Amar é maravilhoso, mas tem um preço a ser pago, que é o risco de não ser correspondido. Contudo, por mais doloroso que possa ser sofrer uma decepção, a verdade é que cada experiência tem muito a ensinar, e isso vale muito. Afinal, quanto mais experiente for, maiores são as chances de que tenha relacionamentos bem sucedidos. Se você está sofrendo, com pensamentos do tipo “eu amei de verdade alguém de mentira”, te convido a continuar esta leitura para enxergar outras perspectivas do que viveu e superar tudo o que passou.

Eu Amei de Verdade Alguém de Mentira – 7 Passos Para Superar uma Decepção e Seguir em Frente

Quando se ama, é natural querer estar perto da outra pessoa, fazer planos para o futuro e desejar estar ao lado dela para sempre. Contudo, por mais que esse desejo exista, não há como prever o que irá acontecer, já que a vida pode tomar caminhos diferentes do que se espera, e está tudo bem. Afinal, por mais que as mudanças possam se mostrar desafiadoras e, até mesmo, assustadoras em um primeiro momento, elas proporcionam uma bagagem fantástica de aprendizado.

Se você está passando por uma fase delicada, sentindo que amou verdadeiramente alguém que não correspondeu à sua confiança e dedicação, leia atentamente os sete passos a seguir, pois eles podem te ajudar a superar isso e seguir em frente.

Ressignifique, mergulhe no mundo do Coaching e dê um novo sentido à vida!
Clique aqui, acesse meu infográfico e aprenda mais sobre essa metodologia!

1 – Evite Se Culpar

Antes de qualquer coisa, evite se culpar pelo que aconteceu. Afinal de contas, se você se dedicou verdadeiramente a uma relação e a outra parte apenas fingiu estar envolvida, isso não é culpa sua. Jamais se envergonhe de ter sido verdadeiro, ter se dedicado e confiado, pois isso não é vergonhoso, pelo contrário, deve ser visto com muito orgulho. Lembre-se sempre que ninguém perde por ser honesto, principalmente porque as decepções muitas vezes não resultam em perda e sim em livramento.

2 – Liberte-se da Ideia de Tempo Desperdiçado

Outro ponto de grande importância envolve deixar de enxergar o tempo em que viveu ao lado da outra pessoa como perdido. Afinal de contas, toda experiência tem algo a ensinar. Desse modo, prefira olhar para essa fase da sua vida como qualquer outra, em que teve momentos bons, outros ruins e que pode aprender muito com todos eles, aprender sobre si mesmo, sobre como se relacionar, enfim, evoluir.

3 – Tire um Momento Para Si

PSC

É preciso reconhecer que realmente se trata de uma situação delicada, em que é natural que se sinta triste. Nesse sentido, tire um momento para si, para se recolher e se cuidar. Faça coisas que goste e que te façam bem, como, por exemplo, estar entre amigos, assistir filmes que te distraiam ou a sua série preferida, ler, caminhar, o que desejar. Uma atitude de grande importância envolve evitar as redes sociais, principalmente o perfil da pessoa que te decepcionou, para evitar sofrimentos desnecessários.

4 – Faça uma Análise da Realidade

Depois que o baque inicial passar, recue e faça uma análise do que realmente aconteceu. Este é um passo necessário para evitar que as emoções te levem a enxergar as coisas de modo muito mais grave do que são na realidade. São grandes as chances de que perceba que o relacionamento já não ia bem e que você não estava totalmente feliz com o que vinha vivendo.

5 – Evite Permanecer na Negatividade

Um dos segredos para lidar com situações ruins é não se permitir permanecer na negatividade por muito tempo. Lembrando que não significa que você deve negar o luto e sim evitar se entregar totalmente a ele, pois, quanto mais desânimo sentir, mais tenderá a continuar se sentindo dessa maneira. Por isso, faça um esforço para reagir, utilize o que passou como motivação para se reerguer, recomeçar e ser feliz.

6 – Mude Sua Forma de Interpretar o Que Aconteceu

A forma com a qual interpretamos uma situação é, em muitos casos, mais relevante do que o próprio acontecimento. Assim, está em suas mãos decidir como irá interpretar a experiência que viveu, se é repetindo para si mesmo exaustivamente que amou de verdade alguém que era de mentira ou se irá buscar o lado positivo da situação. Acredite, sempre existe um lado bom a ser identificado e olhar para ele te ajudará a superar o que passou.

7 – Registre o Que Está Sentindo em um Diário

Você sabia que escrever sobre o que está sentindo pode te ajudar a lidar melhor com uma decepção? Isso mesmo, diversos especialistas indicam a escrita terapêutica como um meio de colocar para fora as emoções e, assim, eliminar o peso que elas podem ter. Escrever pode ser usado para aliviar a dor que está sentindo, entendê-la melhor e, também, para ajudar a recuperar suas forças para continuar. Faça isso e tenha em mente que ninguém irá ler o que escreveu, portanto, se abra sem julgamentos.

Ressignifique, mergulhe no mundo do Coaching e dê um novo sentido à vida!
Clique aqui, acesse meu infográfico e aprenda mais sobre essa metodologia!

Viva a Sua Verdade e Seja Feliz!

No mais, procure exercitar o pensamento positivo e olhar para o lado bom de cada situação, em vez de se concentrar apenas em problemas. Dedique-se a si mesmo, a prezar pela sua saúde e bem-estar, a projetos que estavam deixados de lado, ao seu trabalho, aos estudos, enfim, às suas prioridades. Afinal de contas, estar em um relacionamento é bom, mas exige certa dedicação. Então, estar só significa ter mais tempo para si mesmo, para se cuidar e se amar.

Vale lembrar que estar só não precisa ser sinônimo de solidão, principalmente porque um par romântico não é o único tipo de companhia que uma pessoa pode ter. Nesse sentido, aproveite para valorizar a sua família, as boas amizades, para fazer novos amigos, aprender com eles e compartilhar momentos e experiências. Tenho a certeza de que eles irão te ajudar muito nessa fase.

Por fim, lembre-se que a felicidade tem mais a ver com o seu estado de espírito do que com o fato de estar ou não em um relacionamento. Então, um dia, quando o coração voltar a bater mais forte por alguém, irá entrar em uma nova relação para agregar ao que já existe e que já é muito bom, sem a necessidade de preencher vazios. Como bem disse Henry Ward Beecher, os nossos melhores sucessos vêm após as nossas maiores decepções. Pense nisso!

Copyright: 588238712 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel