O Que é Personalidade?

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de março de 2016

Image Point. Fr/Shutterstock A personalidade indica as características pessoais de cada indivíduo, sua forma de pensar e agir?

Personalidade indica características de liderança de cada indivíduo: o perfil forte, líder nato e confiante; perfil exigente, responsável e perfeccionista; o perfil tímido que e inteligente e observador; o perfil executor, líder e eficiente; o perfil mediador, paciente e receptivo; o perfil protetor, confiável e solícito; e o perfil decidido, ativo e persistente. Para identificar a personalidade podem ser feitos testes que se constituem como ferramentas importantes para quem busca o autoconhecimento.

A personalidade possui inúmeras facetas que são consideradas uma fração da integridade dela e que interferem nas atitudes de cada pessoa. A personalidade também pode ser influenciada pela inteligência e criatividade, em que, por meio delas, começa a encontrar soluções distintas para várias coisas, existindo, nesse caso, abertura para vivenciar novas experiências. Isso evidencia a capacidade de defender os seus interesses e, principalmente, a capacidade de construir relacionamentos.

É importante enfatizar que a postura e os valores de alguém são interligados com a personalidade, pois é ela que classifica as pessoas por suas atitudes, o que a pessoa enxerga de si mesma, o bem-estar que representa, também uma linha da personalidade e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Teste de Perfil Comportamental Para Identificar a Personalidade

Fazer um mapeamento completo, por meio de uma avaliação do perfil comportamental, permite conhecer habilidades e capacidades, bem como pontos fortes e as maneiras de potencializá-los em favor do sucesso profissional e pessoal.

A avaliação com objetivos profissionais deve incluir itens como: diferenciais, talentos, capacidade de tomar decisões, estilos de liderança, níveis de autoestima, estresse, forma de reação à pressão. Desta maneira, os profissionais certos são direcionados aos departamentos em que suas competências podem ser mais bem aproveitadas.

Você é feliz?

Tão importante quanto, os testes de personalidade, também possuem extremo valor no âmbito pessoal, porque a ferramenta auxilia o indivíduo a avaliar seu estado atual e tomar decisões para alcançar as mudanças e melhorias que deseja em sua vida. Seja em questões familiares ou nos relacionamentos afetivos e interpessoais, este mapeamento favorece o reconhecimento de habilidades, pontos fortes, atitudes nocivas e crenças limitantes.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Há algum tempo, os perfis de personalidade vem sendo estudados, em 1921, Carl G. JUNG, escreveu sua primeira grande obra científica sobre o tema: “Tipos Psicológicos”, esta obra foi baseada no conceito da Psicologia Analítica, criada por ele. O estudo foi realizado a partir de sua percepção de que as pessoas possuíam diferenças individuais típicas, deste modo, ele desenvolveu a primeira forma de classificação psicológica, com base em duas atitudes (EXTROVERSÃO e INTROVERSÃO) e quatro funções da consciência (PENSAMENTO, SENTIMENTO, SENSAÇÃO e INTUIÇÃO). A combinação destas características pode gerar 8 ou até mesmo 16 tipos psicológicos básicos.

“Tipo é uma disposição geral que se observa nos indivíduos, caracterizando-os quanto a interesses, referências e habilidades. Por disposição deve-se entender o estado da psique preparada para agir ou reagir numa determinada situação.” Jung (1967: 551). “Tipo é um aspecto unilateral do desenvolvimento.”  Jung (1971a: 477)

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: