Como Recomeçar a Vida Profissional e Superar um Fracasso na Carreira

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de março de 2017
Mulher fazendo sinal de luta mostrando como recomeçar a vida profissional

Asier/Shutterstock Mesmo um tropeço na carreira pode ser uma oportunidade de recomeço. Veja como usar isso a seu favor!

Saber como recomeçar a vida profissional depois de um fracasso na carreira pode ser um grande desafio, ainda mais se em decorrência disso a pessoa entrar em depressão e sentir dificuldades em enxergar uma luz no final do túnel. Mas acredite, nem tudo está perdido, pois este tropeço também pode ser a chance que você precisava para evoluir e se tornar um profissional muito melhor.

A grande questão é que nem todos que vivem um fracasso profissional enxergam as coisas assim. Muitas pessoas passam anos remoendo erros do passado porque não conseguem ressignificar, ou seja, enxergar algo de positivo no que aconteceu e crescer com este acontecimento. Em decorrência disso, muitos profissionais ficam desmotivados, tristes e sem perspectivas, pois se autoflagelam por terem cometido erros que levaram à sua demissão de uma empresa ou mesmo ao fechamento de seu negócio. Tá mais que na hora de mudar isso!

Veja Como Recomeçar a Vida Profissional e Superar o Fracasso

Entendo perfeitamente como você se sente, mas eu preciso te dizer uma coisa – você fez o melhor que podia fazer naquele momento. Portanto, não se puna tanto assim, pois tudo que acontece tem uma razão de ser e, nada é em vão. Embora estes acontecimentos tenham tido um resultado negativo, eles não podem definir sua vida. Para recomeçar e dar-se uma chance, é preciso focar em seu presente, no aqui e agora, pois não é possível voltar atrás, entretanto, você pode tirar aprendizados disso e olhar para frente e fazer algo diferente e melhor agora.

Saiba que um erro do passado não invalida o profissional competente que você também é, e sempre foi. É hora, então, de se dar uma segunda oportunidade para desta vez fazer diferente e fazer seu trabalho de forma ainda melhor e com muito mais excelência. Se um caminho se fechou, use sua inteligência para abrir muitos outros. Isso pode ser para um emprego ainda melhor ou mesmo para a abertura de uma nova empresa, pois agora você já conhece bem o que fazer e onde não deve mais errar.

Se não se sente 100% confiante ainda, busque fortalecer sua autoestima por meio do autoconhecimento (para reconhecer seus pontos fortes e de melhoria) e entender quais são seus limites e motivações. Também é importante que você invista em sua capacitação técnica, emocional e comportamental. Na prática, isso significa que precisa identificar e trabalhar para eliminar os seus gaps, buscar agregar novos conhecimentos, desenvolver seus talentos, competências e habilidades e procurar evoluir como pessoa também.

Invista em Você. Invista em Coaching!

Além disso, é essencial entender onde foi que você errou para não repetir mais as mesmas falhas e poder livrar-se deste fantasma do passado. E tanto para desenvolver-se técnica como emocionalmente, é essencial investir em sua evolução contínua por meio de uma excelente ferramenta de aprimoramento profissional e pessoal. Neste sentido, minha indicação para você é o Coaching.

Este método, além de acelerar seu sucesso, é um poderoso processo de empoderamento que vai ajudar você a se conhecer profundamente melhor, a trabalhar os aspectos que sabotam seus resultados e a desenvolver todas as habilidades que você precisa para ser bem-sucedido profissionalmente e conquistar resultados extraordinários que você merece e sonha em sua carreira ou empreendimento. Invista em seu sucesso. Conheça a Formação Professional e Self Coaching e ouse ir além e todos os sentidos!

Deixe seu Comentário: