Excesso de Cansaço: 5 sinais de que o seu corpo precisa de descanso AGORA

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de junho de 2017
Profissional demonstrando excesso de cansaço no trabalho

VitaM/Shutterstock O excesso de cansaço afeta diretamente o desempenho profissional!

O excesso de cansaço é, sem dúvidas, um dos piores inimigos de uma vida produtiva e saudável. Quando chegamos ao nosso limite, por mais que tentemos, o nosso corpo e nossa mente estão tão estafados que já não respondem mais como antes. Tudo isso é resultado de uma agenda de compromissos e responsabilidades sempre lotada e que faz, tanto no aspecto pessoal como profissional, que a pessoa tenha pouco ou nenhum tempo para descansar.

Nos dias atuais, quando tudo acontece de maneira acelerada e temos que nos desdobrar para não perder o bonde, as autocobranças por resultados e as exigências externas colaboram ainda mais para que este cansaço excessivo só aumente. São os compromissos familiares, sociais e profissionais nos exigindo o tempo inteiro e fazendo com que tenhamos que nos virar em 100 para dar conta de tudo.

Neste sentido, a grande reflexão que trago e, que não podemos jamais nos esquecer, é a de que somos seres humanos e não robôs programados para fazer tudo certo, na hora certa e não errar. Na prática, isso quer dizer que não podemos negar que nos cansamos e que realmente precisamos de um tempo para recarregar as baterias. Lembre-se disso e se dê este respiro.

5 Sinais (Claros) do Excesso de Cansaço

Conheça 5 sinais do excesso de cansaço e veja como eles afetam sua saúde física e mental:

Indisposição

Levantar, todos os dias, cansado e, ao mínimo esforço, sentir como se tivesse carregado uma tonelada é uma das consequências mais comuns do excesso de atividades. Esta indisposição é sinal de que seu corpo clama por um tempo para se recompor e recarregar suas energias. Estar sempre indisposto também pode ser reflexo de tudo isso aliado à negligência alimentar, uma vez que a falta de nutrientes adequados reforça ainda mais o excesso de cansaço.

Baixa Produtividade

Quando você está cansado demais é natural que a sua produtividade baixe e que o seu entusiasmo para fazer suas atividades não seja o mesmo de antes. Como reflexo disso você demora mais do que o normal para cumprir uma demanda simples, reluta em fazer determinadas atividades, como seus exercícios ou compromissos sociais e familiares, por exemplo, o que diminui também sua efetividade profissional e pessoal e afeta seu ritmo de trabalho e vida.

Insônia ou Excesso de Sono

Dormir mal, ter dificuldades para pegar no sono ou ainda ficar o tempo todo sonolento e sem querer sair da cama: são sinais claros de que o seu cansaço está afetando seu sistema como um todo. O sono tem o papel de reparação, ou seja, de renovar as células e as nossas energias. Quando sua qualidade baixa, as noites são mais longas, o sono não é reparador e seu cansaço só aumenta. Fique atento a estes sinais!

Dificuldade de Concentração

Quando o excesso de cansaço toma conta, nossa concentração tende a ir pelo ralo, uma vez que estas estafas física e mental causam enorme desequilíbrio e prejudica também o nosso cérebro, que repleto de informações e preocupações, tem bem mais dificuldade para se concentrar em nossas demandas do dia a dia do que em condições normais.

Irritação

A labilidade emocional, ou seja, as alterações de humor são mais um sintoma do cansaço em excesso, uma vez que por não descansar, dormir bem, estar menos motivada e produtiva, a pessoa acaba também ficando mais irritável com as situações do dia a dia e reagindo de forma mais agressiva. Isso acaba prejudicando suas relações interpessoais e também afetando seu humor.

Dicas Para Lidar com o Cansaço Excessivo

Seu corpo fala e você já sabe bem disso. Portanto, não se cobre tanto ou assuma mais compromissos do que aqueles que consegue arcar. Lembre-se que mesmo tendo suas responsabilidades, que você é um ser humano e que seu corpo e sua mente precisam ser preservados para não pifarem. Isso quer dizer você precisa encontrar um equilíbrio e dar-se um tempo para descansar, relaxar, recarregar suas baterias ou simplesmente não fazer nada.

Experimente fazer esta mudança, ainda que aos poucos, e reserve em sua agenda um tempo para você. Experimente chegar mais cedo em casa, tomar um banho reparador, fazer atividades relaxantes e incorporar ao seu dia a dia momentos seus, onde possa descansar seu corpo e a sua mente e recobrar suas energias. Faça isso e sinta sua qualidade de vida mudar.

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