Você já ouviu falar em ganância? Ou talvez já tenha até mesmo usado essa palavra a respeito de alguém? A ganância é uma característica comportamental bastante problemática para qualquer pessoa — tanto as que a possuem, quanto as que com elas convivem. No entanto, o tema pode ser um pouco confuso, já que muitas pessoas confundem ganância com ambição, que são fatores bem diferentes entre si.

Neste artigo, explicaremos qual é o conceito de ganância, quais são as consequências desse tipo de comportamento e como transformar essa atitude negativa em algo saudável e edificante.

O que é a ganância?

A ganância consiste num desejo muito intenso para possuir coisas, geralmente mais do que é necessário ou merecido, podendo ser: dinheiro, bens materiais, relacionamentos, poder, altos cargos, entre outros.

O problema da ganância, porém, não está exatamente no querer, mas naquilo que a pessoa é capaz de fazer para obter o que almeja. Pessoas gananciosas são egoístas e não se incomodam em prejudicar alguém ou em recorrer a meios ilícitos para alcançar seus objetivos. A frase “os fins justificam os meios” é levada ao extremo por pessoas com essa característica, mas de uma forma completamente negativa.

Por este motivo, a ganância pode ser entendida como um sinônimo de avareza e mesquinhez, em que a posse é buscada acima de tudo e todos. Quando esse comportamento é alimentado com frequência, pode tornar-se uma verdadeira obsessão, bastante autodestrutiva. O desejo de satisfazer a si mesmo com cada vez mais intensidade pode ser fonte de profunda infelicidade.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Quais são as consequências de um comportamento ganancioso?

PSC

A ganância pode destruir a vida de alguém, pois o indivíduo não é capaz de lidar com as frustrações da vida. Muitas vezes, essa incapacidade leva pessoas a cometer delitos e a prejudicar outras pessoas. Confira as 4 principais consequências da ganância:

1. Apego às posses

A ganância nos torna materialistas. É claro que todos nós precisamos de bens materiais para viver — alimentos, casa, roupas, carro, celulares etc. Não há nada de errado em lutar para conquistar essas coisas. O problema acontece quando as pessoas depositam toda a sua noção de felicidade exclusivamente nesses itens.

Quando isso acontece, elas sentem que só serão felizes quando forem materialmente e financeiramente abundantes. Por isso, essas pessoas focam muito mais naquilo que falta do que naquilo que já possuem, tornando-se indivíduos frustrados.

Além disso, a inveja é muito comum em pessoas gananciosas, dado que cobiçam aquilo que o outro possui, já que se consideram menos felizes do que ele. Segundo muitas tradições religiosas, esse desejo acentuado é pecaminoso. No Budismo, por exemplo, é defendida a ideia de que a raiz de toda infelicidade está no desejo, sobretudo material.

2. Insatisfação constante

Se a pessoa gananciosa deposita a sua ideia de felicidade na satisfação de seus desejos pessoais, isso quer dizer que ela será feliz quando ganhar dinheiro, quando encontrar o parceiro dos sonhos, quando comprar a casa desejada, quando adquirir o carro do ano ou quando conquistar o cargo da presidência da empresa, certo?

Errado. A pessoa gananciosa entra numa espécie de círculo vicioso. O prazer de conquistar algo automaticamente se converte num novo desejo de conquistar mais e mais. Se o ganancioso conquistou uma mulher, ele logo desejará outra. Se ganhou 10 mil reais, logo desejará 20 mil. Se tornou-se coordenador, em breve desejará ser diretor.

Como citamos anteriormente, toda pessoa gananciosa foca naquilo que falta, e não naquilo que já possui. Por isso, não importa quantas coisas ela já tenha conquistado, ela sempre desejará mais e mais. Por isso, enquanto ela não quebrar esse padrão comportamental, jamais será verdadeiramente feliz.

3. Ingratidão

Essa insatisfação constante torna os indivíduos frustrados, tristes e ingratos. A ganância deixa as pessoas “cegas” quanto a tudo aquilo que elas já adquiriram em suas vidas.

Por exemplo: o indivíduo está obcecado com a ideia de ser presidente da empresa em que trabalha e, por conta dessa obsessão, nem percebe quantas coisas ele já conquistou: um bom emprego, uma boa fonte de renda, uma família feliz, uma rede de amigos confiáveis, uma casa bacana, um carro confortável, saúde física e mental, viagens incríveis, nada disso é reconhecido.

Pessoas gananciosas sempre projetam a felicidade para um momento futuro, manifestando ingratidão com sua realidade atual. Não valorizam os bens e as pessoas que estão ao seu redor, percebendo sua importância apenas quando as perdem. Além disso, esse materialismo excessivo distancia esses indivíduos de valores humanos, como a humildade, a amizade, a espiritualidade, a caridade e o altruísmo.

4. Bloqueio no desenvolvimento pessoal

Frequentemente, o comportamento ganancioso é, na verdade, um sinal de que o indivíduo apresenta alguma carência não resolvida. Alguém muito apegado ao dinheiro, ao poder e aos bens materiais pode esconder uma carência de afeto, de amizade, de amor ou de boas relações familiares, por exemplo.

Em vez de trabalhar no sentido de resolver essa carência, o indivíduo canaliza essa frustração e tenta compensá-la por meio de pposses, dinheiro, sexo, poder, entre outros itens de caráter mais material. Com essas falsas compensações, a pessoa deixa de trabalhar as questões internas que verdadeiramente estão lhe causando essa ambição desmedida.

Por mais que a obtenção desses bens materiais produza uma sensação de prazer, ela é sempre momentânea, já que não resolve o verdadeiro vazio emocional que aquele indivíduo vive. Por isso, é importante que essas pessoas façam um acompanhamento psicológico para trabalhar essas questões íntimas de modo transformador, deixando de depositar sua felicidade em itens superficiais.

Qual a diferença entre ganância e ambição?

Essas duas palavras aparecem quase sempre nos mesmos contextos, mas nunca podem ser tomadas como sinônimos. Como citamos no início do artigo, não há nada de errado em desejar ter uma vida melhor, em crescer na carreira, em prosperar financeiramente, em conquistar a pessoa amada. De fato, precisamos desses itens para que nos desenvolvamos pessoal e profissionalmente.

A ambição é essa força positiva que nos motiva a alcançar nossos objetivos e a realizar nossos sonhos. No entanto, uma pessoa ambiciosa não se sente infeliz por ainda não ter conquistado o que deseja. Ela sabe que pode melhorar sua vida e vai se esforçar para tal, mas nem por isso deixa de agradecer e de valorizar o que já possui. Além disso, uma pessoa ambiciosa deseja crescer por seus próprios méritos, sem desejar o que é do outro e sem prejudicar ninguém para consegui-lo.

A ganância, por sua vez, é uma ambição excessiva e egoísta, em que o indivíduo nunca se dá por satisfeito e não vê problemas em prejudicar outras pessoas para obter o que almeja. É um comportamento negativo e destrutivo que, ao contrário da ambição, apenas deixa o indivíduo cada vez mais longe da felicidade.

É possível perceber que a ganância é um comportamento a ser combatido, pois nos afasta da realização pessoal, não importa quantas coisas conquistemos. Precisamos ser ambiciosos, mas sem que sejamos ingratos, materialistas e constantemente insatisfeitos. Desejar uma vida melhor no futuro não significa que sejamos infelizes no aqui e agora.

Que a reflexão acima te ajude a canalizar suas forças pessoais de uma forma edificante para a construção de uma vida plena e feliz. Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário no espaço abaixo e compartilhe-o com todos os seus amigos, familiares, colegas e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo.