transtorno emocional se caracteriza por dificuldades sociais criadas por comportamentos dissociativos, agressivos, amedrontados ou alienados. A rotina estressante, juntamente à presença excessiva da tecnologia, tem afetado seriamente a saúde emocional e mental da população. Transtornos como: depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse, fobia social, transtorno comportamental e TOC, estão cada vez mais comuns. Por isso mesmo é importante estar alerta!

Vou apresentar, em mais detalhes, cada um desses tipos de transtornos emocionais citados cima e mostrar seus sinais para que entenda como lidar assertivamente com eles e não deixar que causem maiores danos. Confira!

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Transtorno Emocional – Conheça os 7 Mais Comuns!

Depressão

depressão é uma doença que tem sua origem na confluência de fatores emocionais, mentais e físicos. Além das angústias sociais, o paciente depressivo possui um forte desequilíbrio químico que afeta os seus neurotransmissores. Os sintomas podem ser tanto de ordem emocional quanto física, sendo que a tristeza persistente e profunda é o traço mais marcante da doença.

Tratamento: Os pacientes precisam de acompanhamento médico constante (de um psiquiatra, por exemplo) e o tratamento pode incluir uso de medicamentos e terapia.

Ansiedade

Quando na medida certa, a ansiedade é positiva para o ser humano, pois age liberando uma série de hormônios capazes de nos tornar mais alertas e ativos diante dos desafios. Contudo, quando demasiada, a ansiedade se torna um grave transtorno emocional que prejudica a vida social e profissional do indivíduo. Uma pessoa que sofre de um distúrbio de ansiedade está sempre angustiada em relação a algo que está por vir, não conseguindo se dissociar desse foco e sofrendo muito.

PSC

Tratamento: O médico deve verificar se a ansiedade está ligada a uma doença física – tratando a mesma para acabar com o sintoma – ou a um distúrbio de origem emocional, ou os dois, que pode levar ao uso de medicamentos e terapia.

Síndrome do Pânico

Um dos tipos de transtornos emocionais mais frequentes atualmente é a Síndrome do Pânico, desencadeada por situações estressantes ou traumáticas. Trata-se de crises agudas de ansiedade em que o indivíduo tem intenso medo e angústia de que algo muito ruim irá acontecer, mesmo tendo consciência de que isso é improvável. Os episódios desse transtorno emocional acontecem de forma inesperada, tendo sintomas emocionais e físicos que podem levar o indivíduo até um desmaio.

Tratamento: O acompanhamento médico visa reduzir as ocorrências das crises, bem como seu tempo de duração e gravidade. O tratamento também pode ser feito por meio de psicoterapia e medicamentos.

Estresse

O mal do século, o estresse, está presente na vida de grande parte da população mundial. Seu crescimento é creditado ao estilo de vida moderno, em que os indivíduos são cobrados intensamente o tempo todo. O estresse pode se manifestar de maneiras diversas, incluindo sintomas emocionais – como irritação, descontrole emocional, choro e extrema preocupação – e sintomas físicos, incluindo fortes dores de cabeça, estômago, pelo corpo, bruxismo, sudorese, tremores e tonturas.

Tratamento: É essencial identificar a fonte do estresse para eliminá-la e buscar acompanhamento médico também. Dependendo do caso, o paciente pode precisar de terapia.

Fobia Social

O desconforto extremo em situações sociais, como ir a uma festa, por exemplo, vai muito além da dificuldade de estabelecer uma conversa com pessoas desconhecidas. Quando esse medo/desconforto impede que o indivíduo realize alguma atividade em sua vida, se caracteriza como um transtorno emocional chamado de fobia social. Uma pessoa com esse distúrbio pode apresentar Pânico em situações públicas e sociais e sintomas físicos, como sudorese e até diarreia quando se vê diante de uma situação social desconfortável.

Tratamento: O indivíduo que sofre de fobia social pode passar por tratamento com medicamentos e psicoterapia.

Transtorno Comportamental Emocional

Um distúrbio comportamental emocional afeta a capacidade de uma pessoa de ser feliz, controlar suas emoções e prestar atenção na escola. Os sintomas de um distúrbio comportamental emocional incluem: Ações impróprias ou emoções em circunstâncias normais; Dificuldades de aprendizagem que não são causadas por outro fator de saúde; Dificuldade com relacionamentos interpessoais, incluindo relacionamentos com professores e colegas; Um sentimento geral de infelicidade ou depressão; Sentimentos de medo e ansiedade relacionados a assuntos pessoais ou escolares.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O TOC é caracterizado por medos e pensamentos irracionais que levam a obsessões, que, por sua vez, causam compulsões. Se você tem TOC, você se envolve em comportamento compulsivo e repetitivo, apesar de perceber as consequências negativas – ou mesmo a natureza irracional – de suas ações. Realizar esses atos repetitivos não faz mais do que aliviar o estresse temporariamente.

Conheça Alguns Sintomas do Transtorno Emocional

Preste atenção no que sente uma pessoa quando está passando por algum transtorno emocional:

  • Fica facilmente irritada ou nervosa;
  • Muitas vezes apresenta raiva
  • Tem o hábito de colocar culpa nos outros;
  • Recusa-se a seguir regras ou autoridade questionadora;
  • Argumentos normalmente sem fundamentos;
  • Dificuldade em lidar com a frustração

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Como faço para descobrir se tenho algum transtorno emocional?

Profissionais de saúde mental e centros de tratamento podem avaliar as pessoas para determinar se elas têm ou não algum transtorno emocional ou comportamental. 

Ao contrário de outros tipos de problemas de saúde, um distúrbio emocional terá principalmente sintomas emocionais, com ausência de sintomas físicos, como febre, erupção cutânea ou cefaleia. No entanto, às vezes, pessoas que sofrem de um distúrbio emocional desenvolvem um problema de abuso de substâncias, que pode apresentar sintomas físicos. 

Se não tratado, um distúrbio emocional pode ter efeitos negativos de curto e longo prazo na vida pessoal e profissional de um indivíduo, como perder seu emprego, casamentos desmoronarem, entre tantos outros.  

Quanto mais cedo um distúrbio comportamental é diagnosticado e tratado adequadamente, mais provável é que uma pessoa que sofra dele seja capaz de controlar seu comportamento. 

Vê como cuidar da sua saúde emocional é fundamental para ter uma vida plena? Então tenha cuidado e fique atento à possibilidade de estar desenvolvendo um transtorno emocional grave, perigoso e restritivo em todos os sentidos.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e, também ajudar alguém que está passando por um desses problemas

Copyright: 1032685285 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes