Muitas pessoas desejam ingressar no mercado de trabalho, seja para o primeiro emprego ou para buscar uma recolocação profissional. E, embora cada área tenha as suas demandas, existem habilidades que são consideradas universais por se aplicarem a qualquer tipo de profissão e nível hierárquico.

Neste artigo falarei a respeito dessas habilidades que todo profissional deve ter para conseguir boas oportunidades de trabalho, além de dicas para desenvolvê-las. Acompanhe!

7 Habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho

Veja, a seguir, uma lista com as dez habilidades mais requisitadas pelas empresas atualmente. Aproveite para fazer uma autoanálise e identificar quais delas já possui e quais precisa desenvolver.

1 – Gerenciamento do tempo

A gestão de tempo sempre foi uma habilidade importante em empresas, mas que recentemente se tornou ainda mais valorizada. Afinal de contas, com o crescimento significativo do trabalho remoto, sai na frente o profissional que consegue se organizar para realizar todas as suas atividades sem a presença de um supervisor.

Dica: existem muitas ferramentas que podem te ajudar a organizar o seu tempo, como plataformas de gerenciamento de projetos, timers que intercalam períodos de concentração com minutos de descanso ou mesmo a boa e velha agenda se preferir.

2 – Colaboração

Por mais que existam funções em que o profissional trabalha de forma individual, saber atuar dentro de um time é essencial. As empresas perceberam o quanto esse espírito de equipe é positivo, além de impulsionar os resultados, ajuda a contribuir para um ambiente mais harmonioso. Por essa razão, costumam valorizar e buscar essa característica em seus contratados.

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Dica: se interesse pela função dos outros, mesmo que a sua atividade seja independente, é importante ter conhecimento sobre o trabalho dos demais membros da equipe da empresa.

3 – Inteligência emocional

Quando o assunto são as soft skills, que são as habilidades ligadas ao comportamento, a inteligência emocional está em primeiro lugar nos requisitos que as empresas buscam. Reconhecer as próprias emoções e ter empatia com colegas e clientes, faz com que um colaborador se torne muito mais sociável e preparado para se relacionar de forma positiva e saudável.

Dica: para desenvolver a inteligência emocional, comece investindo em autoconhecimento, se observe, se questione. Passar pelo processo de Coaching pode ser bastante interessante para te ajudar a se tornar inteligente emocionalmente em menos tempo.

4 – Criatividade

Estamos vivendo a era da inovação, as empresas buscam pessoas que pensem fora da caixa, enxerguem as coisas sob diferentes perspectivas e ajudem a criar soluções inovadoras. Sendo assim, a criatividade é mais uma habilidade valorizada no mercado de trabalho atual.

Dica: existem pessoas que realmente nascem mais inclinadas para a criatividade, o que não significa que seja impossível desenvolvê-la. Para começar, procure ser mais curioso, se interessar por assuntos diversos e buscar informações em vez de esperar que elas cheguem prontas até você.

Além disso, observe ao seu redor e encontre maneiras diferentes de realizar atividades que fazem parte da sua rotina, assim, aos poucos, sua mente irá se habituar a considerar outras perspectivas em vez de fazer tudo sempre igual.

5 – Capacidade de se adaptar

A adaptação já era uma habilidade valorizada, já que mudanças acontecem o tempo todo, mas que recentemente se tornou fundamental. Com a pandemia do coronavírus (COVID-19) muitos profissionais tiveram que migrar para o home office e sem terem tempo para se adaptar. Para as empresas, é perceptível aqueles que conseguiram se adaptar rapidamente e é exatamente isso o que elas buscam atualmente.

Dica: se você é uma pessoa avessa a mudanças, comece a trabalhar isso dentro de si, iniciando com pequenas alterações na sua rotina. Busque, também, se familiarizar com a ideia do novo, sair da zona de conforto, se permitir ir além.

6 – Conhecimentos em tecnologia

Estamos vivendo a era da tecnologia e ninguém tem dúvidas disso, até mesmo profissões que não têm relação direta com recursos tecnológicos são impactadas. Quanto mais conhecimento você tiver sobre sistemas, softwares e até as redes sociais, dependendo da sua profissão, melhor.

Dica: não tenha medo de tentar e evite alimentar pensamentos do tipo: “não me dou bem com tecnologia”, pois tudo é questão de treino. Se permita tentar, explorar, peça ajuda a alguém com mais experiência, aos poucos irá se acostumar e aprender.

7 – Comunicação

Por fim, uma habilidade que é fundamental para a vida de forma geral, porque é através dela que nos conectamos às outras pessoas, compartilhamos conhecimento e aprendemos. Em uma empresa, a comunicação ajuda a evitar mal entendidos, promove a união da equipe e o bom relacionamento com clientes e parceiros de negócios, se fazendo presente de forma verbal, não-verbal e escrita.

Dica: faça uma autoanálise sobre como andam as suas habilidades de comunicação hoje, se desejar, peça feedbacks para pessoas próximas. Assim, saberá quais são os pontos em que precisa melhorar para se comunicar de maneira mais assertiva e começar mostrando isso nas entrevistas de emprego.

Conclusão

Muitos profissionais acham que sua capacitação deve se resumir às habilidades técnicas e a verdade é que o mercado atual não permite que se tenha mais esse pensamento. Hoje, com a grande concorrência, as exigências também aumentaram, além do mais, as empresas estão cada vez mais preocupadas com aspectos comportamentais e com o bem-estar da equipe.

Um profissional que é tecnicamente impecável pode gerar problemas se for explosivo ou não se comunicar bem com a equipe, por exemplo. Peter Drucker tem uma frase que expressa bem essa ideia: “Contrate o caráter, treine as habilidades”. É mais fácil capacitar uma pessoa do que fazê-la mudar seu comportamento, seu temperamento e modo de se relacionar com os demais.

Lembrando que as habilidades técnicas continuam sendo extremamente importantes, apenas não são tudo. Por isso, faça cursos, atualize seus conhecimentos, leia, pesquise, se dedique, tenha sede de conhecimento, mas sempre mantendo a atenção também para as chamadas soft skills.

Se você considerar todos esses aspectos e buscar desenvolvê-los, terá muito mais chances de construir uma carreira de sucesso e desenvolvimento contínuo. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!