Conviver com uma pessoa poliqueixosa pode ser extremamente desafiador, pois ela está a todo o momento se queixando e, assim, deixa de dar valor para as inúmeras coisas boas ao seu redor. Algumas reclamações comuns incluem dores pelo corpo, indisposição, estresse e mais uma série de problemas. Geralmente, indivíduos que passam por isso procuram uma série de médicos e nenhum deles consegue encontrar nenhuma doença, simplesmente porque todas essas sensações se originam da mente.
Saber mais a respeito das consequências de reclamar demais é muito importante para que evite que isso aconteça contigo e, também, para que consiga ajudar uma pessoa próxima que esteja passando por essa situação. Continue acompanhando e saiba mais a respeito do comportamento dos poliqueixosos e de como lidar com ele.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

Características Comuns à Pessoa Poliqueixosa

A palavra poliqueixosa é formada por “poli”, que significa muitas, e “queixosa”, que se refere a uma pessoa que faz muitas queixas. Trata-se de uma expressão utilizada entre médicos para designar pacientes que chegam ao consultório com muitas reclamações, mas que exames não conseguem detectar nenhum problema. Normalmente, os sintomas físicos são frutos do excesso de preocupação, insegurança e negatividade, coisas que exames físicos não são capazes de identificar.
Algumas das principais características do comportamento das pessoas poliqueixosas incluem:

  • Veem sempre o lado negativo das coisas;
  • Estão sempre com algum tipo de dor pelo corpo;
  • Culpam terceiros pelo seu estado de saúde;
  • Acreditam que estão com uma doença grave;
  • Sentem falta de ar, enjoos, indisposição.

A Importância do Acolhimento

Por mais delicado que seja lidar com uma pessoa poliqueixosa, é necessário deixar claro que ela precisa de acolhimento. Dizer que tudo o que ela sente é frescura é banalizar sua dor, que pode não ter ligação com algo físico, mas que está em sua alma. Então, antes de perder a paciência, respire e pense que poderia ser você naquela situação de fragilidade, além disso, através da sua ajuda e apoio ela poderá encontrar forças para se tratar e reconquistar sua qualidade de vida.
Carinho, diálogo e incentivo para que busque ajuda especializada é tudo que uma pessoa precisa para colocar fim a esse ciclo vicioso de reclamações e negatividade. Além disso, ter a companhia de amigos e familiares que ouvem sem julgar e que a coloquem para cima, conversando sobre assuntos leves e fazendo programas divertidos, certamente fará uma grande diferença para que ela consiga dar a volta por cima.

7 Dicas Para Lidar Com uma Pessoa Poliqueixosa e Ajudá-la a Sair Desse Ciclo de Reclamações

Através das dicas a seguir você poderá lidar de maneira positiva com a pessoa poliqueixosa, evitando se deixar influenciar pela sua energia negativa dela e, também, ajudando-a a superar essa fase delicada.

1 – Mostre o Lado Positivo da Vida Dela

Se a pessoa demonstra não conseguir enxergar as coisas boas ao seu redor, mostre-as a ela. Fale sobre as qualidades que ela possui, os amigos, familiares, o trabalho e tudo aquilo que julgar importante. Mesmo que essa dose de gratidão e positividade não faça com que ela pare de se queixar, pelo menos uma semente do bem você estará plantando e, ao colocar as dicas seguintes em prática, poderá colher bons frutos.

2 – Incentive-a a Cuidar de Sua Saúde Mental

PSC

É bastante comum vermos pessoas preocupadas com dores e problemas físicos, inclusive, há um tempo atrás pouco se falava a respeito de saúde mental. Felizmente, hoje isso está mudando, porém, ainda existem pessoas que insistem em ignorar o lado emocional. Se for esse o caso, incentive o seu ente querido a adotar medidas que contemplem a mente, como tirar um momento para si, relaxar, meditar, enfim, atividades que façam com que ele se sinta bem.

3 – Apresente uma Visão de Mundo Positiva

Muitas pessoas têm uma visão negativa do mundo porque essa é a única maneira que conhecem. Nesse caso, ter alguém que apresente a elas uma forma diferente de ver as coisas é essencial para iniciar uma mudança. Isso pode ser feito através de conversas, filmes e biografias de pessoas que tenham histórias de superação, participação em ações sociais para ajudar quem precisa. Tudo isso irá inspirá-la a ver que, por mais que os problemas existam, somos capazes de superá-los.

4 – Inspire-a Através de Suas Ações

Dizem que somos uma média das cinco pessoas com as quais mais convivemos, se isso é verdadeiro ou não, é fato que alguma influência sobre nós elas possuem. Desse modo, é importante que faça a sua parte e se mostre como um exemplo positivo. Ações pequenas podem fazer uma grande diferença, como parar de reclamar, conseguir ver o lado bom dos problemas, demonstrar gratidão pelo que possui. Assim, além de fazer o bem a alguém estará fazendo o mesmo por você.

5 – Ajude-a a Encontrar Atividades Prazerosas

Pessoas que se queixam demais ficam tão presas à negatividade que acabam deixando de lado a busca pela sua satisfação. Com isso, acham que devem apenas cumprir com suas obrigações, vivendo quase que de forma automática. Ao perceber isso em alguém próximo, ajude-o a encontrar atividades que lhe sejam prazerosas, o que pode ser a prática de um esporte, um hobby ou mesmo sair para encontrar os amigos e se divertir.

6 – Ouça-a na Essência e Sem Julgar

Se a sua intenção é ajudar, procure ouvir o outro na essência, realmente dedicando a sua atenção a ele, e sem fazer julgamentos, mesmo que mentalmente. Assim, conseguirá realmente entender o lado dele e ter mais empatia, o que é essencial para que possa oferecer um apoio sincero e efetivo, que realmente faça a diferença.

Manter bons relacionamentos é um fator importante para a felicidade
Acesse nosso Termômetro e descubra como
anda sua Felicidade!

7 – Incentive-a a Buscar Ajuda

Se perceber que a situação pede uma ajuda especializada, incentive a pessoa a ir em busca dela. Ajude-a a encontrar um profissional sério e, se possível, acompanhe-a na consulta. Gestos simples como esses farão com que ela se sinta verdadeiramente acolhida, e isso certamente irá impactar positivamente no sucesso do tratamento.
Espero que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e te ajude a lidar positivamente com uma pessoa que reclama demais, auxiliando-a a sair desse ciclo negativo. Se, por acaso, é você quem está passando por isso, procure ajuda o quanto antes, tanto profissional quanto dos seus familiares e amigos. Acredite que é capaz e conseguirá superar essa fase.
 
Copyright: www.gazetaonline.com.br/