Se eu te perguntasse a porcentagem do tempo que passa verdadeiramente concentrado no momento presente, qual seria a sua resposta? Caso nunca tenha parado para pensar a respeito, saiba que muitas pessoas deixam de desfrutar as experiências que vivem, pensando sempre no futuro. Se esse é o seu caso, tranquilize-se, pois sempre é tempo de rever comportamentos e ressignificá-los dentro de si. Os exercícios de atenção plena, ou mindfulness, são excelentes e poderão te ajudar muito nisso. Continue acompanhando e confira!

Confira como é possível desenvolver um mindset focado e poderoso!
Acesse “Detox da Mente”, um desafio que irá tornar sua vida mais leve e feliz!

O Que é a Atenção Plena?

Quantas vezes você estava conversando com uma pessoa ou na mesa de um restaurante saboreando um delicioso prato, e com a mente longe? Pode parecer besteira, mas se permitir pensar em outras coisas e não viver o momento presente é ruim, primeiro, porque você não desfruta das experiências em plenitude e, segundo, porque alimenta ainda mais os pensamentos ansiosos, tornando-se refém deles.

Ao começar a viver cada momento em atenção plena, tudo passará a ter um novo significado. O ato de acordar de manhã será mais agradável, a refeição feita na mesa com a família, o seu trabalho será realizado com mais dedicação, enfim, passará a desfrutar das experiências em plenitude, mantendo o foco no agora e deixando de lado pensamentos intrusivos e limitantes.

Embora a consciência a respeito da importância de se concentrar no presente seja um grande passo, é preciso dizer que se trata de um processo e será preciso que se dedique e tenha paciência até que isso se torne natural. Afinal, qualquer mudança de comportamento requer tempo e estar ciente disso irá evitar que desista no meio do caminho.

10 Exercícios de Atenção Plena Para Se Concentrar no Momento Presente

Depois de entender a importância de se concentrar no agora, confira dez sugestões de exercícios poderosos para realizar e desenvolver essa habilidade. Tenho a certeza de que os benefícios serão muitos e incluirão mais equilíbrio emocional, relacionamentos mais positivos, mais produtividade e felicidade.

1 – Despertar Com Gratidão

PSC

Quando começamos o dia com gratidão, treinamos nossas mentes para buscar o lado positivo das coisas, em vez de nos concentrarmos apenas nos problemas, frustrações e preocupações. A chave para tornar esse hábito eficaz não está no número de coisas pelas quais você se sente grato ou até mesmo na quantidade de tempo que passará realizando esse exercício, e sim na intensidade do foco e do sentimento que você tem.

2 – Sentir Cada Parte do Corpo

A maneira mais simples de se conectar consigo mesmo é sentindo cada parte do seu corpo. Para isso, é preciso que se concentre em cada membro, geralmente, começando pelos dedos dos pés e seguindo até chegar à cabeça. A chave deste exercício é treinar a sua atenção em cada parte específica por um momento e prestar muita atenção em como se sente.

3 – Respiração em Atenção Plena

A respiração é um poderoso elo que temos com o momento presente, por isso, ela é tão valorizada em exercícios de mindfulness. Experimente respirar de modo consciente por cerca de dez minutos ao acordar ou antes de dormir. Inspire e expire o ar lentamente, sentindo o seu abdômen contrair e expandir. A respiração lenta, profunda e rítmica estimula o sistema nervoso parassimpático, o que resulta em uma redução na frequência cardíaca e no relaxamento dos músculos.

4 – Banho em Atenção Plena

O mais interessante dos exercícios de mindfulness é que grande parte deles está relacionada a hábitos comuns do dia a dia, como é o caso deste. Ao tomar um banho pela manhã, deixe de lado o hábito de pensar nas coisas que tem para resolver em seguida e mantenha o foco no presente. Sinta a água caindo pelo seu corpo, desfrute da temperatura, do aroma do sabonete. Então, sairá revigorado para iniciar o seu dia com disposição.

5 – Sorrir na Frente do Espelho

Você tem o costume de se olhar no espelho para se admirar ou procurar defeitos? Através deste exercício, irá aprender a se apreciar e a olhar para si com gentileza. Realizá-lo é bastante simples, basta que passe alguns minutos olhando para a sua imagem refletida no espelho e sorria. Esse simples ato fará com que o seu cérebro libere endorfinas que te farão relaxar e se sentir mais leve.

6 – Mantenha um Diário

Com o surgimento de computadores e celulares, o hábito de escrever à mão se tornou cada vez mais raro. Que tal resgatá-lo e, de quebra, se concentrar no momento presente? Para isso, é necessário que use um bloco de notas e escreva tudo o que viver à sua mente, sem se julgar ou procurar um sentido. Fazer isso por cerca de dez minutos pela manhã irá treinar a sua mente para se conectar ao agora.

7 – Crie um Ritual na Hora do Café

A primeira refeição do dia é fundamental para que se mantenha com energia até a hora de dormir. Em vez de comer rapidamente antes de sair de casa, experimente acordar alguns minutos mais cedo para preparar o seu café da manhã e saboreá-lo em atenção plena. Isso irá te ajudar a começar o dia com tranquilidade, sem atropelos.

8 – Estar Presente nos Momentos Com a Família

Quantas vezes o seu corpo estava ao lado da sua família, mas a sua mente estava longe? Um ótimo exercício de atenção plena envolve desfrutar esses momentos em plenitude, deixando de lado o celular, a preocupação com as horas ou outras coisas que precisa fazer. Ouça o que os seus entes queridos dizem, troque ideias e, se a sua mente insistir em ir para longe, traga-a de volta quantas vezes forem necessárias.

Confira como é possível desenvolver um mindset focado e poderoso!
Acesse “Detox da Mente”, um desafio que irá tornar sua vida mais leve e feliz!

9 – Conexão Com a Natureza

Se conectar com a natureza é muito importante e uma ótima maneira de se concentrar no agora. Para isso, você pode ir a uma praça, parque ou um local que tenha árvores e gramado. Tire o calçado, coloque os pés no chão, toque nas plantas, sinta os aromas da natureza. Faça isso regularmente e veja o quanto irá se sentir reenergizado.

10 – Ouça Música

Acho que não conheço ninguém que não goste de música, afinal, existem tanto estilos diferentes que cada um tem a oportunidade de eleger os seus preferidos. Entretanto, grande parte das pessoas costuma ouvi-las enquanto realiza outras atividades e a proposta aqui é exatamente se concentrar e ouvir cada canção em atenção plena, sentindo a melodia e refletindo sobre sua letra.

Espero que cada um desses exercícios te ajude a se conectar com o presente, com o seu eu interior e a viver de modo mais consciente. Depois de realizá-los, fale sobre a sua experiência nos comentários e compartilhe suas percepções.

Copyright: 778983088 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker