Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa ativa? Saiba que se movimentar e praticar exercícios físicos com frequência é muito importante para preservar a sua saúde, tanto física quanto mental. E você não precisa ser um atleta para isso, pois atividades mais simples, como a caminhada, também podem te proporcionar inúmeros benefícios. Caminhar faz bem e é algo que você pode fazer todos os dias, ao ar livre, sem a necessidade de pagar uma academia, por exemplo.

Pessoas que têm uma vida corrida podem se valer da caminhada para irem de um lugar ao outro e, assim, se exercitarem enquanto cumprem com seus compromissos. Se você não tem o costume de andar a pé, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo para descobrir mais a respeito dos benefícios que essa atividade tão simples pode te proporcionar.

Caminhar Faz Bem Para o Corpo e a Mente

Caminhar é um exercício gratuito e democrático, pois pode ser realizado por pessoas de todas as idades, de jovens a idosos. Dedicar alguns minutos do seu dia para andar e se movimentar pode te proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Antes de começar, uma boa dica é procurar um médico para fazer uma avaliação física e saber se está apto a começar este exercício.

Liberado por seu médico; veja algumas boas razões para incluir a caminhada diária em sua rotina e conheça também quais são os principais benefícios de caminhar.

1 – Melhora o Humor

Depois de ter um dia estressante de trabalho, ao invés de ir para casa e ficar remoendo todos aqueles sentimentos ruins, vá caminhar. Enquanto se movimenta, seu cérebro aumenta a produção dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, o que faz com que o estresse vá embora e o seu humor fique melhor.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma
vida mais leve e feliz!

2 – Estimula a Criatividade

PSC

Quando você precisa ter uma ideia criativa, ficar trancado no escritório forçando a mente para que ela apareça não é uma boa saída. Nesse caso, o melhor a fazer é sair para caminhar. Assim, seu cérebro irá relaxar e, então, sua ideia brilhante poderá surgir de forma natural, sem nenhum tipo de pressão.

3 – Ajuda a Perder Peso

Apesar de ser uma atividade mais leve, caminhar também ajuda no controle do peso corporal, mas, claro, se associada a uma alimentação saudável. Inclusive é uma ótima opção para quem quer deixar o sedentarismo para trás e começar a se exercitar.

4 – Reduz o Risco de Doenças

Caminhar durante trinta minutos todos os dias é capaz de auxiliar na redução dos riscos de uma série de doenças, como as degenerativas, o diabetes, pressão alta, problemas cardiovasculares, entre outras. Por todos esses motivos é uma atividade bastante recomendada para idosos.

5 – Fortalece os Ossos e as Articulações

A caminhada diária auxilia na estimulação dos ossos, aumentando sua densidade. Além disso, também traz benefícios para as articulações, tornando-as mais fortes. Nesse sentido, a atividade ajuda na prevenção de problemas como a osteoporose e a artrite. Inclusive é recomendada por muitos médicos como complemento do tratamento dessas doenças.

6 – Prepara Para Exercícios Mais Intensos

Uma pessoa acostumada a uma rotina sedentária pode utilizar a caminhada como uma opção para começar a se movimentar e, assim, se preparar para praticar exercícios mais intensos. Aumentar o ritmo aos poucos é fundamental para dar tempo para que o corpo se acostume a se movimentar e, assim, prevenir lesões.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Ajuda a Relaxar a Mente

Enquanto caminha, observe o mundo ao seu redor, as pessoas, as construções, paisagens, os carros passando. Concentrar-se em elementos externos é uma ótima maneira de relaxar a mente e obter novas perspectivas em relação à vida. Faça desse um momento só seu, em que possa deixar os seus pensamentos fluírem livremente.

Dicas Para Começar a Caminhar

Se você está sentindo vontade de começar a caminhar, depois de fazer uma avaliação médica e saber que está tudo certo, apenas comece e faça isso ainda hoje se possível. Não deixe para amanhã a sua busca por bem-estar, saúde e qualidade de vida. Confira, a seguir, dicas para começar.

Defina uma rotina: disciplina e organização são essenciais para que a atividade realmente se torne parte do seu dia a dia. Então, verifique quais são os dias e horários em que poderá caminhar e siga à risca essa programação.

Comece devagar: não adianta querer caminhar por vários quilômetros logo no primeiro dia. É fundamental que respeite os limites do seu corpo e permita que ele se acostume com a nova atividade aos poucos. Por isso, comece caminhando por trechos mais curtos e vá aumentando gradativamente.

Vá com ou sem companhia: ter alguém com quem caminhar pode ser bastante agradável e motivador, contudo, evite depender de outra pessoa para isso. Se desejar, convide alguém para ir com você, mas vá mesmo que o convite não seja aceito.

Ouça música: os fones de ouvido podem ser uma ótima companhia para as suas caminhadas. Escolha uma playlist com suas músicas preferidas e torne esse momento ainda mais agradável. Apenas tome cuidado se for andar por vias em que há trânsito, pois zelar pela sua segurança é primordial.

Faça alongamentos: antes de sair para caminhar, faça exercícios de alongamento. Eles irão ajudar a preparar o seu corpo para se movimentar e, assim, reduzir o risco de lesões.

Controle sua respiração: deixar de controlar sua respiração enquanto caminha pode fazer com que se canse mais rapidamente. Então, atente-se para a forma com a qual está inspirando e liberando o ar do seu corpo. Uma forma interessante de fazer isso é sincronizando seus passos com a respiração, assim ficará mais fácil manter o controle.

Use roupas e calçados adequados: para que consiga se movimentar livremente, é importante que utilize roupas de tecidos leves e maleáveis. Um tênis confortável também é essencial para manter os seus pés confortáveis e reduzir os impactos.

Consulte um médico: se está vivendo de forma sedentária há muito tempo, tem mais de 60 anos, pressão alta, diabetes, problemas nas articulações ou qualquer outra dificuldade ressalto que é de grande importância que consulte um médico antes de começar a caminhar. Assim, ele poderá dar as orientações necessárias para que a atividade traga apenas benefícios e não complicações.

Espero que este artigo tenha te inspirado a cuidar mais de si e buscar atividades como a caminhada, que promovem a sua saúde e o seu bem-estar físico, emocional e mental. Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para que mais pessoas se inspirem a buscar ter mais qualidade de vida e, assim, sejam mais saudáveis e felizes.

Copyright: 789124333 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bignai