O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing em que as empresas publicam conteúdos relevantes ao seu público-alvo para atraí-lo e despertar o interesse naquilo que comercializam. É o que as marcas fazem por meio de artigos em blogs, vídeos, posts em redes sociais, newsletters, e-books, e-mails, entre outros meios.

Especialmente com a diversidade de canais e formatos que a internet oferece, esse tipo de marketing tem crescido muito, pois oferece a empresas de basicamente qualquer porte ou segmento a oportunidade de ganharem um lugar no mercado. Com a publicidade tradicional, apenas quem podia investir muito dinheiro tinha essa possibilidade.

Essa é apenas uma das várias vantagens de se investir em marketing de conteúdo. A seguir, você confere outras 10:

  1. É menos invasivo

A publicidade tradicional é aquela que recorre aos meios de comunicação em massa para se comunicar com o público, como é o caso do rádio, da televisão, do cinema, dos jornais e das revistas. A desvantagem dessa estratégia é que ela “invade” a rotina das pessoas, interrompendo aquilo que elas estavam fazendo.

No caso do marketing de conteúdo, as estratégias são menos invasivas, pois elas procuram atrair as pessoas para que elas iniciem a comunicação com a empresa, e não o contrário. Em vez de interromper a novela para veicular um filme de 30 segundos, o marketing de conteúdo vai dialogar apenas com a pessoa que já estava procurando por aquele assunto na internet e, por livre e espontânea vontade, foi parar naquele vídeo ou naquele artigo de blog.

  1. Não impacta quem não está interessado

Ainda usando o exemplo acima, esse filme publicitário de 30 segundos vai impactar todas as pessoas que estiverem assistindo à novela. Se for um anúncio de um carro de luxo, por exemplo, vai impactar muita gente que não faz parte do público-alvo da marca, como crianças e adolescentes que ainda não podem dirigir, adultos não habilitados ou pessoas sem condições financeiras para adquirir aquele veículo.

Em contrapartida, o marketing de conteúdo impacta apenas quem, de alguma maneira, estiver mesmo interessado na área da empresa. É claro que nem todos os atraídos se tornarão clientes, mas a tendência é que o público seja muito mais bem-segmentado do que no caso da comunicação de massa. Como foi da própria pessoa que partiu o interesse, a rejeição é sempre menor.

  1. Torna o processo de vendas mais sutil

PSC

Outro aspecto comum da publicidade tradicional é que a comunicação é mais agressiva e diretamente direcionada à venda. Se uma empresa comprou 30 segundos de programação televisiva num horário nobre, gastou muito dinheiro e tem meio minuto para convencer as pessoas de que o produto X é maravilhoso. Não há muito tempo para atrair a atenção do público, fornecer conteúdos e, por fim, concluir com uma oferta. É oferta desde o começo.

O marketing de conteúdo, em contrapartida, tem um processo mais sutil, respeitando toda a jornada do consumidor. Essa estratégia envolve a produção de conteúdos para quem está descobrindo o seu problema, ponderando as possibilidades do mercado e, por fim, querendo conhecer mais sobre a sua empresa.

Além disso, o público oferece seus dados pessoais por vontade própria, recebendo em troca diversos conteúdos relevantes para si. É como se a pessoa estivesse sendo presenteada em troca de sua atenção, o que torna o processo mais sutil, mas, ao mesmo tempo, mais persuasivo até concluir a venda.

  1. Cria autoridade para a empresa

Outra vantagem incrível do marketing de conteúdo é conferir autoridade à marca. Quando uma empresa publica diversos conteúdos sobre temáticas relevantes em sua área de atuação, ela demonstra conhecimento e domínio das informações que estão sendo veiculadas.

Isso produz no público a sensação de que aquela empresa possui funcionários capacitados, com experiência e profundos conhecimentos sobre aquilo que fazem. Assim, a marca ganha respeito e confiança, tornando toda a comunicação mais fácil. O público gosta de se relacionar com especialistas nos assuntos.

  1. Educa o consumidor

As estratégias de marketing de conteúdo levam até o consumidor muitas informações para lhe ajudar a compreender a sua dor e conhecer as soluções da empresa. Se alguém estiver pensando em matricular-se numa academia, por exemplo, as empresas desse segmento poderão enviar conteúdos sobre alimentação saudável, diferentes tipos de exercício, queima de calorias, ganho de músculos, metabolismo, aparelhos, instrumentos de musculação, entre outros assuntos.

