É fato: praticamente todos os profissionais têm em mente um determinado emprego que consideram “dos sonhos”. Status, chances de crescer, ser líder, ter benefícios, reconhecimento, retorno financeiro, possibilidades de inovar e estabilidade são algumas das características que atraem os candidatos a uma vaga de emprego.

Apesar dos muitos atrativos que uma empresa pode oferecer, as necessidades individuais, bem como as crenças e valores do profissional, também ajudam a definir se determinada organização é o lugar ideal para se construir uma carreira ou não.

Por isso, principalmente nos dias atuais, é importante sempre refletirmos sobre o questionamento que dá título a este artigo, já que muitas mudanças estão ocorrendo no mercado de trabalho, que podem trazer diversos benefícios e melhorias na vida profissional das pessoas.

Acompanhe-me nesta leitura e veja se realmente existe emprego certo ou não.

O emprego certo realmente existe?

Acho importante iniciar este texto com este questionamento, pois tenho certeza que existem muitas pessoas que se fazem esta pergunta com bastante frequência. Acontece que passamos grande parte de nosso dia, e também de nossa vida, nos dedicando ao trabalho, à construção de uma carreira de sucesso, e como eu disse nos parágrafos acima, são inúmeros os fatores que determinam se, de fato, teremos uma vida profissional bem-sucedida como sonhamos ou não.

Com certeza a empresa para a qual decidimos trabalhar, na qual realizamos nossas atividades profissionais, tem grande parcela de contribuição neste processo, ou seja, se ela oferece oportunidades de crescimentos, desafios constantes, tudo isso aliado a um bom retorno financeiro, as chances de nos sentirmos plenos e satisfeitos neste cenário são muito maiores. Assim, a organização tem papel determinante quando refletimos se estamos no emprego certo ou não.

Entretanto, acredito, verdadeiramente, que tudo isso depende muito mais do profissional do que do lugar em que ele se encontra. Digo isso, pois existem muitas pessoas que trabalham em lugares que lhes oferecem as melhores condições de trabalho, porém não se sentem felizes e satisfeitas, já que seus sonhos de carreira não estão direcionados para estes fatores relacionados à organização em que elas se se encontram.

PSC

Diante disso, a probabilidade de que estes indivíduos sintam que estão perdendo tempo em um emprego errado é grande, pois não se sentem encaixadas em suas realidades atuais. Sendo assim, acredito que o primeiro passo para que uma pessoa avalie se está ou não em um emprego certo é saber o que ela considera como emprego certo e quais são seus sonhos e objetivos profissionais.

Tudo isso vai ser determinante, não só para responder à pergunta que dá título ao artigo, mas também para que o indivíduo saiba se está no caminho certo para ser realmente feliz em sua vida profissional.

Como saber se você está ou não no emprego certo?

Além dos pontos que abordei acima, existem alguns outros que você pode analisar para saber se realmente está no emprego certo ou se precisa mudar de local de trabalho com rapidez. Continue a leitura e confira:

Analise seus objetivos para a sua carreira

Tudo parte deste ponto. Antes de qualquer coisa é importante que você tenha clareza sobre seus sonhos, metas e objetivos que você mesmo deseja para a sua carreira. Independentemente se são objetivos grandiosos ou não, é a partir deles que você vai saber se está no emprego certo ou não.

Isso porque quando temos esta clareza, quando sabemos o que realmente queremos de nossa vida profissional, conseguimos analisar se o lugar em que nos encontramos nos oferece a possibilidade de alcançarmos nossos objetivos, seja lá o que for.

Sendo assim, reflita e questione-se: “o que eu quero profissionalmente?” “O que desejo conquistar em minha carreira?” “O que eu preciso fazer para me sentir verdadeiramente feliz em meu trabalho?” Perguntas poderosas como estas vão clarear a sua mente e direcionar suas ações para que você compreenda se está no caminho e, se não estiver, verifique o que pode fazer para se colocar na rota para a sua realização profissional.

Verifique se seus objetivos e os da empresa estão alinhados

Muitos profissionais sentem-se frustrados em seus empregos, pois sentem que as empresas para as quais estão prestando serviço não lhes oferece aquilo que necessitam para sua realização profissional.

Assim, para evitar que você caia nesta armadilha e sinta-se exatamente desta maneira, é preciso também fazer esta análise, ou seja, verificar constantemente se seus objetivos profissionais estão alinhados com o os objetivos e resultados que a empresa deseja alcançar.

Caso estejam, isto será ótimo para o seu crescimento, não só enquanto profissional, mas também enquanto indivíduo. Porém, se não estiverem, provavelmente você não vai se sentir no emprego e precisará tomar decisões e atitudes no sentido de mudar esta realidade o mais breve possível.

Como anda a sua motivação?

Um dos primeiros sinais que determinam se você sente que está ou não no emprego certo é o seu nível de motivação. Comece a se observar, veja como você desperta todas as manhãs, se se sente bem e com vontade de trabalhar ou não; se o seu humor ao longo do dia é bom ou se você passa grande parte do tempo irritado e insatisfeito com as atividades que realiza; se tem uma boa conexão com seus colegas de trabalho, que faz com que você se sinta mais engajado, entre muitos outros pontos.

Se após a observação você constatar que se sente mais insatisfeito do que o contrário, é importante verificar o que você pode fazer para que a sua realidade seja melhorada e fique conforme você deseja para se sentir mais pleno profissionalmente.

Será que é hora de empreender?

Um outro questionamento que é importante fazer ao longo deste processo tem a ver com a necessidade que cada um sente de empreender. Digo isso, pois muitas pessoas, ao constatarem que não estão no emprego dos sonhos, ficam pulando de emprego em emprego, tentando encontrar uma satisfação que pode ser que nunca aconteça.

Tudo isso porque essas pessoas, na verdade, já não querem e não se sentem mais à vontade prestando serviços para outros empresários. O que elas querem, na realidade, é também tornarem-se empreendedoras e começarem a investir em seus próprios negócios.

O empreendedorismo tem crescido cada vez mais em nosso país, e por mais que o cenário não seja dos mais favoráveis, devido à crise econômica que enfrentamos atualmente, muitas pessoas têm se arriscado em nome de seus sonhos e objetivos, que não se encaixam mais nos empregos formais que conhecemos.

Sendo assim, é importante analisar, durante este processo sobre o emprego certo, se não chegou a hora de para de “pular de galho em galho” e começar a empreender, para tirar do papel aquele sonho que vai ter tornar um indivíduo verdadeiramente feliz em sua vida profissional.

Entenda, nem tudo é perfeito!

Por mais que nossa vontade seja esta, é importante termos em mente que nem todas as realidades pelas quais passarmos serão perfeitas. Podemos estar na melhor das empresas, que nos oferece benefícios maravilhosos, ou realizar o sonho de montar o próprio negócio, que vamos encontrar diversos desafios e adversidades em nosso caminho.

Assim, é importante compreender, que não há perfeição que nos plenamente ou o tempo todo felizes e realizados. O que realmente vai fazer total diferença é a forma como você se posiciona diante destes desafios e como eles vão te deixar mais próximo do seu objetivo de carreira. Quando você passa a perceber isso, consegue enxergar se está ou não no emprego certo, se é que ele de fato existe.

Agora me conte: o que você achou deste conteúdo? Você consegue saber se está ou não no emprego certo? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências e lembre-se de continuar me acompanhando, tanto aqui, quanto em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.

 

Copyright: 562691893 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fourphoto