O tempo é um dos bens mais preciosos que temos e, por isso, devemos utilizá-lo com sabedoria porque, uma vez desperdiçado, não pode ser recuperado. A tríade do tempo é um método bastante conhecido para gerenciá-lo com eficácia e, assim, se tornar uma pessoa mais produtiva, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Continue acompanhando e saiba como utilizar essa metodologia em seu dia a dia.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Como a Tríade do Tempo Funciona?

O nome tríade do tempo é utilizado porque o método consiste em classificar os seus compromissos em três categorias diferentes, que são: importante, urgente e circunstancial. Essa classificação dos itens da sua lista de atividades é essencial para que utilize cada instante do seu dia com sabedoria e evite se ocupar com coisas que não possuem relevância e servem apenas para atrapalhar a sua produtividade.

Veja, a seguir, o que significa cada uma das três classificações da tríade do tempo.

Importante: são atividades que fazem você se aproximar dos seus objetivos e daquilo que acredita, por isso, dão uma sensação de satisfação ao serem realizadas. Elas têm tempo para acontecer e você já começa sabendo que, se seguir o seu planejamento, conseguirá concluí-las. Aqui, se encaixam projetos profissionais em geral, atividades físicas, lazer, trabalhos voluntários, entre outros.  

Urgente: as tarefas urgentes são aquelas que possuem pouco tempo para serem realizadas ou quando o tempo já se esgotou. Existem casos em que elas aparecem de maneira inesperada, em cima da hora, ou podem ser, também, fruto de procrastinação, o que faz com que atividades que eram importantes se transformem em urgências.

PSC

Circunstancial: a última classificação se refere às atividades que não agregam e que fazem com que desperdice o seu tempo. Diferente das tarefas importantes, essas não te aproximam dos seus objetivos e podem até fazer com que se afaste deles. Alguns exemplos incluem: ir a eventos por obrigação, responder e-mails e mensagens sem importância, situações que aceita apenas para ser educado, entre outros.

Dicas de Como Usar a Tríade do Tempo na Prática

Se deseja ser um profissional produtivo, organizado e levar isso também para a sua vida pessoal, coloque as dicas a seguir em prática e veja como passará a usar o seu tempo de forma mais inteligente e eficaz.

1 – Analise a Forma Com a Qual Usa o Seu Tempo Atualmente

O primeiro passo para realizar qualquer tipo de mudança em sua vida é analisar como está vivendo atualmente. Nesse sentido, veja como as suas atividades se encaixam nas classificações da tríade do tempo, como, por exemplo, se a maior parte delas é importante, urgente ou circunstancial. O ideal é que a esfera das tarefas importantes seja maior do que as demais, pois esse é um sinal de que está dando maior atenção ao que realmente importa. Porém, caso perceba que as outras esferas estão maiores, acalme-se, pois você pode reverter essa situação.

2 – Saiba Exatamente o Que Deseja Para a Sua Vida

Depois de identificar o seu estado atual, chega o momento de descobrir qual é o seu estado desejado, ou seja, as coisas que deseja realizar em sua vida. Pense nos seus objetivos, nas coisas que considera importantes, enfim, eleja as suas prioridades. Todas essas informações irão te ajudar a tomar decisões em relação à forma com a qual utiliza o seu tempo. Portanto, reflita com calma para chegar às suas próprias conclusões, sem pressões externas.

3 – Identifique as Mudanças Necessárias

Agora que você já sabe onde está e onde deseja chegar, é necessário que identifique as mudanças que precisa realizar para alcançar os seus objetivos. Lembre-se que para construir hábitos é necessário ter constância, ou seja, persistir. Além disso, evite querer mudar tudo de uma vez, o ideal é começar aos poucos para que se acostume gradativamente com a nova rotina. Assim, logo perceberá que está agindo naturalmente de maneira mais organizada e utilizando o seu tempo com sabedoria.

4 – Organize-se Para Colocar as Mudanças em Prática

Toda mudança requer organização e, quando se trata de gestão do tempo, torna-se ainda mais necessário adotar determinadas medidas. Acertar os horários que se deita para dormir, acorda, sai para o trabalho e realiza diversas outras atividades é fundamental. E, para evitar sobrecarregar a sua memória com tantas informações, o ideal é registrar tudo isso em um aplicativo ou mesmo agenda tradicional, se preferir, o importante é eleger um método que se encaixe na sua rotina.

5 – Mantenha o Foco nos Seus Objetivos

Quando você vai fazer uma viagem, está a todo o momento pensando no local em que deseja chegar, certo? É esse pensamento que faz com que escolha caminhos que te aproximem do destino em questão. Na vida, é necessário agir da mesma maneira, para que faça escolhas considerando quais são os seus objetivos. Assim, poderá descartar todas as coisas que forem desnecessárias e optar por aquelas que realmente forem agregar à sua jornada.

6 – Saiba Dizer “Não” Quando Necessário

Uma das ferramentas mais poderosas para eliminar grande parte das tarefas circunstanciais da sua vida é saber dizer “não”. Muitas pessoas sentem medo de rejeitar determinados pedidos ou convites e, com isso, acabam contrariando a si mesmas, aceitando coisas que não gostariam de fazer. Tenha sempre em mente que aqueles que gostam de ti de verdade saberão respeitar as suas decisões, portanto, tenha coragem de mostrar a sua verdadeira essência, porque é esse o caminho para a felicidade.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

7 – Busque Sempre Melhorar

Mesmo depois de realizar todas as mudanças necessárias e fazer com que a sua esfera de tarefas importantes se torne maior do que as demais, é necessário sempre se observar, para que identifique pontos a serem trabalhados e melhorados. Afinal, a vida está em constante transformação e é preciso desenvolver a autoconsciência para que se mantenha sempre no caminho do crescimento e da evolução.

Você já conhecia a tríade do tempo ou utiliza algum outro método para organizar os seus compromissos? Deixe o seu comentário compartilhando sua experiência comigo e, ainda não usa nenhum tipo de ferramenta, comece hoje mesmo. Como bem disse o poeta Victor Hugo, a vida já é relativamente curta e pode se tornar ainda mais se não soubermos utilizar o tempo que possuímos com sabedoria. Pense nisso!

Copyright: 685341295 – https://www.shutterstock.com/pt/g/taunt