As máscaras são usadas como proteção por profissionais da área da saúde e da construção civil, e, também, como disfarce por ladrões, para que não sejam reconhecidos ao cometerem seus delitos. Esses dois usos literais se estendem também para a ideia metafórica de máscaras emocionais. Alguns indivíduos se escondem atrás de personas criadas para se protegerem da potencial dor que o envolvimento com os demais pode acarretar, enquanto outras estão apenas tentando conquistar aquilo que é de seu interesse.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

O que são máscaras emocionais?

Máscaras emocionais são uma espécie de disfarce criado como uma forma de proteção. Trata-se de uma distorção da personalidade para ser mais aceito, para não demonstrar a dor que está sentindo ou, simplesmente, para conseguir se adaptar e sobreviver ao ambiente no qual se está inserido. Crianças não têm máscaras, porém, conforme convivem com os adultos e passam por reveses, vão descobrindo ser mais útil parecer diferente do que realmente se é. É uma forma de se moldar de acordo com o que a sociedade espera.

Ao longo da vida, as pessoas vão usando as suas máscaras para evitar se colocarem diante de situações de rejeição, de injustiça, de abandono e de traição. Sempre que uma situação ruim acontece, o indivíduo coloca sua máscara para se proteger e finge que aquilo não te atingiu. No entanto, algumas delas perdem o controle e deixam que essas máscaras criadas dominem as suas vidas, chegando a desenvolver distúrbios de personalidade. O sofrimento geralmente é o fator desencadeante das máscaras.

Uso deliberado de máscaras

Anteriormente, expliquei melhor o contexto das máscaras emocionais para os indivíduos que têm distúrbios de personalidade, no entanto, algumas pessoas usam esse recurso deliberadamente para enganar e convencer os demais de que são algo que realmente não são, ou seja, mostram uma versão falsa de si mesmos. Conseguir identificar o motivo pelo qual o indivíduo usa uma máscara é o ponto chave para saber como lidar com ele.

Talvez os ambientes corporativos sejam os lugares em que é possível encontrar pessoas que fingem ser o que não são com mais facilidade. Claro que não se trata de uma regra, pois felizmente existem empresas em que os profissionais se respeitam e são verdadeiros uns com os outros. Contudo, por se tratar de um local em que, muitas vezes, existem batalhas de egos e interesses, é mais provável se deparar com indivíduos que usam de artifícios para conseguirem o que desejam.

As 5 máscaras emocionais mais comuns de acordo com a psicanálise

PSC

Analisando o contexto de vida da pessoa a quem se atribui um comportamento mascarado, é possível identificar se ela se encaixa em alguma das personas mais comuns relacionadas pela psicanálise. Vale dizer que as descrições abaixo são resumos e que somente um profissional pode fazer uma análise mais profunda e detectar um problema psicológico, bem como recomendar um tratamento. Você pode ajudar a pessoa em questão indicando a ela um profissional confiável e lhe oferecendo o seu apoio.

1 – Máscara emocional da rejeição

Aplica-se a indivíduos que se sentem rejeitados pelos pais ou responsáveis por sua criação. São pessoas que passam boa parte do seu tempo tentando impressionar aqueles que estão à sua volta e, devido a isso, desenvolvem uma ansiedade descontrolada. A tendência é se isolar emocionalmente, mantendo sua dor internalizada, algo que potencializa a intensidade do sofrimento e o amargor.

Embora por dentro se sintam sozinhos e tristes, externam uma grande satisfação consigo mesmos, usam uma máscara que grita uma elevada autoestima, mas, na realidade, são bastante inseguros. Esse perfil pode facilmente se refugiar através de válvulas de escape, como o álcool, por exemplo, tornando o problema ainda mais delicado.

2 – Máscara do abandono

Pessoas que passam por perdas significativas dos pais ou que são abandonados por eles tendem a crescer com o sentimento de que não merecem ser amados. A máscara da timidez esconde, na verdade, a busca por uma eterna punição por alguma culpa a qual se atribuem, em grande parte dos casos, injustamente. Esses indivíduos usam quaisquer desculpas para não aprofundar os seus relacionamentos e não criar vínculos reais com aqueles que o cercam. Pode parecer que eles não se importam com os outros e pensam apenas em si, mas, na verdade, se afastam como uma forma de proteção.

3 – Máscara da humilhação

Algumas pessoas aparentam uma fragilidade que, na verdade, não possuem, isso pode ter uma explicação emocional observando as relações familiares delas, mas também pode estar ligada ao desejo de obter vantagens. Aqueles que se mostram mais fracos tendem a passar despercebidos e até serem subestimados, de maneira que podem agir com mais tranquilidade pelas sombras, onde ninguém os vê. É como um disfarce, a pessoa passa a ter duas personalidades usando a que melhor lhe convém em cada situação.

4 – Máscara da injustiça

Uma máscara comum a quem sente que, de alguma forma, foi injustiçado pela vida e que passa a acreditar que seu dever é buscar pela justiça. Como se coloca em um papel de alguém capacitado para determinar o que é ou não justo, se isola, afinal, como julgar sendo amigo e criando vínculos com outras pessoas? Pessoas que se encaixam nesse perfil costumam ser solitárias e infelizes, mas fazem parecer que gostam dessa realidade e que são extremamente fortes emocionalmente. Certamente, por trás dessa tentativa de superioridade existe uma grande fragilidade emocional.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

5 – Máscara da traição

Passar por uma grande dor pode fazer com que uma pessoa se torne alimentada pelo ódio. Aqueles que usam uma máscara por se sentirem traídos pelos outros ou pelo mundo não conseguem apenas ser quem são, pois tem sempre o medo de que novamente serão enganados e enfrentarão grande dor. Essas pessoas se tornam solitárias e muito amarguradas.

Se você perceber um comportamento estranho em alguém próximo, tente compreender de onde vem a raiz dessa maneira de agir e ajude oferecendo o seu apoio. Por outro lado, se for uma pessoa com a qual não tem intimidade, como um colega de trabalho, por exemplo, mantenha-se atento para evitar cair em alguma armadilha.

Já passou por alguma experiência com indivíduos que se escondem através de máscaras? Conte-me a respeito nos comentários abaixo!

 

Copyright:   1334576585 – https://www.shutterstock.com/pt/g/andegraund548