Conhecido como o astro rei, o sol nos fornece luz, calor, energia, vitaminas, fortalece os nossos ossos e é essencial para a sobrevivência da vida na terra. Por todos esses motivos, diversos povos o reverenciam há milhares de anos, como é o caso dos hindus, que criaram movimentos específicos de Saudação ao Sol dentro do yoga. Também conhecida como Surya Namaskara, inclui uma série de doze posturas coordenadas com a respiração que costumam ser utilizadas no início da prática ou para começar o dia de uma forma positiva.

O Significado Por Trás da Saudação ao Sol

As palavras em sânscrito Surya Namaskara significam adorar o sol. Namaskara vem da raiz namas, de onde também se origina a palavra namastê, utilizada para encerrar as aulas de yoga. Cada prática de Saudação ao Sol começa e termina com os participantes unindo as palmas de suas mãos e posicionando-as próximas ao coração. Todos esses detalhes não são por acaso e representam a crença de que apenas o coração pode conhecer a verdade da vida.

Os movimentos do yoga representam o mundo de uma forma geral, com posturas que remetem, entre outras coisas, às montanhas, aos mares, aos campos, aos animais, às estrelas, à lua e ao sol. No caso deste último e da prática da saudação, trata-se de uma representação do sol interior, o que corresponde ao coração de cada indivíduo. Dentro da crença hindu, é no coração que se encontra a sede da consciência e da sabedoria superior.

Pode parecer um tanto quanto estranho considerar o coração como a sede da sabedoria, afinal normalmente ele é associado às emoções, e não ao cérebro. Contudo, nas tradições do yoga, o cérebro é simbolizado pela lua, que reflete a luz do sol, mas não é capaz de gerar nenhuma. Através disso podemos tirar diversas interpretações, como a de que a nossa mente é apenas um reflexo daquilo que carregamos na alma.

7 Benefícios da Prática de Saudação ao Sol

A prática do yoga tem sido cada vez mais reconhecida pelos benefícios que pode proporcionar para a saúde e o bem-estar das pessoas. Em se tratando especificamente da Saudação ao Sol, veja, a seguir, o que ela é capaz de oferecer.

1 – Melhora a Circulação: iniciar o dia com essa prática é ótimo para fazer com que o sangue circule de forma mais eficiente por todo o seu corpo, principalmente braços e pernas. Além de ser ótimo para reduzir os riscos de problemas cardiovasculares, ajuda a impulsionar a energia, o que irá impactar positivamente em todas as atividades realizadas em seguida.

2 – Perda de Peso: ao estimular o metabolismo logo pela manhã, o corpo será induzido a continuar eliminando calorias ao longo do dia. Nos casos em que a Saudação ao Sol é realizada antes de uma sessão de yoga, ela irá preparar o corpo e o metabolismo para o exercício que está por vir. Ao praticar os movimentos diariamente, poderá notar uma redução do peso e uma melhora na saúde de uma forma geral.

PSC

3 – Ajuda a Regular o Ciclo Menstrual: mulheres que têm o ciclo menstrual irregular podem notar uma melhora ao adotarem o hábito de praticar a Saudação ao Sol. Além disso, essa atividade também é capaz de auxiliar a reduzir a irritação comum durante a tensão pré-menstrual.

4 – Saúde da Pele: ao reduzir os níveis de estresse e melhorar a circulação, esta prática pode ajudar a melhorar a aparência da pele e proteger contra erupções e inflamações.

5 – Melhora a Função Cerebral: um dos benefícios mais importante do yoga está relacionado à saúde mental, porque a prática promove o foco, a concentração e reduz as chances de se ter problemas de memória. Além disso, começar cada dia com a Saudação ao Sol, pode ajudar a diminuir os hormônios do estresse e prevenir diversos tipos de problemas.

6 – Saúde dos Cabelos: os cabelos também podem se beneficiar com a prática regular da Saudação ao Sol, isso porque, ao estimular a circulação, o couro cabeludo passa a receber mais nutrientes e oxigênio, o que faz com que os fios cresçam mais fortes.

7 – Melhora na Postura: utilizar a Saudação ao Sol como uma forma de aquecimento pela manhã ajuda a manter uma boa postura durante todo o dia.

É importante ressaltar que esses benefícios podem variar e que não existem garantias de que todos eles irão acontecer contigo. Mas, de qualquer forma, adotar a prática do yoga em sua rotina certamente irá te proporcionar muito mais saúde e qualidade de vida de uma maneira geral.

Dicas Para Praticar a Saudação ao Sol

Depois de conhecer mais a respeito da Saudação ao Sol, confira dicas de como começar a praticar. Lembre-se que é a prática que leva à perfeição, portanto se dedique e tenha paciência, pois mesmo os yogues experientes foram iniciantes em dia.

Como disse, para praticar é necessário realizar a sequência de doze posturas, chamadas de asanas, da Surya Namaskara, que são:

1 – Montanha – Tadasana

2 – Saudação com os braços para cima – Urdhva Hastasana

3 – Alongamento para a frente – Uttanasana

4 – Equestre – Ashwa Sanchalanasana

5 – Prancha – Kumbhakasana

6 – Prancha baixa – Chaturanga Dandasana

7 – Cão olhando para cima – Urdhva Mukha Svanasana

8 – Cão olhando para baixo – Adho Mukha Svanasana

9 – Meio alongamento para a frente – Ardha Uttanasana

10 – Alongamento para a Frente – Uttanasana

11 – Saudação com os braços para cima – Urdhva Hastasana

12 – Montanha – Tadasana

Siga os passos conforme mostra o vídeo a seguir para realizar cada uma dessas posturas. Observe cada movimento com atenção para que consiga repeti-lo posteriormente. Contudo, lembre-se que a prática, para ser verdadeiramente positiva, deve ser realizada com tranquilidade e sem cobranças.

O ideal é praticar pela manhã, assim que o sol nascer, para começar o seu dia agradecendo a ele por tudo o que nos oferece. Contudo, se não for possível, a saudação poderá ser realizada no fim da tarde. Em se tratando de local adequado, não há nenhuma exigência, mas se puder ser ao ar livre certamente os benefícios serão intensificados. Se estiver em casa, abra as janelas e deixe os raios solares entrarem no ambiente.

Espero que tenha gostado de saber mais a respeito da Saudação ao Sol, seu significado e seus benefícios. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa prática poderosa.  

 

Copyright: 324427688 – https://www.shutterstock.com/pt/g/geribody