Qualquer pessoa que navega pela internet com certeza já viu sites de empresas, blogs corporativos, links patrocinados no Google, anúncios em redes sociais, e-mails com ofertas especiais e também aquele pop-up chato que insiste em interromper nossa leitura. O que tudo isso tem em comum? São estratégias de marketing digital.

Neste artigo, você vai entender melhor o que significa marketing digital, quais são suas vantagens, principais conceitos, estratégias e dicas para colocá-lo em prática.

O QUE É MARKETING DIGITAL?

O marketing digital consiste no conjunto de atividades que promovem uma empresa por meio digital. Assim, ele é praticamente um sinônimo de marketing na internet, embora a telefonia e o CD-ROM também possam ser considerados canais digitais.

Há diferentes meios pelos quais a internet aumenta e melhora a comunicação das empresas com seus clientes, como os websites, blogs, redes sociais, mecanismos de busca e e-mails. Todos eles constituem o marketing digital, uma estratégia essencial para a sobrevivência e para o sucesso da maioria das empresas da atualidade.

HISTÓRIA DO MARKETING DIGITAL

O termo marketing digital surgiu na década de 1990, mesma época em que a internet começou a se popularizar. Foi nesse período que surgiram os primeiros sites de busca, como os brasileiros Cadê, Altavista e, posteriormente, os famosos Yahoo e Google.

Os usuários acessavam esses buscadores para fazer pesquisas sobre temas diversos. Em 1994, foi colocado no ar o primeiro banner clicável, tratava-se de um anúncio da HotWired, versão digital da revista de mesmo nome.

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Pouco a pouco, as empresas e os especialistas em marketing começaram a perceber o potencial que os motores de busca ofereciam para anúncios. Assim, começaram a ser desenvolvidas técnicas de otimização com o objetivo de ganhar destaque nos resultados das pesquisas.

Nesses cerca de 30 anos de existência, o marketing digital foi evoluindo cada vez mais. O que no início se resumia a banners clicáveis, hoje conta com um amplo leque de estratégias que, mais do que vender, fortalecem marcas e fidelizam os clientes.

10 CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Quem é novo no universo do marketing digital pode estranhar algumas palavras e expressões, muitas vezes emprestadas do inglês. A seguir, iremos explicar de forma clara os principais conceitos da área. Assim, ficará mais simples entender e aplicar estratégias no seu negócio.

1. CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Trata-se de um tipo de software desenvolvido para gerenciar o relacionamento entre uma empresa e os seus clientes, incluindo tanto os atuais quanto os potenciais.

Por meio dessa ferramenta é possível manter registros com cadastro de clientes, hábitos de compra, nível de relacionamento com a marca, entre outras informações. Assim, é possível criar relatórios para conhecer melhor o público e tomar decisões de modo estratégico.

2. CTA

Mais uma sigla de uma expressão do inglês, CTA significa Call to action (em português, chamada para a ação). É o nome dado aos botões presentes em anúncios que impulsionam o cliente a tomar uma ação.

Sabe quando você recebe um e-mail de uma marca apresentando determinado produto com um botão para chegar a uma página? Isso é o CTA, uma estratégia voltada para direcionar o cliente em potencial até o caminho da compra.

3. Funil de vendas

Também chamado de Jornada do Consumidor, o Funil de Vendas se refere ao caminho que um cliente faz desde o primeiro contato com uma marca até a compra. A partir do entendimento de cada etapa, a empresa consegue definir estratégias para mostrar ao consumidor que aquele item é o que ele precisa.

4. Inbound marketing

A palavra inbound significa “de entrada”, no marketing isso representa uma estratégia que atrai clientes de forma mais sutil. Em vez de banners e anúncios chamativos para atrair o usuário, é o consumidor que vai até o conteúdo. Vale o adendo de dizer que no caso dos anúncios mais diretos, o nome dado é outbound marketing.

Observe o exemplo: você vai ao Google e faz uma busca por “receitas com arroz”. Então, acessa o primeiro resultado e cai no site de uma marca específica. Você confere todo o passo a passo da receita e vê que o arroz utilizado é o da marca em questão. Mais tarde, ao ir ao supermercado, poderá acabar comprando aquela marca porque ela ficou na sua memória.

São exemplos de inbound marketing: blogs, conteúdos patrocinados, mídias sociais e outras estratégias que oferecem conteúdo de valor em vez de apenas anúncios.

5. Leads

Leads é como os contatos que podem vir a se tornar clientes são chamados. Ainda em referência ao exemplo anterior, se ao conferir a receita no site da marca de arroz você informou seu e-mail para receber um e-book de receitas, se tornou um lead.

6. Landing Page

Landing page significa página de destino, é o nome de uma estratégia aplicada com o objetivo de captar leads. São páginas criadas totalmente com o objetivo de atrair possíveis clientes.

