O ato de se concentrar para pensar em sua vida, no que deseja conquistar e agradecer pelo que já tem é extremamente poderoso, independente de qual seja a sua religião. Mesmo aqueles que não possuem nenhum tipo de crença podem se valer do poder da oração através da mentalização de coisas boas, demonstrando sua gratidão ao universo, a si mesmo ou às pessoas que ama, pois o que importa é a intenção positiva que se tem ao fazer isso.

O Poder da Oração de Acordo Com a Neurociência

Mecanismos biológicos e psicológicos entram em ação quando uma pessoa ora. Inclusive, existe um novo campo da ciência dedicado a entender as mudanças que ocorrem no cérebro quando uma pessoa se envolve em experiências ou práticas religiosas, chamadas neuroteologia ou neurociência da religião.

Durante uma oração em que se experimenta sentimentos como o amor e a compaixão, acontece a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que desempenham um papel importante sobre a forma como você se sente. A serotonina tem um impacto direto no humor, tanto que a insuficiência desse hormônio está associada a casos de depressão. Já a dopamina, por sua vez, é a responsável pela sensação de recompensa e motivação.

Uma universidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, realizou um estudo para descobrir mais a respeito do poder da oração. Os pesquisadores observaram um grupo de pessoas após saírem de um retiro espiritual e constataram que elas tiveram aumentos significativos nos níveis de dopamina e serotonina. O mais surpreendente é que os benefícios não foram apenas temporários e trouxeram melhorias a longo prazo.

A oração também pode impulsionar a felicidade de uma forma geral, porque ajuda as pessoas a encontrarem um significado para sua existência. Ter consciência em relação ao seu propósito abre espaço para sentimentos positivos, pois a oração a um poder superior, que pode ser Deus ou o universo, por exemplo, estimula a crença de que há algo maior do que o estresse e a rotina do dia a dia. Ao orar, a pessoa se concentra no que realmente considera importante, fazendo com que os problemas se tornem menores.

Os Benefícios da Oração Diária

As pessoas oram pelas mais diversas razões, mas o resultado geral é o mesmo: a prática pode te tornar mais feliz, mais calmo e mais preparado para lidar com as adversidades que a vida apresenta. Confira, a seguir, outros benefícios que a oração diária pode te proporcionar:

  • Fortalecimento da autoconfiança;
  • Sensação de segurança e proteção;
  • Melhora nos relacionamentos;
  • Maior conexão consigo mesmo;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Induz o perdão ao próximo e o autoperdão;
  • Promove o sentimento de gratidão;
  • Aproxima o indivíduo de experiências transcendentais.

Dicas Para Desfrutar do Poder da Oração

PSC

Depois de saber mais a respeito do poder e dos benefícios que a oração pode trazer para a sua vida, confira algumas dicas que irão te ajudar a tornar essa prática ainda mais positiva.

1 – Liberte-se de Preconceitos em Relação à Oração

Se a imagem que você fazia da oração era de uma prática maçante, em que uma pessoa fica apenas repetindo frases, sem realmente refletir a respeito, é necessário que se liberte dessas ideias pré-concebidas. É possível orar das mais diversas maneiras, pois o importante não é o método utilizado, mas sim o bem-estar que aquilo pode te proporcionar. Portanto, permita-se explorar as várias formas existentes até que encontre aquela que esteja de acordo com as suas crenças e faça sentido para você.

2 – Direcione Suas Orações ao Que Fizer Sentido Para Você

Cada crença religiosa tem as suas divindades e existem, também, aqueles que não creem em nenhum ser superior. Se esse é o seu caso, as suas orações podem ser direcionadas ao universo ou a um sentimento, como o amor, por exemplo, ou a energia que move o mundo. Lembre-se que isso é algo só seu, portanto não fique com vergonha ou medo de julgamentos alheios, liberte-se. O importante é o que você carrega em seu interior, as suas intenções positivas e o seu desejo de celebrá-los através dessa prática tão poderosa.

3 – Faça Pedidos, Mas Também Agradeça

Orar não é apenas dizer uma lista de pedidos e envolve, principalmente, agradecer por tudo o que já tem, como a sua saúde, o amor dos seus entes queridos, o seu trabalho, as suas conquistas, o fato de ter um lar, enfim, todas as coisas boas que fazem parte da sua vida. Quanto mais você se sentir grato, mais feliz será, e quanto mais feliz for, mais irá agradecer. Portanto, faça da gratidão um elemento-chave nas suas orações e permita que esse ciclo extraordinário se instaure em sua vida.

4 – Permita Que a Sua Oração Venha do Seu Coração

É importante que o que você for mentalizar na hora de fazer a sua oração venha diretamente do seu coração. Você pode falar em voz alta ou orar de forma silenciosa, escolha a maneira que te deixar mais confortável. Se desejar utilizar algum tipo de mensagem pronta, não há problema algum, afinal quem define as regras é você, apenas atente-se a cada frase dita, pensando no real significado dela para que não seja uma mera repetição.

5 – Faça da Oração um Momento Só Seu

Por fim, é importante que faça da oração um momento só seu, em que irá elevar os seus pensamentos com tranquilidade. Para isso, é fundamental que se recolha em um espaço reservado da sua casa, desligue a TV, o celular ou qualquer barulho que possa te atrapalhar. Se desejar um som ambiente, canções instrumentais em um volume baixo podem te ajudar a se concentrar. Aos poucos você irá descobrir quais são os elementos que irão tornar aquele instante ainda mais agradável e positivo.

Se a oração já faz parte da sua rotina, continue assim, e se ainda não fizer, busque uma abordagem que faça sentido para você. Independente se optar por uma oração propriamente dita, meditação ou qualquer outra prática, conectar-se com seus pensamentos de forma mais profunda irá trazer inúmeros benefícios para a sua vida. Depois de fazer a sua escolha, desapegue dos resultados, ao invés disso, concentre-se em aproveitar o processo e os benefícios virão naturalmente.

Copyright: 709782334 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel