Os conceitos de desenvolvimento pessoal e empregabilidade estão intimamente ligados, afinal, quanto mais um profissional busca se desenvolver, maiores são as chances de que ele encontre boas oportunidades em sua carreira. Por mais que isso pareça óbvio, é importante falarmos no assunto, para que mais pessoas se tornem conscientes em relação à responsabilidade que possuem sobre o seu próprio sucesso.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade Andam Juntos

Há alguns anos, bastava que o profissional conseguisse uma oportunidade em uma empresa e fizesse corretamente o seu trabalho para que ele permanecesse por anos ocupando aquela vaga. Hoje, as coisas são um pouco diferentes, principalmente por conta da rapidez com a qual tudo se moderniza e se modifica e da alta concorrência do mercado. Assim, não há mais espaço para inércia e comodismo, é preciso agir.
Os pessimistas provavelmente veem o passado com saudosismo, porém a verdade é que tudo tem o seu lado bom e ruim. Se formos analisar a situação atual sob um aspecto otimista, chegaremos à conclusão de que essa competitividade faz com que mais profissionais se esforcem e busquem o desenvolvimento, e isso é fantástico. É claro que a intenção não é que ninguém trabalhe com medo, mas sim que entenda que nenhuma conquista é definitiva, e é preciso se esforçar para se manter digno dela.
É por tudo isso que desenvolvimento pessoal e empregabilidade andam juntos, pois o segundo precisa do primeiro para existir e se sustentar. Quanto mais você busca se desenvolver, maior é o número de oportunidades que surge no seu caminho. É claro que nem sempre é simples, porém, é preciso ser perseverante para superar os desafios e se levantar após cada queda, pois uma trajetória de sucesso é feita de altos e baixos, e essas experiências são fundamentais para o desenvolvimento.

7 Passos Para Investir no Seu Desenvolvimento Pessoal e Construir uma Carreira de Sucesso

Depois de saber mais a respeito da relação entre desenvolvimento pessoal e empregabilidade, confira sete passos essenciais para construir uma carreira de sucesso.

1 – Concentre-se no Que Você Pode Fazer

Quando o assunto é emprego, muitas pessoas logo associam à falta de oportunidades do nosso país. Entendo que essas questões são delicadas e merecem atenção, porém, se todos ficarem batendo nessa tecla, permanecerão estagnados para sempre. Desse modo, ao invés de pensar que o mercado está ruim e que não existem oportunidades, prefira fazer o que estiver ao seu alcance para se qualificar e conseguir uma chance. Quando você faz a sua parte está deixando de ser uma mera vítima para se tornar o gestor da sua própria trajetória.

2 – Tenha Sede de Conhecimento

Por mais que já tenha um currículo completo, cheios de qualificações, sempre existe algo novo a ser aprendido. Se não tem um currículo assim, é mais um motivo para que comece hoje mesmo a completar o seu. Todos os dias, temos oportunidades fantásticas de aprender coisas novas, porém, para que o conhecimento seja adquirido é necessário buscá-lo e se interessar por ele. Jamais pare de ler, fazer cursos, assistir palestras, participar de congressos. Faça da busca pela melhoria contínua um hábito e esteja em constante evolução.

3 – Considere o Aspecto Emocional Também

PSC

É importante lembrar que buscar evoluir tecnicamente é necessário, porém, é preciso cuidar, também, do aspecto emocional. Prova disso é a quantidade de empresas que tem considerado a inteligência emocional para recrutar colaboradores. Afinal, mais do que ter conhecimento técnico, é preciso ter outras habilidades, que incluem se conhecer para se relacionar bem com clientes e colegas, e manter a calma em situações de estresse. Um profissional emocionalmente inteligente certamente se destaca em relação aos demais.

4 – Defina Metas e Dê o Seu Melhor Para Alcançá-las

Considerar apenas que deseja se desenvolver na carreira é algo extremamente vago, quando se trata de atingir objetivos, é preciso ser específico. Dessa maneira, é necessário que saiba exatamente onde deseja chegar e defina os passos que precisará dar para tal. Caso sinta a necessidade de mudar de planos no meio do caminho, não há problema algum nisso, o importante é ter esses dados para se guiar e utilizar como base para tomar decisões mais assertivas.

5 – Invista no Seu Desenvolvimento

Um investimento é tudo aquilo no qual você emprega tempo e dinheiro para receber retornos no futuro. Dessa maneira, comprar um sapato ou uma roupa, por exemplo, é apenas um custo, enquanto pagar para fazer um novo curso é um investimento, pois fará com que se torne mais qualificado e, assim, possa aumentar a sua renda. Considerando isso, procure refletir melhor a respeito de como emprega o seu dinheiro, para que faça investimentos inteligentes que contribuam com o seu crescimento profissional e pessoal.

6 – Utilize as Falhas Com Degraus Para o Seu Sucesso

Se podemos ter certeza de pouca coisa na vida, uma delas é que iremos falhar, não uma e nem duas e sim diversas vezes. Afinal, é através da tentativa e do erro que aprendemos e evoluímos. Quando se trata de carreira e desenvolvimento pessoal, é essencial que você esteja pronto para fazer do limão uma limonada e utilize as suas quedas como aprendizado para se tornar mais forte para se levantar e continuar caminhando. Comece a enxergar as falhas como oportunidades e veja o quanto as portas irão se abrir.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Gerencie Seu Tempo Com Sabedoria

Por fim, é extremamente importante que saiba utilizar o seu recurso mais valioso com sabedoria, que é o seu tempo. Lembra das metas que falei no quarto item? Utilize-as como base para definir prioridades e fazer escolhas que te aproximem dos seus objetivos. Além disso, lembre-se que é fundamental separar um momento do seu dia para cuidar de si, pois estar bem consigo mesmo é indispensável para se manter motivado e construir uma carreira de sucesso.
Espero que este artigo tenha te mostrado que você pode se desenvolver e trilhar um caminho de satisfação e evolução. Acredite no seu potencial, saiba onde quer chegar, se conheça, identifique os pontos em que precisa melhorar e, então, o céu será o limite para a sua determinação.
 
Copyright: 1166338408 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chaay_tee