Fazer um pedido de casamento é fazer um convite para a pessoa que ama para compartilhar toda a vida contigo. É realmente um momento muito especial na vida de um casal. Entretanto, é preciso refletir antes de dar esse passo, para evitar que a afobação te leve a apressar as coisas. Então, se está planejando fazer uma surpresa para a pessoa amada, te convido a pensar em pouco melhor, para que tome uma decisão com confiança e evite meter os pés pelas mãos.

Existe Hora Certa Para Fazer o Pedido de Casamento?

Assim como tudo na vida, não existem receitas e metodologias prontas para tomar uma decisão em relação à hora certa para dar esse passo e fazer um pedido de casamento. É preciso que cada um reflita de acordo com a sua realidade, com os seus valores e objetivos. Assim, conseguirá chegar à melhor resposta para a sua vida e da pessoa que ama.

No passado, o pedido de casamento era uma obrigação, havia uma faixa etária em que as moças e rapazes deveriam se casar e seguir uma série de regras. Hoje, isso ficou para trás e os casais ficaram livres para escolherem o melhor momento. Inclusive, antes, esse pedido apenas podia ser feito pelo homem, já atualmente, embora ainda seja mais comum que isso parta deles, existem mulheres que optam por fazerem o pedido e surpreenderem o seu par.

Conheça a metodologia certa para alcançar suas metas e objetivos!
Clique aqui e mergulhe mais profundamente o Mundo do Coaching!

Aspectos a Considerar Antes de Fazer um Pedido de Casamento

Para chegar à resposta sobre se é a hora certa para você se casar, existem alguns pontos importantes a serem considerados, como os que verá a seguir.

Maturidade do relacionamento – é fundamental que pense em como está o relacionamento, se vocês se dão bem e se conseguem se entender. É claro que desentendimentos são naturais, porém, quando são uma constante, o melhor a fazer é buscar entender e solucionar essas questões antes de tornar a relação ainda mais séria.

PSC

Aspectos financeiros por mais que o amor seja essencial em um casamento, também é necessário considerar questões práticas, já que um casamento envolve mudanças significativas na vida e que impactam a área financeira. Será preciso pensar em onde irão morar, se irão alugar ou comprar um imóvel, em como irão se manter e assim por diante. Isso sem contar se desejarem fazer uma festa para celebrar a união, que é algo que também tem um custo e precisa ser considerado.

Se possuem expectativas compatíveisé natural que casais de namorados conversem sobre planos e o que desejam para o futuro. E, para se casar com uma pessoa, é essencial que os planos dela sejam compatíveis com os seus, para que ninguém se frustre e isso acabe abalando a relação. Alguns aspectos a serem considerados envolvem ter o desejo ou não de ter filhos, querer ou não se casar e tudo que puder impactar na vida de ambos.

Se um conhece o outro o suficiente como disse anteriormente, não existe uma resposta certa sobre a hora certa para se casar, assim como não há um tempo de namoro predefinido para tal. Contudo, é interessante que estejam juntos tempo o suficiente para se conhecerem bem e terem certeza de que é essa é a pessoa com quem desejam compartilhar a vida.

A Importância de Conversar Com a Pessoa Amada Antes de Fazer o Pedido de Casamento

Por mais que tenha planos de fazer uma surpresa e fazer do momento do pedido algo inesquecível para você e o seu par, é importante que conversem sobre o assunto. Assim, conseguirá sentir se a outra pessoa também parece ter o mesmo desejo que você e evitar que o pedido a pressione a aceitar. Além disso, um casal que pretende dar esse passo precisa ter falado sobre isso, para que um conheça as expectativas do outro.

Existem pessoas que se deixam levar por impulsos, gerados principalmente pela paixão comum ao início de uma relação, ou pelo desejo de agradar o outro a qualquer custo, às vezes, até para conseguirem o perdão após um deslize. Assim, fazem o pedido sem ponderar, sem considerar se é a hora certa, se é a pessoa certa e se estão em condições emocionais e financeiras de iniciarem essa nova vida.

Considerando tudo isso, se você ama a outra pessoa, quer verdadeiramente que a relação dê certo e que possam, em algum momento, se casarem e compartilharem a vida um com o outro, pondere, se questione, converse. Com cautela você conseguirá sentir se a vontade dela é a mesma que a sua e, então, dar esse passo com serenidade e consciência.

Conheça a metodologia certa para alcançar suas metas e objetivos!
Clique aqui e mergulhe mais profundamente o Mundo do Coaching!

Como Fazer um Pedido de Casamento Inesquecível?

Se, depois de refletir e conversar com o seu par sobre o assunto, chegar à conclusão de que realmente é o momento de dar esse passo, é necessário considerar como o pedido será feito. E, mais uma vez, o melhor a fazer é olhar para o relacionamento de vocês, para o seu perfil e da outra pessoa, e, assim, chegar à melhor opção. Isso é importante para que evite se basear em situações que tenha visto por aí e se distancie da essência de vocês.

É claro que existem muitos pedidos que se tornaram famosos nos quais poderá se inspirar, mas é bom que faça isso sem deixar de olhar para quem vocês são e para a história que estão construindo. Pense bem, se a outra pessoa é mais reservada e tímida, talvez fazer um pedido grandioso, que chame a atenção de muita gente, não seja uma boa ideia.

Procure pensar em aspectos importantes da história de vocês, em coisas que gostam de fazer. Talvez levá-la ao lugar em que se conheceram, aproveitar uma reunião de família, fazer o pedido durante uma viagem romântica, são muitas as opções. Reflita e escolha aquela que mais representar a essência de vocês como casal, afinal de contas, não há nada mais bonito do que fazer um pedido como esse sendo você mesmo, mostrando toda a sua verdade e amor.

Um pedido de casamento é realmente algo muito especial e que, portanto, deve ser pensado com calma. Espero que este artigo tenha te ajudado em sua reflexão para que faça a melhor escolha. 

 

Copyright:  235762249 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem