etica-e-justica

Fazer a Coisa Certa – Uma Questão de Ética e Justiça

Por: José Roberto Marques | Blog | 03 de dezembro de 2017

Em diversas situações da vida, pode acontecer de uma pessoa ter dúvidas sobre a atitude que deve tomar. A insegurança pode se tornar maior quando é uma decisão que envolve interesses, questões morais, ou um conflito de ideias e valores entre outros indivíduos. Contudo, independente do que seja, a busca deve ser sempre por fazer a coisa certa, a fim de manter a ética e ser justo com todos os envolvidos e de jamais desrespeitar suas crenças pessoais.

Como Fazer a Coisa Certa

Seja na vida pessoal ou profissional, muitas decisões que precisam ser tomadas envolvem uma série de questões e consequências. Por isso, devem ser analisadas com cautela, para encontrar um caminho que seja justo. Independente do que seja, existem alguns pontos que devem ser sempre considerados, a fim de confirmar de que realmente irá fazer a coisa certa. Veja quais são eles.

1 – Avalie a Situação de Forma Racional

Os sentimentos, muitas vezes, influenciam na forma como se enxerga uma situação e nem sempre eles nos dão as melhores respostas. Então, procure pensar de forma racional, a fim de avaliar o que aconteceu nos mais diversos aspectos. Havia alguma atitude que você poderia ter tomado antes para evitar? Já viveu algo parecido no passado? O que pode aprender com isso? A reflexão te ajudará a obter um entendimento mais profundo sobre a questão. Então, vá para um local tranquilo e se permita refletir sobre a situação da melhor forma e ouça sempre a voz da sua consciência.

2 – Pense nas Consequências das Suas Atitudes

Assim como na Física, na vida toda ação tem uma reação e avaliar as consequências antes de agir é a melhor maneira de encontrar a melhor decisão para se tomar. Pense se existem fatores externos que estejam te influenciando e se eles estão te levando para um lado positivo ou negativo. Quais são as opções que você tem? Analise cada uma delas e suas possíveis consequências e só então tome suas decisões.

3 – Considere Todos os Envolvidos

Existem atitudes que podem envolver apenas você, mas outras que irão impactar, também, à vida de terceiros. Reflita sobre o impacto que pode trazer e se irá prejudicar alguém ou, mesmo, trazer consequências positivas. Pensar em todas as pessoas envolvidas também é uma parte importante para se chegar à decisão mais justa.

4 – Mantenha o Equilíbrio

Pensar antes de agir é importante porque te ajuda a tomar decisões embasadas e, assim, minimizar os riscos. Entretanto, pensar demais pode gerar estresse e ansiedade, fazendo com que gaste mais energia do que o necessário com a situação. Saiba controlar as suas emoções para que elas não façam com que acabe agindo por impulso.

5 – Procure Aconselhamento

Quando se tem uma decisão difícil a ser tomada, procurar aconselhamento com uma pessoa mais experiente pode ser muito positivo e enriquecedor. E, quando digo mais experiente, me refiro realmente à experiência, o que não está, necessariamente, ligado à idade. Trocar ideias com alguém que tenha passado por algo parecido irá te ajudar a obter uma nova perspectiva e chegar a uma conclusão com maior segurança.

6 – Avalie a Situação

Depois de seguir todos os passos e chegar na decisão que precisava, avalie a situação e identifique todo o aprendizado que obteve através dela. Tudo o que acontece ao seu redor pode te trazer alguma lição, seja de que poderia ter agido diferente ou de confirmar que fez a coisa certa, então saiba aproveitar todas as oportunidades que tiver para evoluir.

Como Ser uma Pessoa Ética e Justa?

Os conceitos de ética e justiça caminham lado a lado, pois quando se tem a primeira como base de suas atitudes, a segunda se torna uma consequência. A palavra ética vem do grego ethos, que significa algo como modo de agir, e é o nome dado ao ramo da filosofia que aborda o caráter dos indivíduos. Basicamente, uma pessoa ética é aquela que tem coerência entre suas palavras e atitudes e as baseia sempre em seus valores morais e naquilo que é bom.

Um indivíduo ético, ao encontrar algo de valor na rua, irá tentar procurar o verdadeiro dono ou entregar o item para que as autoridades o façam. A motivação para agir assim deve ser o simples fato de fazer o que é certo e manter a consciência tranquila. Vale lembrar que a ética, também, se aplica a pequenas atitudes do dia a dia, como respeitar seu lugar em uma fila, devolver um troco que tenha sido dado a mais, falar sempre a verdade, enfim, ações que tenham como objetivo ser justo.

As vantagens que são obtidas com facilidade, também vão embora com a mesma rapidez. Por isso, conquiste o que deseja com honestidade, para que tenha orgulho em dizer aonde conseguiu chegar. A melhor maneira de combater os exemplos negativos é agindo de forma diferente, a fim de mostrar o quanto é bom ser uma pessoa correta e justa.

Ser ético pode ser um desafio, principalmente em nosso país, em que estamos rodeados de maus exemplos. Entretanto, é algo recompensador e que sempre valerá a pena. Por mais que as pessoas ao seu redor demonstrem não valorizar atitudes corretas, faça a sua parte, mantenha sua consciência tranquila e só terá benefícios. Ninguém perde por ser justo e agir de forma honesta, pelo contrário. Construa a sua credibilidade como indivíduo e profissional e, assim, estará fazendo a sua parte para promover uma sociedade mais justa e menos corrupta.

Faça a Coisa Certa e Mantenha a Mente Tranquila

Todas as decisões têm suas consequências, entretanto, mesmo que muitos digam o contrário e tentem fazê-lo crer no contrário, fique tranquilo e esteja sempre ciente de que fez a coisa certa e respeitou os seus valores de ética e justiça. Caso alguém tenha se prejudicado através da sua atitude, é bem provável que seja resultado de algo que ele mesmo causou. Se uma pessoa faltou com a verdade ou agiu de forma errada, não é você quem deve sofrer.

Procure sempre ter boas atitudes, pedir desculpas quando cometer erros e assumir suas falhas. Lembre-se que os valores são o bem mais precioso que alguém pode ter, então sempre os considere ao tomar decisões e agir. Assim, conseguirá manter a sua mente tranquila, sem perturbações e sentimentos de culpa de que poderia ter feito diferente. Quando o foco está em fazer a coisa certa não há dúvidas, pois só existe um caminho a ser seguido.

Copyright: 258079826 – https://www.shutterstock.com/pt/g/plusone

Deixe seu Comentário: