Você sabe o que é paralisia do sono ou já ouviu algo a respeito? Saiba que se trata de um distúrbio bastante comum e que pode comprometer a qualidade do descanso ao qual todos necessitam. Afinal, dormir é uma necessidade fisiológica do ser humano, pois precisamos de algumas horas de relaxamento para repor as energias e nos prepararmos para um novo dia. Por isso, se atentar para a qualidade do sono é essencial para viver de forma saudável e equilibrada.

Entenda o Que é a Paralisia do Sono

A paralisia do sono é um distúrbio que faz com que uma pessoa acorde parcialmente, conseguindo ter consciência e enxergar o ambiente ao seu redor, mas sem poder se mexer, o que pode causar uma grande sensação de desespero. Essa paralisia dura apenas alguns segundos, entretanto, é o suficiente para comprometer a qualidade do descanso de uma pessoa, pois pode fazer com que ela comece a sentir medo de dormir e passar por aquela experiência novamente.

O problema ocorre quando se está em um estado limítrofe entre o sono e a consciência, como quando se está adormecendo ou acordando. Ainda não há um consenso entre especialistas sobre a causa dessa perda temporária de controle muscular. Uma das teorias mais aceitas é que isso acontece quando se desperta durante o chamado REM, a fase do sono em que os sonhos acontecem e os músculos ficam paralisados, talvez como uma tentativa de proteção contra eventuais movimentos inconscientes.

Informações Importantes Sobre a Paralisia do Sono

Para entender mais a respeito da paralisia do sono, confira algumas informações importante a respeito desse distúrbio.

  • Pessoas que sofrem com a paralisia do sono podem ter pesadelos bastante realistas;
  • Apesar de durar apenas alguns segundos, para aquele que está experimentando a paralisia o momento parece ser muito mais longo;
  • Pode acontecer tanto com homens quanto mulheres, de adolescentes a adultos;
  • Aqueles que passam muitas horas sem dormir estão mais sujeitos a ter paralisia do sono;
  • O estresse também pode ser um agravante;
  • Pode ser um sintoma ligado a outros distúrbios, como apneia do sono, distúrbio dos movimentos periódicos dos membros e narcolepsia.

A paralisia do sono, por si só, não causa nenhum tipo de dano à saúde. Contudo, por conta dela, muitas pessoas adquirem um verdadeiro pânico do ato de dormir, o que pode levá-las a recorrer a substâncias estimulantes para se manterem acordadas ou sofrerem de insônia. Isso é altamente prejudicial, afinal, como disse no início, o sono é uma necessidade de todo ser humano.

Se você tiver casos de paralisia do sono mais do que algumas vezes durante um ano e isso começar a afetar a sua qualidade de vida, procure ajuda médica o quanto antes. Assim, será possível verificar a existência de outros distúrbios, a fim de realizar o tratamento adequado e adotar hábitos que também irão ajudar a evitar o problema.

Dicas Poderosas Para Ter Noites de Sono de Qualidade

PSC

Independente de já ter experimentado ou não episódios de paralisia do sono, adotar medidas para ter um repouso de qualidade é um cuidado essencial para se sentir disposto no dia seguinte e, também, ter qualidade de vida. Coloque as dicas a seguir em prática e tenha noites de sono verdadeiramente reparadoras.

1 – Tenha uma Rotina

Se deitar cada dia em um horário diferente pode fazer com que a sua mente tenha problemas para se desligar. Dessa maneira, é importante que defina uma rotina de horários para dormir e acordar, pelo menos nos dias úteis. Essa medida, além de permitir que tenha uma vida mais organizada, irá ajudar a evitar a insônia e fará com que o seu descanso seja realmente reparador.

2 – Crie um Ambiente Aconchegante

Tentar dormir em um ambiente barulhento, desconfortável e cheio de luz apenas fará com que a sua mente demore mais tempo para relaxar, sem contar que tudo isso irá comprometer a qualidade do seu sono. Nesse sentido, é muito importante fazer do seu quarto um lugar aconchegante, silencioso, com colchão e travesseiro confortáveis, cortina que bloqueie a luz externa, além de uma temperatura agradável. Assim poderá desfrutar do seu descanso da forma como merece.

3 – Faça Refeições Leves no Jantar

Ingerir alimentos gordurosos ou cheios de açúcar horas antes de dormir pode causar insônia. A melhor medida para evitar esse problema é fazendo refeições mais leves no jantar, dando preferência para saladas, sopas e carnes magras. Além de ser bom para o sono, estará fazendo um bem para a sua saúde, já que uma alimentação de qualidade é essencial para viver bem.

4 – Exercite-se Diariamente

Praticar pelo menos 30 minutos diários de exercícios físicos irá ajudar a regular o seu sono. Entretanto, é importante que a prática não aconteça logo antes de dormir, o ideal é que haja, pelo menos, um intervalo de quatro horas entre a atividade e o descanso. Vale lembrar que é essencial consultar um médico antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício, a fim de minimizar os riscos e aumentar os benefícios.

5 – Evite Cafeína e Outras Substâncias Estimulantes

A ingestão de cafeína, refrigerantes a base de cola e energéticos deve ser evitada pelo menos por oito horas antes de dormir. Isso é necessário para evitar que o sono demore demais para chegar e também que tenha a sua qualidade comprometida. Outro tipo de substância que deve ser evitada é a nicotina presente nos cigarros, nesse caso, é importante repensar esse hábito em qualquer hora do dia, visto que é algo prejudicial para a saúde de uma forma geral.

Nós não somos como máquinas e não possuímos um botão para nos desligarmos e pegarmos no sono. Por isso, é muito importante começar a desacelerar cerca de 30 minutos antes de dormir. Desligue o celular e a TV, leia um livro se desejar e se permita relaxar e ir se desligando aos poucos. Assim, o corpo e a mente saberão que é hora do descanso, o que fará com que logo adormeça.

Voltando a falar a respeito da paralisia do sono, trata-se é um problema que pode trazer diversos incômodos para quem o experimenta. Portanto, se isso acontecer contigo, procure ajuda médica o quanto antes. Todos têm direito a um descanso tranquilo e de qualidade no final do dia e com você não é diferente. Lembre-se sempre que dormir é se revigorar para viver um novo dia cheio de possibilidades.

 

Copyright: 635998724 – https://www.shutterstock.com/pt/g/belchonock