O Tai Chi Chuan é uma arte marcial originada na China, no século XII, e que tem como principal diferencial a junção de movimentos com o estado meditativo. Mais do que uma luta, é uma forma de exercitar o corpo e a mente simultaneamente, fato que tem tornado o Tai Chi cada vez mais conhecido em todo o mundo como uma atividade terapêutica. Se deseja saber mais a respeito dessa prática tão poderosa, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo.

O Que é o Tai Chi Chuan?

Criado há vários séculos na China, o Tai Chi Chuan não é apenas uma atividade física e sim um exercício que integra a mente e o corpo com movimentos lentos e suaves, controle da respiração, atenção focada e visualização. Embora sua origem exata seja desconhecida, provavelmente evoluiu de antigas formas de artes marciais asiáticas, reunindo cura, filosofia e práticas espirituais.

O Tai Chi continua sendo bastante popular na China, onde é praticado diariamente por um grande número de pessoas, muitas vezes no início da manhã em parques e em outros espaços abertos. E, nos últimos 50 anos, se tornou popular também fora de solos chineses. Hoje, é praticado em hospitais, centros comunitários, faculdades, clubes esportivos e em outros lugares em muitos países.

Médicos e pesquisadores de diversos locais do mundo identificaram muitos benefícios para a saúde através da prática do Tai Chi Chuan, incluindo melhorias no equilíbrio, flexibilidade, resistência, pressão arterial, saúde geral do coração, saúde mental, além da prevenção de problemas como derrame cerebral, fibromialgia, doença de Parkinson e Alzheimer.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

A Prática do Tai Chi Chuan

Uma forma segura de exercício para pessoas de todas as idades, o Tai Chi Chuan é frequentemente comparado ao yoga e, assim como essa prática, também tem inúmeras modalidades. A forma mais comumente praticada é conhecida como Tai Chi Estilo Yang, mas outras formas populares incluem os estilos Chen, Wu, Hao e Sun. Cada um tem as suas particularidades, mas todos enfatizam movimentos lentos, deliberados e cuidadosamente orquestrados, quase como uma dança coreografada.

PSC

Os movimentos são divididos por conjuntos e cada um deles conta com um número específico de posturas. No Tai Chi Estilo Yang, por exemplo, pode haver até 150 movimentos em um determinado conjunto e em outro apenas oito. Os praticantes, às vezes, executam essas sequências segurando objetos, como espadas ou bastões, ou podem realizá-las com as mãos livres.

Os iniciantes costumam começar com movimentos básicos, que incluem agachamento, rotação da cintura, mover os braços para frente e para cima, sobre a cabeça e as pernas de um lado para o outro. Embora pareçam simples demais, podem ajudar a aumentar a força muscular e a concentração se realizados da maneira correta. E o mais importante é que, por serem leves, evitam que as pessoas sofram lesões.

Um conjunto típico de posturas do Tai Chi Chuan inclui movimentos de aquecimento, que proporcionam uma atividade aeróbica moderada, ajudam a preparar o sistema muscular para os exercícios seguintes, além de estimularem a respiração profunda e o relaxamento. São seguidos por posturas que exercitam diferentes partes do corpo, desde o tórax e torso até os quadris, as pernas e os pés.

O objetivo da prática do Tai Chi é fortalecer e integrar a mente e o corpo para promover a saúde e a autoconsciência e, para algumas pessoas, é utilizada também como uma preparação de defesa pessoal. Por todos esses motivos, podemos afirmar que se trata de uma atividade completa, que traz benefícios para o indivíduo como um todo, promovendo saúde, bem-estar e equilíbrio físico e emocional.

Principais Benefícios do Tai Chi Chuan

O ritmo suave e de baixo impacto do Tai Chi Chuan o tornam uma prática ideal para idosos, portadores de determinadas doenças e, também, indivíduos com necessidades especiais. No entanto, também é comumente praticado por pessoas de todas as idades e dos mais diferentes perfis, pois se trata de uma atividade capaz de trazer vantagens para todos.

Os benefícios do Tai Chi, tanto para indivíduos saudáveis ​​quanto para aqueles com condições de saúde especiais, incluem aumento da função cognitiva e da memória, melhora do equilíbrio e força muscular, mais qualidade de vida e de sono, além de fortalecimento do sistema imunológico. Confira, a seguir, outras vantagens que a prática é capaz de proporcionar.

1 – Promove Força, Resistência e Equilíbrio

Por conta dos movimentos realizados durante a prática, o Tai Chi é extremamente benéfico quando o assunto é o fortalecimento do corpo. Com isso, além de tornar o praticante com ossos e músculos mais fortes, os auxilia a ter mais equilíbrio e consciência corporal, o que também se aplica a idosos com histórico de quedas.

2 – Auxilia no Tratamento da Asma e Outros Problemas Respiratórios

Como o controle da respiração é um elemento bastante importante durante a realização das posturas do Tai Chi Chuan, o indivíduo também pode perceber uma melhora na respiração. Esse fato é interessante tanto para aqueles que possuem alguma condição específica, como asma e outras doenças pulmonares, quanto para os que desejam prevenir esses problemas.

3 – Alivia o Estresse e a Ansiedade

Ainda falando em respiração, aprender a controlá-la faz bem tanto para o corpo quanto a mente. Além disso, quando associada à concentração para a realização dos movimentos, faz com que o Tai Chi seja uma atividade extremamente interessante para pessoas que sofrem com o estresse e a ansiedade.

4 – Ajuda na Perda de Peso

Apesar de não ser simplesmente uma atividade física, não há como negar que o Tai Chi Chuan faz com que o corpo se exercite. Dessa maneira, a prática, associada a uma alimentação saudável, é capaz de auxiliar aqueles que desejam perder peso.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Sono Mais Tranquilo e Revigorante

A qualidade do sono é uma condição fundamental para que uma pessoa tenha saúde e disposição e esse é outro ponto em que o Tai Chi Chuan pode ajudar. Pesquisas comprovaram que indivíduos que o praticam duas vezes na semana conseguem dormir melhor e acordar mais revigorados no dia seguinte.

Como se pode ver, o Tai Chi Chuan é uma prática segura, indicada para todas as idades e capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde. Contudo, lembre-se de consultar o seu médico antes de começar a praticar, para que seja algo realmente positivo. Aproveite e passe a informação adiante, compartilhando este artigo em suas redes sociais!

 

Copyright: 526212031 – https://www.shutterstock.com/pt/g/maychanikran