Todas as pessoas carregam dentro de si sentimentos que acumularam do decorrer da vida e das experiências que tiveram. Nesse sentido, é natural ter saudades da infância e de pessoa queridas que já se foram, amor pelos familiares e tristeza por algo ruim que aconteceu. Por mais que a trajetória de ninguém seja perfeita e marcada apenas por alegrias, é possível escolher manter apenas os bons sentimentos, pois são eles que dão força e motivação para que cada um vá em busca do seu sucesso e da sua felicidade.

A Importância de Manter Apenas Sentimentos Bons Dentro de Si

Como disse no início, nenhuma vida é perfeita e todos passam por momentos delicados que geram tristeza, raiva, mágoa e outros sentimentos ruins. A diferença entre aqueles que têm sucesso e os que se mantêm estagnados está exatamente na escolha de manter ou se libertar dessas emoções nocivas e limitantes. Claro que é importante se permitir sentir tudo isso, mas desde que não se tornem sentimentos definitivos e comprometam a sua felicidade e o seu bem-estar.

Como você se encontra em relação aos seus sentimentos?
Tenha uma vida e relacionamentos mais leves e felizes!
Mude sua vida em 21 dias com o Detox da Mente!Clique aqui!

Vamos imaginar que uma pessoa foi demitida e está triste com a perda de um emprego que era muito importante para ela. Caso se deixe levar pelo sofrimento, passará seus dias se lamentando e se sentindo injustiçada, sem nada fazer para mudar aquela situação. Contudo, se ela resolver manter apenas os bons sentimentos, saberá usar de maneira positiva toda a experiência que adquiriu, irá repensar suas atitudes profissionais e, então, traçar novas metas para recomeçar.

Perceba a diferença entre a postura de alguém que escolhe focar no positivo de um indivíduo que apenas vê o lado ruim de tudo. Obviamente, perdas e recomeços são desafiadores e é preciso ter força para superá-los, entretanto, alimentar sentimentos negativos apenas fará com que tudo se torne pior e a luz no fim do túnel fique ainda mais distante. Escolha dar maior ênfase para as coisas boas e verá como tudo ao seu redor irá se transformar.

7 Dicas Para Cultivar Bons Sentimentos e Ser Mais Feliz

Confira, a seguir, sete dicas para colocar em prática no seu dia a dia e, assim, cultivar bons sentimentos que irão te levar a ter uma vida mais produtiva e feliz.

1 – Questione-se Quando um Sentimento Ruim Aparecer

PSC

Por mais que se esforce para manter uma atitude positiva, é natural que, vez ou outra, pensamentos ruins rondem a sua mente. Nesse caso, o melhor a fazer é se questionar sobre a razão para estar se sentindo assim, então, poderá descobrir se existe algo que pode fazer para mudar a situação que está te incomodando ou se realmente o melhor a fazer é deixar para lá. Essa consciência em relação aos seus sentimentos irá te colocar em uma posição privilegiada, permitindo que reflita e decida o que fazer com cada um deles.

2 – Conheça a Sua Essência

O autoconhecimento é a chave para assumir o controle e se tornar o autor da sua própria história. Costumo dizer que quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela consegue se curar e se potencializar. Dessa forma, é interessante que se dedique a criar diálogos internos, buscando entender a origem das suas emoções e o poder que elas exercem sobre o seu comportamento. É importante destacar que esse é um processo contínuo, que deve ser mantido por toda a vida.

3 – Agradeça Sempre

Uma das formas mais eficazes de adotar um mindset positivo é fazendo da gratidão um verdadeiro lema de vida. Para isso, é necessário desligar o modo automático e se atentar para a infinidade de motivos que tem para agradecer. Existe uma citação bastante conhecida que diz que uma pessoa estava se queixando por não ter sapatos, então conheceu um homem que não tinha os pés. Dessa maneira, ao invés de se queixar pelo que lhe falta, escolha ser grato pelo que já possui.

4 – Desapegue dos Resultados

Todos nós queremos que o melhor aconteça, contudo, é importante que esse desejo não se transforme em sentimentos ruins no futuro, como a frustração e a culpa, por exemplo. Para evitar isso, procure sempre se dedicar e dar o seu melhor em tudo o que fizer, mas sem se prender a um resultado específico. Assim, estará abrindo espaço para que a vida te surpreenda e te proporcione coisas que nem havia imaginado.

5 – Perdoe os Outros e a Si Mesmo

Quando alguém te decepciona, é normal ficar chateado, afinal havia depositado a sua confiança naquela pessoa. O mesmo acontece quando você age de uma forma e se arrepende depois. No entanto, alimentar mágoas e culpa apenas irá te fazer mal e ocupar em seu interior o espaço que deveria ser dos bons sentimentos, que são aqueles que agregam positivamente. Por isso, escolha perdoar, tanto aqueles que te magoaram quanto você mesmo, afinal, todos são humanos e estão sujeitos a cometerem erros.

6 – Trate-se Com Carinho

Além de cultivar bons sentimentos em relação às outras pessoas, é necessário fazer o mesmo em relação a si mesmo. Você costuma dizer que um amigo é feio, que os planos dele não darão certo e que ele nunca será feliz? Provavelmente não, então, por que fazer isso contigo? Saiba que uma postura positiva começa pela forma com a qual você se trata, por isso, evite se autodepreciar, acredite no seu potencial, refira a si com carinho e se ame, pois o amor próprio é fundamental para que seja feliz.

7 – Valorize as Relações Pessoais

Por fim, a última dica para cultivar os bons sentimentos é que valorize as suas relações pessoais. Para isso, mantenha-se presente na vida dos seus familiares, amigos e do seu par. Converse com eles, demonstre interesse em saber como estão, façam coisas juntos, compartilhe momentos de alegrias e os delicados também. Assim, estará tornando esses laços e os sentimentos positivos que vocês compartilham ainda mais fortes.

Espero que minhas palavras tenham te inspirado a cultivar os sentimentos bons e passá-los adiante através de atitudes positivas. Aproveite para começar agora mesmo enviando este artigo para os seus amigos!

 

Copyright: 646643218 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sanitddk