Por conta da sua função, as landing pages são desenvolvidas com linguagem objetiva e oferecem algum tipo de benefício em troca de suas informações de contato. Esse benefício pode ser um e-book, cupons de desconto e outros tipos de materiais.

7. Métricas

As métricas são muito importantes no marketing digital, pois é através delas que são analisadas os resultados das ações realizadas. Por meio dessas análises é possível identificar quais ações geraram mais conversões (vendas). Dessa forma, os investimentos em marketing podem ser otimizados, garantindo uma aplicação inteligente de recursos.

8. Mídia paga

Mídia paga é todo tipo de comunicação feita por uma marca em que se paga para que tenha maior alcance. As mídias pagas estão presentes em links patrocinados do Google, nas redes sociais e sites em geral. Geralmente vêm acompanhadas de uma sinalização de que se trata de um anúncio.

9. Persona

O marketing digital permite que as empresas conheçam melhor o seu público-alvo. Com base em dados, são criadas personas, que nada mais são do que personagens com determinadas características que representam os perfis dos consumidores.

Por exemplo, uma marca de roupas femininas pode ter a seguinte persona: Carla, uma advogada de 30 anos que busca peças elegantes e ao mesmo tempo práticas para usar no escritório, em reuniões com clientes e happy hours.

Através dessas personas, as marcas conseguem direcionar seus anúncios para que atinjam em cheio o público ideal. Assim são definidos os canais de divulgação que serão utilizads, a linguagem, a identidade visual, entre outros detalhes.

10. SEO

SEO é uma sigla em inglês que é traduzida como “Otimização para Mecanismos de Busca”. Consiste em um conjunto de técnicas que permitem que o seu site obtenha um bom ranqueamento nos sites de busca. Assim, quanto mais otimizado o seu site estiver, melhores posições ele ocupará nas páginas de busca do Google, por exemplo.

PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL

Anteriormente falamos sobre conceitos do marketing digital e alguns deles são estratégias aplicadas pelas empresas, como é o caso do inbound marketing, SEO e mídia paga. Agora que já entendeu o que são esses conceitos, conheça outras estratégias utilizadas.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia bastante eficaz em que se cria conteúdo de valor para o público-alvo. Lembra-se do exemplo que citamos do site de receitas da marca de arroz? Isso é marketing de conteúdo porque oferece aos clientes em potencial informações que agregam.

Blogs, vídeos, e-books e publicações nas redes sociais são exemplos de marketing de conteúdo. Através dessas mídias, as pessoas conhecem a marca de forma sutil, por isso, trata-se de uma estratégia de Inbound Marketing, conceito que explicamos anteriormente.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia tradicional que continua sendo bastante efetiva. Consiste no envio de mensagens via e-mail com anúncios, conteúdo e outros tipos de comunicação com o objetivo de vender ou fortalecer a marca junto ao consumidor.

As ferramentas de e-mail marketing permitem que se obtenha relatórios sobre o comportamento dos usuários em relação às mensagens. Assim, é possível saber quais foram as taxas de cliques, abertura, compra, entre outros, permitindo otimizar detalhes relacionados aos envios.

Redes sociais

As redes sociais são parte das nossas vidas. Através delas acompanhamos publicações de amigos, de pessoas famosas e também nos relacionamos com marcas. Hoje, é imprescindível que uma marca esteja presente nas principais plataformas, seja ela um negócio digital ou físico.

Existem muitas formas de explorar as redes sociais para se fazer marketing. Já citamos duas estratégias, que são o marketing de conteúdo e as mídias pagas. Uma forma que tem se mostrado bastante promissora são as ações com influenciadores digitais, em que essas pessoas apresentam o produto ou serviço em seus perfis.

Guest posts

Guest post é uma estratégia atrelada ao marketing de conteúdo. Em português, a expressão significa publicação de convidado. Funciona da seguinte forma: a empresa convida pessoas para escreverem em seu blog sobre temas relacionados aos seus produtos ou serviços.

Também pode ser feito o contrário, um representante da empresa escreve um artigo que será publicado em outro blog, com link para o seu site. Esse tipo de ação, além de incluir estratégias de SEO e ajudar no rankeamento, também serve para atrair outros públicos e transmitir autoridade ao apresentar conteúdo escrito por um especialista.

Remarketing

O remarketing é uma ferramenta do Google Adwords, serviço de publicidade do Google, voltado para atrair de volta pessoas que já tiveram algum contato com a sua empresa.

Sabe quando você busca determinado produto, não compra e ele fica aparecendo em anúncios em todos os sites que acessa? Isso é o remarketing. É uma estratégia interessante para atrair consumidores indecisos e reduzir as chances de que se esqueçam do produto.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL?

Por muito tempo, a publicidade tradicional reinou absoluta. Grandes empresas investiam (e ainda investem) quantias enormes em publicidade para os meios de comunicação em massa, como a televisão, o rádio, os jornais e as revistas.

As pequenas e as médias empresas muitas vezes não tinham verba para competir com os grandes players, limitando-se ao telefone e à panfletagem para fazer negócio. Com o advento da internet, o jogo mudou e ficou muito mais democrático.

Hoje, qualquer empresa consegue ter um site e perfis em redes sociais, por exemplo. No marketing digital, as empresas que se saem melhor não são necessariamente as que mais investem, mas as que mais segmentam seus públicos e conseguem produzir conteúdos relevantes a essas pessoas.

Além disso, as campanhas digitais podem ser direcionadas a públicos cada vez mais específicos, de modo que as empresas não percam investimentos com pessoas sem interesse em suas soluções.

Um filme publicitário de 30 segundos na televisão vai impactar pessoas de diferentes idades, classes sociais e estilos de vida. Um anúncio digital, porém, pode ser muito bem segmentado, sendo exibido especificamente para um grupo de pessoas com determinadas características, conforme a empresa desejar.

Por fim, outra importante vantagem do marketing digital sobre a publicidade tradicional é a facilidade de monitorar o desempenho das campanhas. Os anúncios, acessos a um site ou a abertura de e-mails, por exemplo, podem ter seus dados atualizados em tempo real, permitindo que a empresa faça as adaptações necessárias para otimizar os resultados, sem necessariamente tirar a campanha do ar.

Na televisão ou em um outdoor, por exemplo, isso seria impossível de ser feito. Sem falar que não há a mesma precisão para saber quantas pessoas de fato foram impactadas pelos anúncios nessas mídias.

10 DICAS DE MARKETING DIGITAL

A seguir, você confere algumas dicas de marketing digital para aplicar no seu negócio e desfrutar de todos os benefícios que essas ações podem oferecer.

1. CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO E ESTEJA ONDE ELE ESTÁ

Fazer marketing digital não significa disparar para todos os lados e estar presente em tudo que é rede social. É um trabalho que, assim como o marketing tradicional, exige pesquisa, estudo e planejamento estratégico.

O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo. As mídias digitais permitem segmentações cada vez mais profundas, portanto, seja bem específico nesse aspecto, conhecendo bem a sua persona (o seu cliente ideal). Determine itens como: faixa etária, gênero, faixa de renda, grau de escolaridade, profissão, localização geográfica e, principalmente, interesses e estilo de vida.

Conhecendo bem quem é esse cliente ideal e quais são os seus hábitos na internet, suas decisões estratégicas serão muito mais certeiras. É assim que as empresas definem os canais, formatos de conteúdo, dias da semana e até horários de postagem.

2. CRIE UM WEBSITE

Independentemente de porte ou nicho, qualquer empresa que deseje se dar bem no marketing digital precisa de um website. Ele nem sempre é a porta de entrada do seu público, mas é, com certeza, a principal fonte de informação sobre o seu negócio.

Assim, produza conteúdos bem completos e persuasivos, com descrições de produtos e serviços, histórico da empresa, diferenciais, imagens, dados gerais do seu negócio, depoimentos de clientes, enfim, tudo aquilo que seja relevante a quem acessar o site.

Produza um design atraente, textos revisados e certifique-se de que seu site tem facilidade de navegação e boa velocidade, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.

3. SEJA MOBILE FIRST

Hoje, ao criar um site ou blog, é importante considerar que a maior parte dos acessos costuma acontecer através de smartphones. Por isso, o ideal é pensar primeiro no mobile para só então encontrar formas de adaptar para computadores.

Acredite, a navegabilidade é um fator levado em conta pelos usuários. Se um site não se mostrar fácil de navegar pelo celular, o consumidor pode simplesmente deixar de comprar. Lembre-se de que a experiência de compra também conta para que a fidelização aconteça.

4. IMPLEMENTE ESTRATÉGIAS DE SEO

Investir em SEO pode aumentar muito a visibilidade de seu site. Em geral, uma boa estratégia inclui:

  • Textos e títulos originais e bem redigidos;
  • Exploração das palavras-chave mais procuradas por seu público-alvo;
  • Boa arquitetura do site;
  • Descrições de imagens;
  • Boa velocidade de navegação;
  • Links internos e externos;
  • Qualidade em geral para atrair cada vez mais pessoas.

5. SEJA ATIVO NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais também são importantes canais para atrair, engajar e manter a comunicação com os clientes. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e TikTok estão entre as mais populares.

Você não precisa criar um perfil para a sua empresa em todas elas, mas com certeza deve estar naquelas que são mais utilizadas por seu público-alvo. Lembre-se de que cada uma dessas redes possui suas funcionalidades e características próprias. Assim, sempre as selecione com base em seu público e na natureza de seus produtos.

Vender roupas pode ser uma boa atividade a ser exibida no Instagram, por exemplo, que é uma rede bastante visual. Poste dicas, fotos, divulgue seu site e seu blog e não se esqueça de interagir com as pessoas, curtindo e respondendo seus comentários.

6. PRODUZA CONTEÚDO

A “moeda de troca” do marketing digital é o conteúdo. Ao contrário da propaganda tradicional, que invade e interrompe a rotina das pessoas, o marketing de conteúdo é mais voltado à estratégia de atrair o público de interesse por livre e espontânea vontade. Isso só é possível oferecendo algo de valor.

Além dos tradicionais posts nas redes sociais, é importante entender que o conteúdo em vídeos, webinários, e-books, newsletters, infográficos, podcasts e artigos em blogs são as principais opções para produzir conteúdo. É por meio desses materiais que uma empresa pode ser encontrada no Google, além de demonstrar todo o seu conhecimento e autoridade no assunto.

Deixe as ofertas e conteúdos promocionais para mais tarde. Esse primeiro impacto para atrair as pessoas pela internet deve ser feito por meio de conteúdos interessantes e relevantes, com dicas e tutoriais, e não apenas a empresa enaltecendo a si mesma e seus produtos.

7. FAÇA ANÚNCIOS PAGOS

Além da comunicação orgânica citada nos pontos acima, o marketing digital também pode ser “acelerado” por meio de anúncios pagos. As redes sociais permitem, por exemplo, que a empresa impulsione seus posts para impactar mais gente, mediante pagamento. Os sites de busca também permitem anúncios pagos, colocando o site da empresa em destaque, separado dos resultados orgânicos de busca.

Além disso, há os formatos mais tradicionais de anúncios, como os pop-ups, banners em portais de grande tráfego e filmes publicitários antes dos vídeos, como acontece no YouTube.

8. GERE LEADS

Ao atrair seu público por meio de conteúdos relevantes, você encontrará a oportunidade perfeita para obter dados importantes dessas pessoas. É por isso que as redes sociais e os blogs quase sempre oferecem conteúdos de maior valor para as pessoas que preencherem aqueles formulários com seus dados pessoais (nome, e-mail, telefone etc.).

Cada formulário preenchido é um novo lead, como mencionado anteriormente é a pessoa que deixou seus dados e manifestou interesse na empresa. Em posse desses dados, a companhia poderá dar continuidade às suas estratégias com mais empenho, já que agora já sabe com quem está falando.

9. UTILIZE O E-MAIL PARA QUALIFICAR SEUS LEADS

Outra estratégia bastante utilizada pelas empresas no marketing digital é o chamado “fluxo de nutrição”. Quando as empresas possuem uma lista de emails de pessoas que manifestaram interesse, elas começam a enviar e-mails com novos conteúdos. O objetivo é manter esses leads cada vez mais interessados e bem informados sobre a empresa.

Depois disso, começam a ser disparados aqueles e-mails mais promocionais, falando especificamente sobre a empresa, seus produtos e serviços. É nesse momento que o marketing passa esses leads para o time de vendas, que trabalhará para efetivamente fechar negócio.

Tudo isso acontece sem ser invasivo, pois, ao contrário da publicidade tradicional, o marketing digital atrai as pessoas e obtém seus dados por livre e espontânea vontade. Não é como a televisão, por exemplo, que interrompe a programação para que as empresas divulguem seus preços e produtos, sem perguntar se as pessoas estão realmente interessadas em saber.

10. VENDA

Por fim, depois de produzir conteúdo, atrair as pessoas, informá-las e “seduzi-las”, é hora de fechar as vendas. Isso pode acontecer por telefone, por e-mail, pelos próprios sites das empresas e até mesmo pelas redes sociais. O que importa em todos esses canais é estar acessível e disponibilizar todas as informações necessárias de forma clara para que o lead tome sua decisão.

CADA CASO É UM CASO

Por fim, é importante esclarecer que as empresas não precisam se utilizar de todas as estratégias contempladas neste artigo. O que importa é que elas, estudando bem a concorrência e, principalmente, os hábitos e interesses de seu público-alvo, saibam selecionar os canais e as estratégias mais adequados aos seus objetivos.

Aqui, vale uma boa dose de pesquisa e de sensibilidade para entender as ações que surtirão os efeitos mais desejados.

Agora que você já sabe quais são as vantagens e estratégias mais utilizadas no marketing digital, que tal deixar seus comentários, opiniões ou outras dicas no espaço abaixo? Compartilhe também este artigo com quem mais possa se interessar por ele.