As práticas voltadas para o autoconhecimento e a autoconsciência estão cada vez mais em alta. A meditação e a ioga são bons exemplos disso e atualmente são indicadas por médicos e outros especialistas por terem benefícios comprovados a oferecer para a saúde do corpo e da mente. No artigo de hoje falarei a respeito de uma prática também bastante benéfica, que envolve a repetição de mantras antes de dormir, continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto.

O que são mantras?

Os mantras são sílabas, palavras ou poemas repetidos em voz alta, geralmente de forma cantada. O termo vem do sânscrito e é formado por man, que significa pensamento, e tra, que se refere a direcionamento, assim, é um instrumento que tem como objetivo conduzir a mente e deixar para trás pensamentos ansiosos e negativos, como uma forma de meditação. É possível utilizar mantras já conhecidos, como os tradicionais em sânscrito, ou criar os próprios, com palavras que façam sentido para você.

Podem ser usados durante a prática meditativa ou quando julgar necessário, para relaxar em momentos de estresse, ter uma boa noite de sono, agradecer, mentalizar coisas boas e mais uma série de fins. Repetir mantras faz bem porque tira a foco dos pensamentos inquietos e o direciona para palavras ou sílabas que remetam a ideias edificantes e que promovem o relaxamento.

Vale lembrar que, embora tenha sido criado dentro dos costumes do hinduísmo, os mantras não precisam, necessariamente, ter conotação religiosa. Inclusive, muitos deles estão ligados a temas universais, como gratidão, perdão, alegria, libertação de pensamentos intrusivos, entre outros. Assim, pessoas de todas as crenças podem praticar, basta escolher algo que faça sentido para cada uma e se entregar verdadeiramente ao momento.

Benefícios dos mantras para relaxar e dormir

Você já teve a experiência de se deitar com a mente cheia de pensamentos acelerados? Se sim, imagino que tenha encontrado problemas para adormecer, afinal de contas, se o cérebro não para de processar ideias que geram inquietação, o corpo também não relaxa e, assim, pode se dar início a uma noite de insônia.

Uma forma prática e eficaz para conseguir relaxar e dormir é adotar o hábito de entoar mantras para desacelerar. Dessa maneira, a preocupação e a ansiedade serão deixadas de lado e você entrará em um estado meditativo, aquietando os pensamentos e, consequentemente, mantendo corpo e mente relaxados e prontos para uma noite de sono revigorante.

10 Mantras para relaxar e dormir

PSC

Agora que já sabe quais são os benefícios que os mantras podem trazer para melhorar a qualidade do seu sono, confira dez sugestões para começar a praticar hoje mesmo!

1 – Om

Considerado o mais tradicional dos mantras e o mais importante do hinduísmo, o Om representa a junção de todos os sons da natureza. Pode ser usado na prática meditativa de qualquer hora do dia, porém, quando realizada antes de dormir auxilia a conexão com o espírito e o relaxamento.

2 – Sou grato por este momento de descanso

3 – Eu escolho a paz

4 – Mereço descansar

5 – Onde estou é onde devo estar

6 – As experiências me ajudam a crescer

7 – Deixo de lado tudo o que não preciso

8 – Minha mente e meu corpo estão prontos para dormir

9 – Gratidão por mais um dia

10 – Estou ficando cada vez mais relaxado (a)

Esses nove mantras são sugestões em português com frases que ajudam a promover o relaxamento através da gratidão pelas experiências e pelo dia vivido, pela consciência de que é digno do descanso e desapego em relação a tudo o que não agrega. Fique à vontade para usar algum deles ou criar frases que fizerem sentido com o dia que viveu ou com seus objetivos.

Em relação ao volume e ritmo das repetições, fica à critério de cada um. Se desejar, poderá fazer em voz alta ou apenas em pensamento, experimente e veja qual modo funciona melhor para você. O mesmo vale para o ritmo, que pode ser musicalizado ou não, o importante é realizar as repetições de modo a promover a tranquilidade.

Dicas para entoar mantras antes de dormir

Existem algumas medidas que podem auxiliar a adotar o hábito de entoar mantras antes de dormir e, também, a promover o relaxamento de maneira mais eficaz, veja quais são elas:

Quantidade de repetições: tradicionalmente na cultura hindu, os mantras são repetidos 108 vezes. Porém, você pode fazê-lo até sentir que está relaxado ou adormecer. O tempo mínimo indicado é de três minutos.

O uso do japamala é opcional: trata-se de uma peça bastante semelhante ao terço católico que é usada pelos hindus para marcar o número de repetições do mantra. Fica a seu critério se irá usar ou não.

A importância da persistência: no início da prática, é natural que os pensamentos fiquem indo e voltando. Se isso acontecer, é importante acolhê-los e deixá-los ir, retornando em seguida ao foco no mantra. Evite rejeitar um pensamento, pois o efeito pode ser o contrário e ele permanecer cada vez mais forte em sua mente.

Desfrute o momento: se iniciar a prática com pressa para dormir logo, certamente encontrará problemas para relaxar. Por isso, lembre-se de aproveitar o momento e se conectar ao presente, pois o sono virá naturalmente.

Sentimento de gratidão: se você entoar um mantra sem vontade é provável que não se entregue verdadeiramente ao momento. Desse modo, é importante que sinta gratidão por estar em sua casa, confortavelmente e se preparando para dormir, isso ajudará a manter os pensamentos positivos e a promover o relaxamento.

Respiração: este é um aspecto essencial a se considerar ao entoar mantras para dormir, afinal de contas, a respiração é um poderoso instrumento para o relaxamento. Sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões, isso também ajudará a manter os pensamentos intrusivos longe.

Áudios com música: se preferir, poderá utilizar áudios de mantra com fundos musicais relaxantes. Eles são facilmente encontrados na internet, através de aplicativos e vídeos do YouTube, e são ótimos para quem está iniciando a prática.

Adote o hábito de entoar mantras diariamente antes de dormir e tenha noites de sono relaxantes e revigorantes. Se gostou, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a vencerem a insônia!

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mantra
https://blog.incensofenix.com.br/bem-estar/conheca-o-poder-do-mantra-para-dormir-e-relaxar/
https://casa.abril.com.br/bem-estar/aprenda-a-entoar-mantras-e-viva-mais-feliz-aqui-11-mantras-para-voce/
https://www.felizcomvoce.com.br/mantras-para-meditar
https://www.yogiapproved.com/life/mantra-fall-asleep-sheex/
https://www.sleepadvisor.org/sleep-mantras/

Copyright: 554143225 – https://www.shutterstock.com/pt/g/noipornpan