Além de despertar o interesse nas pessoas, esse tipo de conteúdo já deixa aquele cliente em potencial bem informado. Assim, quando o time de vendas entrar em contato com algum lead (cliente em potencial) que deixou seu telefone, não precisará ficar muito tempo explicando a importância do exercício físico para convencê-lo a matricular-se. Dessa forma, todo o processo de vendas fica mais tranquilo e acelerado.

  1. Aumenta a consciência de marca

A produção constante de conteúdo, especialmente quando ocorre em diferentes meios (blogs, redes sociais, e-mails etc.), torna a marca conhecida. Isso faz com que sua reputação, sua identidade e seus produtos/serviços sejam reconhecidos mais facilmente e por mais pessoas.

Consumir conteúdo faz com que as marcas tornem-se familiares ao público. Como citado anteriormente, essa relação de confiança faz com que o consumidor se lembre especificamente daquela marca, e não da concorrência, na hora de comprar.

  1. Melhora o engajamento com a marca

Além de aumentar o reconhecimento, é fato que o conteúdo atrai mais pessoas para conhecerem uma empresa. No entanto, não é qualquer pessoa que está sendo atraída, mas aquela que tem um interesse prévio em algum dos assuntos que a marca aborda.

Por isso, o engajamento entre público e empresa fica muito mais fácil, já que quem gostou do conteúdo e se interessou pela marca está muito mais propenso a curtir, comentar, compartilhar e tirar dúvidas. Isso pode acontecer em basicamente todos os canais do marketing de conteúdo, como e-mails, blogs e redes sociais. Além disso, se o seu cliente estiver satisfeito, ele usará esses mesmos canais para recomendar os seus serviços às pessoas que conhecer.

  1. Gera leads e, consequentemente, vendas

Este item não poderia ficar de fora, afinal de contas, é o que toda empresa quer: vender. Se você já tem um site e ele está recebendo visitas, ótimo. No entanto, você precisa descobrir quem são essas pessoas para criar um relacionamento com elas, certo?

Para isso, o marketing de conteúdo sempre disponibiliza CTAs e formulários em suas produções, e isso não é à toa. A ideia é que as pessoas, interessadas e curiosas, deixem suas informações pessoais para serem contatadas novamente pela empresa, tornando-se leads, ou seja, potenciais clientes.

É aí que o time de vendas entra em ação. Com leads qualificados e bem “educados”, é só entrar em contato para fechar o negócio.

  1. Diminui o custo de aquisição do cliente

Qual das estratégias a seguir você acha que vai demandar mais investimentos financeiros?

A: produzir um filme publicitário de 30 segundos a ser divulgado na televisão aberta em horário nobre, impactando milhões de pessoas, muitas das quais não fazem parte de seu público-alvo.

B: investir na produção de conteúdos relevantes e bem segmentados em blogs e redes sociais para atrair exclusivamente quem de fato estiver interessado.

É claro que a publicidade tradicional dá resultados, mas, em compensação, os gastos para conquistar um cliente por esse meio são muito mais altos do que os do marketing de conteúdo. Tudo depende de uma estratégia muito bem desenhada.

É por isso que a produção de conteúdos é uma estratégia mais “democrática”, pois permite que as pequenas e médias empresas também entrem no jogo, aumentando a concorrência.

  1. Facilita o processo de fidelização do cliente

Por fim, já que estamos falando em custos, você sabia que os custos para atrair um novo cliente são muito mais altos do que para apenas manter aqueles clientes que você já conquistou?

Pensando nisso, o marketing de conteúdo também é uma excelente estratégia para conduzir o pós-venda. Enviar novos materiais não só mantém vivo o relacionamento construído como também fortalece essa ligação e estimula no cliente um novo desejo de compra.

Portanto, aproveite que você já tem os dados dessa pessoa e continue em contato com ela para prolongar essa relação o quanto for possível. Fidelize!

Como você já deve ter percebido, são muitas as vantagens de se investir em marketing de conteúdo. É uma estratégia eficiente e mais econômica, que possibilita que relacionamentos duradouros sejam construídos.

Se você gostou de conhecer todas as vantagens dessa estratégia, não deixe de compartilhar esse conteúdo com todos aqueles que você acredita que também podem se interessar!