Muitos costumam se referir à introspecção e à timidez como se fossem características iguais. Contudo, embora indivíduos tímidos e introspectivos possam ter alguns comportamentos semelhantes, é importante saber diferenciá-los para evitar cometer equívocos. Cada perfil tem razões diferentes para ser uma pessoa mais reservada, e entender esses motivos é essencial para conseguir manter relacionamentos positivos e respeitar a individualidade de cada um sem ferir sua essência e o seu jeito de ser.

Diferença Entre Introspecção e Timidez

A introspecção é uma característica comum a indivíduos introvertidos, que são aqueles que costumam olhar mais para dentro, para seu mundo interior, evitar ambientes cheios de pessoas e que preferem se socializar em grupos menores. Eles têm esse comportamento porque seu cérebro é mais sensível a estímulos do que o dos extrovertidos, por exemplo. Dessa forma, se sentem desconfortáveis em locais barulhentos, em que precisem dividir demais a sua atenção. Como se pode perceber, não se trata de nenhum tipo de dificuldade de comunicação, mas sim de um traço da personalidade.

Em se tratando da timidez, os indivíduos que apresentam esse comportamento mais reservado fazem isso mais por insegurança e medo de serem julgados. Dessa forma, evitam ambientes com muita gente porque se sentem envergonhados em se expressar e porque evitam ser o centro das atenções. Preocupam-se excessivamente com a opinião alheia, o que faz com que deixem de tomar decisões pensando em si para considerar os outros. Por isso, trata-se de uma condição que pode prejudicar a vida de uma forma geral, com destaque para a carreira profissional e os relacionamentos pessoais.

Como se pode perceber, a principal diferença entre introspecção e timidez é que a primeira é uma característica que faz parte da essência do indivíduo. Dessa forma, por mais que, em muitas situações, ele se veja obrigado a socializar, principalmente por questões profissionais, é possível superar sem grandes dificuldades. No caso dos tímidos, existe um sofrimento por trás desse isolamento social, contudo é perfeitamente possível que a pessoa adquira autoconfiança e perca o medo de se expressar e ser quem é.

Principais Características da Pessoas Introspectivas e Tímidas

Para conhecer melhor os dois perfis de comportamento, veja quais são as principais características das pessoas que são naturalmente introspectivas e daquelas que, por alguma razão, são tímidas.

Quer se desenvolver e conquistar resultados extraordinários?
Clique aqui e descubra em “O Poder do Autoconhecimento!

Pessoas Introspectivas

  • Preferem ter conversas mais profundas, do tipo que acontece em ambientes mais tranquilos e com menos barulho;
  • Evitam grandes aglomerações porque se sentem incomodados com o excesso de estímulos auditivos e visuais, por exemplo;
  • Selecionam as pessoas com quem querer interagir, pois focam mais em qualidade do que quantidade;
  • Apenas se abrem a respeito de seus sentimentos com quem sentem muita confiança;
  • São bons ouvintes porque ouvem na essência e não apenas esperam a sua vez de falar;
  • Pensam bastante antes de agir e falar, sendo mais reflexivos e cautelosos em suas ações;
  • Apreciam a própria companhia e não são dependentes dos outros para se sentirem felizes.

Pessoas Tímidas

  • Se cobram demais e se culpam com frequência;
  • Sentem uma grande dificuldade de demonstrarem os seus sentimentos;
  • Têm medo de expressarem suas opiniões e serem julgadas;
  • Sentem-se desconfortáveis e tensas quando estão na presença de estranhos;
  • Sofrem demais quando recebem algum tipo de crítica;
  • Possuem baixa autoestima e pouca autoconfiança;
  • Preferem se isolar a terem que interagir com pessoas diferentes.

Dicas Para Superar a Timidez

PSC

Caso tenha se identificado com as características comuns às pessoas tímidas, fique tranquilo, pois isso não é o fim da sua vida social. Você não precisa carregar essa característica por toda a sua vida, uma vez que existem diversas formas de desenvolver suas habilidades sociais e conseguir interagir com mais naturalidade e sem sofrimento. Confira algumas dicas poderosas para superar a timidez.

Conheça Suas Qualidades: a timidez é reflexo de um grande sentimento de insegurança. Nesse sentido, conhecer as suas próprias qualidades fará com que se sinta mais confiante e seguro de suas palavras, ideias e ações.

Não Se Cobre Tanto: o ser humano é imperfeito e é através das falhas que o desenvolvimento acontece. Evite se martirizar quando algo sair diferente do esperado, reconheça seus erros, aprenda com eles e continue caminhando.

Não Se Coloque Como Inferior: reconheça as suas qualidades e pare de acreditar que todos os outros são melhores do que você. Cada ser é único e as comparações apenas servirão para te colocar para baixo. Prefira se comparar consigo mesmo, para que perceba a sua evolução no decorrer do tempo.

Você Não Precisa de Aprovação: comece a tomar decisões baseando-se apenas na sua essência e no que deseja para a sua vida. As pessoas irão gostar de ti pelo que é e não pelo que aparenta ser. Seja verdadeiro com você!

Acredite nos Elogios: sempre que alguém te elogiar, evite se depreciar e dizer que não merece essas palavras. Se uma pessoa disse que é competente, inteligente ou tem qualquer outra qualidade, acredite, pois certamente é verdade.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

A Importância de Respeitar Introspectivos e Tímidos

Independente de uma pessoa ser introspectiva ou tímida, é essencial que a respeite como ela é. Fazer piadas, forçá-la a falar e socializar em nada lhe ajudará. No caso dos introspectivos, apenas fará com que eles se chateiem com a situação e comecem a evitar a sua companhia. Em se tratando dos tímidos, essa pressão poderá agravar o quadro de insegurança, levando-os a se sentirem ainda mais constrangidos e acuados. Se quiser ajudar, ao invés de forçar uma pessoa tímida a se soltar, prefira estimulá-la, isso sim irá auxiliá-la a se tornar mais confiante e segura.

Tentar obrigar uma pessoa mais reservada a socializar nunca é uma boa ideia. Afinal, para que seja verdadeiramente proveitosa, a interação social deve ser positiva para todos os envolvidos. Conhecer as características dos comportamentos de introspecção e timidez irá possibilitar que reconheça o perfil de cada um. Assim, terá relacionamentos muito mais positivos e saberá extrair o melhor de cada indivíduo.

Essas dicas valem também para pais que percebem em seus filhos características de introspecção ou timidez. Se for o primeiro caso, encontre formas de estimular suas crianças, respeitando as suas características. Evite forçá-las a frequentarem ambientes mais agitados, caso não queiram, e não trate a introspecção como um problema, simplesmente porque não é. Em relação à timidez, aí sim se trata de algo que merece atenção, mas que deve ser tratado com naturalidade, para que a pressão não se torne mais um agravante e isso faça com que seu filho fique mais fechado.

Como sempre digo, conhecimento é poder, por isso, saber mais a respeito das características da introspecção e da timidez irá permitir que você identifique com mais respeito e facilidade o perfil daqueles com os quais convive e o seu próprio comportamento também. Isso é importante para desenvolver boas táticas para lidar com isso sem sofrimento. Aproveite para compartilhar essas informações e ajudar outras pessoas a lidarem de forma mais positiva umas com as outras e consigo mesmas.

Copyright: 552651034 – https://www.shutterstock.com/pt/g/file404