teoria com três dimensões, que são: extroversão (ou introversão), neuroticismo (ou estabilidade emocional) e psicoticismo (ou autocontrole).

Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Cattell

Dentro do Modelo dos Cinco Grandes Fatores, Cattell afirmou que a formação da personalidade se dava através de cinco elementos:

1 – Abertura: considera a intensidade da vontade de aprender, ter novas ideias e uma mente aberta de maneira geral;

2 – Conscienciosidade: se refere ao quanto se é responsável e organizado, além do grau de persistência e motivação para alcançar metas;

3 – Extroversão: mede o quanto se é sociável e assertivo ao agir;

4 – Simpatia: contempla a forma com a qual cada indivíduo age em relação aos demais;

5 – Neuroticismo: considera o quanto se é instável emocionalmente.

Para Cattell, através de pontuações que consideram o nível que cada indivíduo atinge nesses cinco fatores é possível obter um verdadeiro mapa de sua personalidade.

3 – Teorias Sociais Cognitivas de Bandura e Rotter

As teorias sociais cognitivas afirmam que o desenvolvimento da personalidade depende do conhecimento que uma pessoa adquire através de interações sociais, experiências e estímulos externos. Esses estudos enfatizam as influências ambientais e sociais, as diferenças de personalidade inatas, a genética e as qualidades humanas internas. As duas principais teorias sociais cognitivas foram desenvolvidas por Albert Bandura e Julian Rotter.

Teoria Cognitiva Social de Bandura

Para Bandura, cada indivíduo possui um conjunto de processos cognitivos que lhe permite observar, avaliar e, assim, regular o seu comportamento. Sua teoria sugere que as pessoas julgam a eficácia de seu comportamento através dos resultados que obtêm. Assim, aquelas atitudes que são vistas como positivas são reforçadas e, então, mantidas.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Locus de Controle de Rotter

Essa teoria afirma que o comportamento e a personalidade das pessoas são influenciados pelo grau de controle que elas possuem em relação ao que acontece em suas vidas. Nesse sentido, alguém que sente que consegue controlar o seu destino tem o chamado locus de controle interno. Já aquele que credita os acontecimentos a fatores alheios a ele tem locus de controle externo.

4 – Hierarquia de Necessidades de Maslow

Abraham Maslow é o principal defensor da teoria humanista e afirma que a personalidade de uma pessoa é moldada por sua tentativa de alcançar um conjunto de necessidades humanas que são organizadas de maneira hierárquica. Por conta disso, sua teoria enfatiza que um indivíduo apenas pode atingir plenamente a autorrealização em sua forma mais elevada quando satisfaz as necessidades de ordem inferior. A hierarquia é composta por:

  • Necessidades fisiológicas, como oxigênio, água e alimentos;
  • Segurança e proteção, tanto no sentido de estar em um ambiente seguro quanto de ter uma vida estável;
  • Amar e pertencer, o que inclui, principalmente, a família e os relacionamentos;
  • Autoestima, que envolve reconhecer as próprias qualidades e valorizá-las;
  • Autorrealização, que é a forma mais elevada, onde uma pessoa reconhece todo o seu potencial.

A personalidade faz parte da identidade de cada indivíduo e saber um pouco mais a respeito dessas teorias certamente irá te ajudar a se conhecer melhor e entender a origem de seus sentimentos e comportamentos. Se gostou do artigo, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e passe o conhecimento adiante!

 

Copyright: 1030541839 –  https://www.shutterstock.com/pt/g/iqoncept