pessoa-introvertida-dicas

14 Características de Pessoas Introvertidas que todo Profissional deve Ter!

Por: José Roberto Marques | Blog | 09 de novembro de 2018

Se você acha que pessoas introvertidas, são apenas tímidas e reservadas, e que por isso não têm muito a dar, é hora de rever seus conceitos. Profissionais com estas competências têm características e habilidades únicas, e que fazem toda diferença numa empresa e também em qualquer equipe.

Mesmo que a introversão faça com que alguns colaboradores sejam mais retraídos, acanhados e se comuniquem muito menos, ou apenas o essencial, também é isso que lhes torna profissionais mais observadores, detalhistas, meticulosos e extremamente focados em seu trabalho. São ou não são excelentes qualidades? Tanto é que este perfil mais analista é o que muitas empresas buscam para compor suas áreas que exigem mais análise de dados.

14 Qualidades das Pessoas Introvertidas Que Você Deve Modelar

Vamos conhecer então algumas das outras características das pessoas introvertidas e entender como os demais profissionais podem modelar seus comportamentos para impulsionar seus resultados também.

Foco

Profissionais introvertidos são extremamente focados em seu trabalho e não costumam se atrasar, perder tempo em conversas de corredor ou redes sociais. Isso faz com que sua produtividade seja bem maior também, o que é altamente positivo. Inspire-se e busque desenvolver sua atenção e manter o foco também.

Saber Ouvir

Por falarem bem pouco, os introspectivos têm um ouvido mais apurado e sabem ouvir mais as pessoas e analisar, com mais profundidade, o que elas querem dizer. Quando se fala demais, muitas vezes, estas informações se perdem, pois não se está dando espaço para que os outros possam se expressar e serem ouvidos também. Experimente então, falar menos e ouvir mais.

Atenção aos Detalhes

O detalhismo é uma das marcas das pessoas introvertidas, o que faz com que, em seu trabalho, elas sejam mais minuciosas na análise de dados importantes e, consigam ver erros de informações ou oportunidades que ninguém mais vê. De modo geral, esta característica é importante a todos os profissionais, pois muitos erros podem ser evitados com mais atenção aos detalhes.

Observar antes de falar

observação e cautela são duas qualidades marcantes do perfil mais fechado, que sempre observa as situações para dar seu parecer. Em decorrência disso, estes profissionais observam melhor as coisas ao seu redor e também se preparam antes de expor suas opiniões publicamente. Numa reunião ou encontro com cliente, este cuidado é muito importante.

Pensar antes de agir

Muitos profissionais agem de forma impulsiva e impensada e, por isso, acabam cometendo erros que poderiam ser evitados com um pouco mais de racionalidade. Como ser racional é uma das qualidades dos introvertidos, eles sempre pensam muito antes de agir, o que evita certos problemas e, é sempre importante no relacionamento e comunicação com colegas, chefes e clientes. Leve esta dica poderosa para seu dia a dia e sempre pense antes de agir também.

Não dão valor em conversas superficiais

Enquanto os extrovertidos fazem questão de puxar conversa, seja a respeito da demora do elevador ou da chuva que se aproxima, os introvertidos veem nesse hábito uma fonte de ansiedade e irritação. Isso não significa que eles se achem superiores a esse tipo de conversa, mas sim que não se sentem bem em conversar sobre algo que não lhes desperta um interesse genuíno.

Se comunica assertivamente

Aqui está uma característica que diferencia os tímidos dos introvertidos. Enquanto os tímidos sentem pavor de se comunicar, os introvertidos fazem isso muito bem – desde que o assunto seja do seu interesse verdadeiro. Alguns exemplos de introvertidos que se sobressaem na hora de se comunicar são J.K. Rowling, Emma Watson, Christina Aguilera, Bill Gates e Mahatma Gandhi.

Muito observadora

Os introvertidos costumam observar detalhes que passam batidos por outras pessoas. Isso acontece porque, quando eles se sentem sufocados pelos estímulos do ambiente, eles se focam em pequenos detalhes na busca de restabelecer seu equilíbrio mental.

Convive bem com sua solitude

Mais do que apreciar a própria companhia, os introvertidos precisam de períodos solitários para recarregar sua energia. Para as pessoas que têm essa personalidade, estar em um ambiente muito agitado ou em meio a várias pessoas significa ver sua energia se esvair aos poucos, por mais que elas gostem das atividades das quais participaram. Dessa forma, os introvertidos sentem necessidade de passar um tempo sozinhos e quietos, vendo sua série preferida, lendo ou mesmo dormindo um pouco para restabelecer seu equilíbrio.

Você não sente que é improdutivo “passar o tempo” 

Uma das características mais fundamentais dos introvertidos é que precisam de tempo a sós para recarregar suas baterias. Enquanto um extrovertido pode ficar entediado e irritado se passar o dia sozinho em casa com uma xícara de chá e uma pilha de revistas, esse tipo de tempo a sós e tranquilo é necessário e satisfatório para o introvertido.

Capacidade de se desligar depois de um longo tempo ativo

Depois de estar fora de casa por tempo demais, você se cansa e deixa de responder aos estímulos? É provável que esteja tentando conservar sua energia. Tudo o que o introvertido faz no mundo externo o leva a gastar energia. Depois de sair, ele precisa voltar para dentro e reabastecer seu estoque de energia num ambiente tranquilo. Na ausência de um lugar quieto para onde ir, muitos introvertidos simplesmente se desligam do mundo externo.

Prefere ser boa em uma coisa do que em tudo

O caminho cerebral dominante usado pelos introvertidos é um que lhes permite concentrar-se sobre as coisas e refletir sobre elas por algum tempo; logo, eles tendem a dedicar-se a estudos intensos e a desenvolver perícias.

Muito observadora

O lado positivo de sentir-se esmagado quando há estímulos demais é que o introvertido muitas vezes tem olhar apurado para os detalhes, notando coisas que podem passar despercebidas pelas pessoas em volta. Pesquisas comprovaram que os introvertidos exibem atividade cerebral maior que a dos extrovertidos quando processam informações visuais

Enxerga mais amplamente

Descrevendo o modo de pensar dos introvertidos, Jung explicou que eles se interessam mais pelas ideias e o quadro amplo que pelos fatos e detalhes. É verdade que muitos introvertidos se destacam em tarefas detalhistas, mas com frequência eles também tendem a interessar-se por conceitos mais abstratos. Os introvertidos realmente curtem discussões abstratas.

Agora que você já conhece algumas das qualidades das pessoas introvertidas e como elas podem ser positivas em sua carreira, experimente colocá-las em prática para desenvolver outras competências comportamentais importantes.

Deixe seu Comentário!

 

Copyright: 1043246170 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stunnin+art

 

Deixe seu Comentário: