O altruísmo é uma característica daqueles que se preocupam com o bem-estar dos outros e o fazem sem nenhum interesse de receber algo em troca, apenas por desejarem fazer o bem. Entender o que é uma pessoa altruísta é importante para perceber o quanto esse perfil é necessário para promover mudanças positivas no mundo. Você tem o poder de modificar centenas de vidas no decorrer de toda a sua existência. Não acredita? Então te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo enquanto reflete sobre o assunto.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

O Que é uma Pessoa Altruísta e Qual o Seu Poder de Transformação?

Embora pareça bastante simples, o conceito de altruísmo é bastante confundido. Ser uma pessoa altruísta é, acima de tudo, desejar fazer o bem para o próximo mesmo que, para isso, precise sacrificar seus próprios desejos. Um ponto chave é que esse bem a ser feito deve ser de acordo com o ponto de vista de quem irá receber os benefícios do seu ato e não o seu. Nesse sentido, querer fazer X para alguém que precisa de Y não é um ato de altruísmo, mas sim de egoísmo, pois estará colocando as suas vontades na frente de tudo.

Por falar em egoísmo, esse sentimento tão nocivo e limitante, é importante dizer que ele é o oposto do altruísmo, pois se refere aos indivíduos que colocam as suas vontades acima de tudo e de todos. Então, ao contrário dele, o altruísmo é capaz de levar as pessoas a irem além e expandirem os seus horizontes. Quem faz o bem aos outros sente o impacto positivo disso em sua vida, além de ter muito mais força e motivação para se tornar cada vez melhor para si e para o mundo.

É necessário deixar claro que, para fazer a diferença na vida dos outros através de atitudes altruístas, não é necessário ter um alto poder aquisitivo. Cada um pode promover transformações extraordinárias de acordo com suas possibilidades, dentro da sua profissão, na cidade em que vive, nas relações pessoais. Gestos e palavras considerados simples por muitos têm mais poder do que você possa imaginar, o importante é ter sempre a intenção positiva de fazer o bem.

7 Dicas Para Ser Uma Pessoa Altruísta

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se preocupa com as pessoas que convivem contigo? Seja no trabalho, na família, entre amigos ou na vizinhança, sempre é possível fazer a diferença na vida de alguém através do desejo genuíno de ajudar. Confira dicas poderosas que como fazer do altruísmo o seu lema de vida.

1 – Conheça as Pessoas Com as Quais Convive na Essência

PSC

Como é a sua relação com a realidade no qual está inserido? Você se envolve com as questões da comunidade em que vive e na empresa em que trabalha, conhece as dores dos seus familiares e amigos? Buscar conhecer na essência as pessoas com as quais convive irá proporcionar, além de uma relação mais próxima, a possibilidade de saber como ajudá-las e fazer a diferença na vida delas.

2 – Tenha Empatia

A empatia é uma característica fundamental de um indivíduo altruísta, pois é através dela que irá adquirir uma visão que enxerga e considera as necessidades do outro, colocando-se no lugar dele. Ao adotar uma postura empática, conseguirá agir sempre pensando no bem-estar daqueles que deseja ajudar, sem fazer julgamentos, apenas com a intenção de promover o bem.

3 – Seja Altruísta no Dia a Dia

O altruísmo não se refere apenas a promover grandes eventos e fazer grandes doações. Como disse anteriormente, é perfeitamente possível ser altruísta sem ter um alto poder aquisitivo. Nesse sentido, busque realizar pequenos gestos de gentileza no seu dia a dia, como ajudar uma pessoa idosa a carregar suas sacolas ou atravessar a rua, dar carona para um vizinho, fornecer informações para desconhecidos, ceder o seu lugar no ônibus para uma gestante. São atitudes simples que podem ajudar a transformar o dia de alguém.

4 – Exerça o Perdão e Elimine o Rancor da Sua Vida

Altruísmo não combina com mágoas e rancores, então é importante eliminar esses sentimentos da sua vida, pois eles apenas servem para te fazer mal. É natural que perca a confiança em alguém que te decepcionou, entretanto, por mais que a relação não possa voltar a ser a mesma, perdoe. Escolha conservar apenas sentimentos positivos, que te façam se sentir bem e devolver isso para o universo através de ações altruístas.

5 – Amplie Sua Rede de Ajuda

Mesmo que já seja conhecido como alguém que gosta de ajudar as pessoas próximas, como amigos, familiares e colegas de trabalho, procure expandir os seus horizontes. Quanto mais indivíduos atingir, mais impactantes e transformadoras serão as suas ações. As formas de conseguir isso são muitas, como, por exemplo, se unir a uma Organização Não Governamental, conhecidas como ONGs, a uma igreja ou mesmo criar um grupo na sua comunidade com um objetivo em comum, como ajudar moradores de rua, crianças, animais, idosos ou qualquer outro nicho que julgar necessário.

6 – Tenha Satisfação em Ver Outras Pessoas Felizes

A principal motivação para realizar gestos altruístas é se alegrar ao ver que as suas ações podem fazer outras pessoas felizes. Então, tenha sempre isso como o seu lema de vida: fazer o bem sem desejar recompensas ou reconhecimento por isso. Faça do altruísmo é um círculo virtuoso em sua vida, de forma que, quanto mais ajudar e se alegrar ao ver o resultado de suas atitudes, mais terá vontade de continuar agindo e fazendo o bem.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Mantenha Sempre o Equilíbrio em Suas Ações

Por mais que seja importante adotar uma postura altruísta e considerar as necessidades das outras pessoas, não se esqueça de cuidar de si e da sua família. Ajude, faça o bem, transforme vidas, mas sempre de forma equilibrada, sem doar mais do que pode e chegar a comprometer o seu sustento. Lembre-se sempre que cada indivíduo é único e especial, incluindo você. Então, cuide-se com o mesmo carinho que dedica a aqueles que ajuda.

Espero que este artigo te inspire a adotar o altruísmo em sua vida, para que plante o bem onde for, pois é de pessoas assim que o mundo precisa. Então, busque fazer a sua parte e tenho a certeza de que será recompensado de diversas maneiras por isso. O universo nos devolve exatamente o que emanamos. Aqueles que espalham a luz se beneficiam por ter sua vida iluminada pelo amor e pela gratidão. Doe o seu melhor!