recomecar-vida-profissional

Como Recomeçar a Vida Profissional e Superar um Fracasso na Carreira

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de novembro de 2019

Saber como recomeçar a vida profissional depois de um fracasso na carreira pode ser um grande desafio, ainda mais se em decorrência disso a pessoa entrar em depressão e sentir dificuldades em enxergar uma luz no final do túnel. Mas acredite, nem tudo está perdido, pois este tropeço também pode ser a chance que você precisava para evoluir e se tornar um profissional muito melhor.

A grande questão é que nem todos que vivem um fracasso profissional enxergam as coisas assim. Muitas pessoas passam anos remoendo erros do passado porque não conseguem ressignificar, ou seja, enxergar algo de positivo no que aconteceu e crescer com este acontecimento. Em decorrência disso, muitos profissionais ficam desmotivados, tristes e sem perspectivas, pois se autoflagelam por terem cometido erros que levaram à sua demissão de uma empresa ou mesmo ao fechamento de seu negócio. Tá mais que na hora de mudar isso!

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Veja Como Recomeçar a Vida Profissional e Superar o Fracasso

Entendo perfeitamente como você se sente, mas eu preciso te dizer uma coisa – você fez o melhor que podia fazer naquele momento. Portanto, não se puna tanto assim, pois tudo que acontece tem uma razão de ser e, nada é em vão. Embora estes acontecimentos tenham tido um resultado negativo, eles não podem definir sua vida. Para recomeçar e dar-se uma chance, é preciso focar em seu presente, no aqui e agora, pois não é possível voltar atrás, entretanto, você pode tirar aprendizados disso e olhar para frente e fazer algo diferente e melhor agora.

Saiba que um erro do passado não invalida o profissional competente que você também é, e sempre foi. É hora, então, de se dar uma segunda oportunidade para desta vez fazer diferente e fazer seu trabalho de forma ainda melhor e com muito mais excelência. Se um caminho se fechou, use sua inteligência para abrir muitos outros. Isso pode ser para um emprego ainda melhor ou mesmo para a abertura de uma nova empresa, pois agora você já conhece bem o que fazer e onde não deve mais errar.

Se não se sente 100% confiante ainda, busque fortalecer sua autoestima por meio do autoconhecimento (para reconhecer seus pontos fortes e de melhoria) e entender quais são seus limites e motivações. Também é importante que você invista em sua capacitação técnica, emocional e comportamental. Na prática, isso significa que precisa identificar e trabalhar para eliminar os seus gaps, buscar agregar novos conhecimentos, desenvolver seus talentos, competências e habilidades e procurar evoluir como pessoa também.

6 Dicas Para Recomeçar Sua Carreira Profissional Com Equilíbrio

  1. Identifique o que é importante para você

O primeiro passo para recomeçar sua carreira profissional é buscar o equilíbrio perfeito e identificar o que é realmente importante para você. Quer se concentre no seu bem-estar, num novo passatempo ou passe mais tempo com a família e os amigos, tem de ter um objetivo pessoal à vista. Como nossas vidas são tão ocupadas, muitas vezes é difícil dedicar tempo suficiente às coisas que realmente queremos fazer, e é por isso que é tão importante priorizar e identificar o que é necessário para sua felicidade pessoal e profissional

Você é feliz?

  1. Reserve um tempo para descansar

Se você é daquelas pessoas que está sempre em movimento, tentando garantir que tudo esteja em ordem no trabalho e em casa, o que geralmente acaba interferindo no seu tempo de descanso necessário, isso não apenas resulta em cansaço extremo, mas também faz com que você se sinta estressado, pois está sempre correndo para marcar o que tem pra ser feito em sua lista de tarefas. Em vez de gastar cada segundo acordado fazendo algum tipo de trabalho (seja tarefas domésticas ou fora do expediente), traga de volta algum tipo de equilíbrio à sua vida, adicionando algum tempo de descanso à sua programação diária. Durante essas horas, faça coisas que você realmente gosta de fazer e repita essa ação até que se torne um hábito. E se não há nada que você queira fazer, aprenda a relaxar e a se afastar da agitação da vida cotidiana.

  1. Defina horários de trabalho

Procure seguir uma rotina de trabalho definindo suas horas a serem trabalhadas. Se você tiver um cronograma definido, não se esqueça de manter as horas exatas sem fazer horas extras. Qualquer coisa extra, e você acabará cometendo erros e apressando o trabalho, pois estará ansioso para chegar em casa, o que não é produtivo nem para você nem para a empresa. Você deve concentrar seu tempo e atenção naquilo que você pode controlar – e deixar o trabalho na hora certa é uma dessas coisas.

  1. Não leve o trabalho para casa com você

Embora você precise definir o horário de trabalho, é importante deixar o trabalho onde está e não se atrapalhar fazendo em casa, mesmo que seja responder a um e-mail rápido. Com os avanços tecnológicos, pode ser difícil desligar e evitar checar seus e-mails, mas, a menos que você precise ter sua conta conectada a seus dispositivos pessoais, evite fazê-la a todo custo. Uma ótima maneira de desligar é escrever uma lista de tarefas e transferir as tarefas restantes para o dia seguinte. Dessa forma, você sabe o que esperar quando entra no trabalho e pode começar a lidar com suas tarefas a partir do momento em que entra no trabalho.

  1. Adote um estilo de vida mais saudável

Saúde é algo que todos nós negligenciamos. Recusar ver um médico, quando está sentindo dores horríveis nas costas, por exemplo, não fazer seus exames anuais por mais de 3 anos seguidos, entre outros. Todas essas ações afetam sua produtividade, pois você está constantemente lutando contra sua saúde. Em vez disso, coloque sua saúde em primeiro lugar, levando um estilo de vida mais saudável. Coma de forma saudável, beba muita água e reserve algum tempo para se exercitar.

  1. Durma o suficiente

O dia acaba sendo muito curto para executar nossas tarefas. E muitas vezes, optamos por sacrificar nosso sono para garantir que consigamos encaixar tudo. No entanto, dormir pouco pode ter um efeito muito danoso para nossa saúde e perda na produtividade. Embora pesquisas apontam que oito horas de sono são essenciais para um cérebro funcionar saudavelmente, esse número varia para cada indivíduo entre 6 a 10 horas por dia. Por isso, é importante descobrir qual é sua real necessidade e tentar seguir uma rotina. 

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Invista em Você. Invista em Coaching!

Além disso, é essencial entender onde foi que você errou para não repetir mais as mesmas falhas e poder livrar-se deste fantasma do passado. E tanto para desenvolver-se técnica como emocionalmente, é essencial investir em sua evolução contínua por meio de uma excelente ferramenta de aprimoramento profissional e pessoal. Neste sentido, minha indicação para você é o Coaching.

Este método, além de acelerar seu sucesso, é um poderoso processo de empoderamento que vai ajudar você a se conhecer profundamente melhor, a trabalhar os aspectos que sabotam seus resultados e a desenvolver todas as habilidades que você precisa para ser bem-sucedido profissionalmente e conquistar resultados extraordinários que você merece e sonha em sua carreira ou empreendimento. Invista em seu sucesso. Conheça a Formação Professional e Self Coaching e ouse ir além e todos os sentidos!

Copyright: https://www.shutterstock.com/

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: