A meditação diária traz muitos benefícios. Entre eles, podemos citar a tranquilidade, o relaxamento, o foco, a atenção plena e a redução da ansiedade e do estresse. Na rotina atribulada que a maioria de nós vive, fica difícil pensar em alguém para quem a meditação não seja recomendada.

5 minutos diários da prática já fazem muita diferença – e isso vale para crianças, adultos e idosos. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade de acalmar a mente sozinhas. Pensando nisso, muitos aplicativos para smartphones têm sido desenvolvidos para orientar os praticantes durante a meditação.

Ficou curioso? Então confira a lista a seguir com 7 dos mais conhecidos aplicativos para meditação e relaxamento.

  1. Sattva

O aplicativo Sattva está disponível tanto para iOS quanto para Android. Há uma versão mais completa, que é paga, mas também há a opção mais básica que é gratuita.

Esse app contém diversas meditações guiadas (mas é preciso pesquisar as que estão em português). Ele oferece um timer para que você possa controlar o tempo de sua prática, que pode ser curta, média ou longa. O Sattva possui aplicações que podem ser conectadas com outros apps de seu celular voltados para a saúde e o humor. Além disso, um dos pontos mais positivos do Sattva é que você pode estabelecer metas de meditação e, por meio da plataforma, acompanhar o seu progresso.

O app é baseado em milenares princípios védicos, contemplando não apenas as meditações guiadas, como também músicas e mantras que estimulam a concentração, o relaxamento e um sono de qualidade.

  1. 5 minutos – eu medito

O objetivo do app 5 minutos – eu medito é criar lembretes para que você pare o que estiver fazendo por 5 minutos para meditar. Você pode programar com antecedência o momento de sua meditação. Está disponível para Android e iOS.

O aplicativo dispõe de 3 meditações: a meditação de 5 minutos, a meditação de tempo livre (com um cronômetro de até 30 minutos) e a meditação guiada “La Jardinera”. As meditações oferecem um passo a passo bem instrutivo para quem está começando a meditar agora. As instruções são bem claras e objetivas, orientando a sua postura e a sua respiração.

Tudo isso é feito com trilhas sonoras bem relaxantes. A ideia do app é que as pessoas consigam, em pausas de 5 minutos em seu dia, obter mais relaxamento, tranquilidade, equilíbrio emocional e paz.

  1. Zen

O Zen é um app pago, mas que é bastante completo, sendo compatível com qualquer dispositivo. A ideia desse app é criar uma verdadeira jornada de autodesenvolvimento para a saúde física e mental.

PSC

O app disponibiliza exercícios de meditação e de atenção plena (mindfulness) na forma de áudios e vídeos. Além disso, também oferece mantras, canções medicinais, sons da natureza, músicas para Reiki, histórias para dormir, frases de motivação diária, provérbios, reflexões, músicas para acordar com energia positiva, sons binaurais e áudios ASMR.

O aplicativo ainda conta com uma ferramenta de monitoramento de humor para que as pessoas avaliem sua evolução emocional. As meditações são atualizadas semanalmente e contemplam diferentes propósitos: dormir bem, combater a insônia, diminuir o estresse e a ansiedade, ter mais foco e produtividade, melhorar o humor, entre outros.

  1. Calm

O aplicativo Calm é gratuito (mas também tem a versão paga) e também está disponível para Android e iOS. Ele disponibiliza diferentes sessões de meditação que você pode escolher, seja você iniciante ou mais experiente no universo da meditação.

O app oferece meditações guiadas não muito extensas para que as pessoas possam relaxar ou recuperar o foco e a concentração. Também disponibiliza exercícios de alongamento, exercícios de respiração consciente, músicas para diferentes finalidades (relaxar, dormir, concentrar-se) e histórias para dormir.

O Calm possui dois pontos bem interessantes. O primeiro deles é que ele pode ser conectado a outros aplicativos de saúde de seu smartphone. O segundo é que você pode ativar as notificações para receber dicas de relaxamento ao longo do dia.

Você pode encontrar séries de 7 dias de meditações para alcançar objetivos específicos, como combater a ansiedade, ser mais produtivo e reduzir o estresse. O conteúdo do app é atualizado constantemente.

  1. Insight Timer

O Insight Timer é um dos apps de meditação de maior sucesso. Ele possui uma versão gratuita mais simples e outra mais completa, que é paga. O app disponibiliza um vasto acervo de meditações guiadas para os mais diferentes objetivos, como: redução da ansiedade, ganho de autoconfiança e aumento do foco e da concentração.

As meditações podem ser baixadas e acompanhadas offline na versão paga. O Insight Timer oferece meditações tanto em português quanto em inglês. Você também tem acesso às trilhas relaxantes e música ambiente, monitoramento do seu progresso nas meditações e uma comunidade de usuários para interagir e trocar opiniões. Assim, o grupo de praticantes da meditação pode ser útil para que eles motivem-se uns aos outros e compartilhem suas experiências.

Chama a atenção o tamanho do acervo do Insight Timer: são mais de 9 mil meditações guiadas (por áudio). Se você fizer uma meditação por dia, terá conteúdo para 24 anos!

  1. Medite.se

O app Medite.se foi criado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto para tornar a meditação uma prática mais acessível à população. Gratuito e 100% em português, o app contém meditações guiadas por diferentes instrutores. O objetivo do app é que seus usuários deem início a uma prática diária de meditações, sejam eles iniciantes ou avançados – há meditações para todos os níveis.

7 meditações são desbloqueadas quando o usuário baixa o aplicativo. Na medida em que o usuário for realizando as meditações diariamente, novos conteúdos serão desbloqueados, como se fosse uma trilha de desenvolvimento pessoal, parecida com um jogo para monitorar seu progresso. Também é possível criar pastas com seus conteúdos preferidos e baixar os áudios para ouvi-los offline.

Você também pode convidar amigos e familiares para criar a sua rede de contatos dentro do app, receber auxílio de pessoas em níveis mais avançados, trocar experiências e compartilhar meditações.

  1. Aura

O aplicativo Aura está disponível para Android e iOS e oferece um serviço bastante personalizado. O usuário pode responder a um questionário sobre seu estilo de vida, sua rotina e seu nível de ansiedade. Dessa forma, o app consegue compreender melhor as suas necessidades para uma vida mais equilibrada, enviando uma nova meditação a cada dia para o usuário.

As práticas meditativas disponíveis no Aura são mais curtas, em torno de 3 minutos, mas podem ser muito transformadoras se forem realizadas diariamente. Além disso, o app também disponibiliza um serviço de coaching pessoal e reflexões motivacionais.

O que está esperando?

É possível perceber que não faltam opções de aplicativos para você baixar e começar a meditar de sua própria casa, não é mesmo? Como são meditações guiadas, não há mais desculpas para não adotar a prática e dar início a uma vida de muito mais qualidade, produtividade e tranquilidade.

Em apenas 5 minutos diários, os benefícios da meditação já podem ser sentidos. Sem falar que com toda a comodidade dos smartphones, você está a poucos toques de receber conteúdos valiosos em qualquer lugar em que você esteja.

Muitas notícias boas, não é mesmo? Agora que você já conhece as opções de apps para meditação, comente aqui embaixo com suas opiniões. Ah, e não se esqueça de compartilhar as dicas acima com seus amigos e familiares. Vamos fazer da meditação um hábito para promover mais saúde.