Mulher pensando, analisando decisão conforme sua Ética Pessoal

ra2studio/Shutterstock A ética pessoal evidencia a forma como a pessoa age e enxerga o mundo e é muito importante!

Podemos dizer que a ética pessoal corresponde aos valores, à forma de pensar e agir de uma pessoa em relação ao trabalho, à vida, ao mundo e as pessoas à sua volta também. Estes preceitos são à base de suas ações, de seus comportamentos, pois guiam suas atitudes em todas as circunstâncias. Portanto, podemos dizer que quando temos bons valores, a nossa ética pessoal acaba sendo um espelho positivo de quem somos. Por outro lado, estes são um tanto quanto contestáveis, nossa ética segue pela mesma linha, não sendo o que podemos chamar de a mais correta.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Teste – A Ética Pessoal na Prática

Por mais maravilhoso que o nosso país seja, o fato é que a falta de ética é uma realidade na vida do brasileiro. Assim, tanto de parte de quem age de forma incorreta, quanto da outra, que luta para não sucumbir “a estas facilidades”, nossa ética pessoal é sempre testada em situações que simplesmente não deveriam existir, porém existem. Quer exemplos?

Se, por exemplo, você é parado numa blitz e está com os documentos do seu veículo atrasados, porque se esqueceu de pagar na data certa, e oferece dinheiro ao guarda para ele te liberar e não ter o seu carro apreendido; com certeza isso é a face real da falta de ética de que tanto falamos.

Por outro lado, você está na mesma situação, mas é o guarda que pede suborno para não apreender seu carro e você diz não, este é um sinal claro de que você tem bons valores e de que sua ética pessoal representa sua firmeza de caráter.

Porque a Ética Pessoal é Tão Importante

Podemos dizer que pessoas éticas são aquelas que não se deixam levar por vantagens escusas, que seguem as leis, respeitam as regras, defendem bons valores, lutam por seus direitos e têm uma conduta mais correta também. Tudo isso é muito importante na vida destes indivíduos, pois é exatamente isso que não os deixam se levar por propostas indecentes e nem fazê-las a terceiros.

PSC

Tanto é que quando alguém age de má fé e lhe oferece “oportunidades” deste tipo, sentem-se profundamente ofendidas, afinal, não são como são por dinheiro, mas porque acreditam verdadeiramente que este é o melhor caminho.

Num país como o Brasil, em que cultura do jeitinho impera e onde muitas pessoas se valem de autoridade, poder, dinheiro ou ainda de sua falta de caráter para levar vantagens e usurpar o patrimônio público ou privado; quem tem sua ética pessoal bem clara e consistente é realmente um exemplo a ser seguido e propagado. E você, quais são seus valores? Qual é a sua ética pessoal? Reflita e compartilhe nos comentários!