O entusiasmo é uma forma interna muito poderosa que ajuda as pessoas a se moverem para mais perto dos seus objetivos. Ser entusiasmado com sua carreira profissional, por exemplo, te ajudará a chegar mais longe porque manterá a chama da busca pela ascensão acesa.

O sentimento de entusiasmo é essencial para concluir projetos de médio e longo prazo, afinal, quem desanima no decorrer da jornada acaba não colhendo os louros. Se você ficou interessado em entender mais sobre esse sentimento e como ele pode impactar positivamente em sua vida, continue lendo.

O que é entusiasmo?

A palavra entusiasmo tem origem grega e vem dos termos “Em Téos”, que podem ser traduzidos como “ter um Deus dentro de si”. No contexto grego, a expressão se referia a estar possuído por um Deus, de maneira a poder ter grandes realizações que impactassem até mesmo a ordem natural das coisas.

Atualmente, o termo preserva a sua força, um indivíduo entusiasmado sente que pode fazer qualquer coisa. O termo foi descolado da ideia da crença divina, mas não perdeu seu caráter de atribuir força para aquele que tem e vive o entusiasmo. Para chegar aos resultados positivos desejados, basta que a pessoa em questão se concentre em tomar as atitudes mais assertivas.

Entusiasmo é o gosto pelo caminho

Algo interessante sobre entusiasmo que preciso destacar é que esse sentimento se aplica ao todo de uma situação, não é o resultado em si que o gera no indivíduo e sim toda a jornada. Basta que você pense a respeito de suas experiências pessoais, quando algo desperta seu entusiasmo faz com que realize todas as etapas do processo com satisfação.

Um arquiteto entusiasmado com um projeto, por exemplo, manterá a energia desde o momento em que recebeu a proposta até a entrega ser concluída. Cada parte do processo de desenvolvimento do projeto será motivo de grande satisfação e alegria para o profissional. O resultado é apenas um detalhe a mais, pois se está em busca de concretizar ideias e sonhos.

Entusiasmo é diferente de motivação

PSC

Ambos os sentimentos são essenciais para a conquista de realizações pessoais, no entanto, entusiasmo não deve ser confundido com motivação. Enquanto o entusiasmo é uma força interna, a motivação é uma força externa. Em um momento em que o entusiasmo não está tão elevado, pode ser interessante receber a força da motivação proveniente de outras pessoas, de um contexto ou do ambiente.

Imagine um profissional que não está muito entusiasmado com seu trabalho, mas que recebe um elogio do seu chefe. O reconhecimento de alguém em uma posição hierárquica mais alta funciona como motivação para que ele se dedique mais em suas próximas atividades. Nesse caso, o que está impulsionando esse indivíduo a buscar por melhoria contínua e sucesso é um fator externo (elogio do chefe).

Agora, considere um profissional que tem grande entusiasmo pelo seu trabalho e que está sempre focado em se envolver em projetos mais instigantes. Esse indivíduo tem uma força interna que o leva para frente. O fato de o chefe elogiar seu desempenho não é determinante para que ele esteja satisfeito e procurando por formas de realizar suas atividades melhor. Porém, obviamente que receber um elogio também ajudará o entusiasta a se motivar. A combinação de motivação e entusiasmo é sempre positiva.

Qual a importância do entusiasmo para o resultado de nossas ações?

Ao longo do artigo mostrei que o entusiasmo é uma força interna que contribui para manter a satisfação e a busca por melhoria, logo, tem grande impacto nos resultados de nossas ações. Basta que você faça um exercício de reflexão pensando na sua vida, já percebeu como é muito mais fácil fazer algo de que você gosta do que realizar uma atividade apenas por obrigação?

A diferença crucial entre as duas tarefas está no seu entusiasmo para realizá-las. Quando você deseja fazer algo não só pelo resultado que poderá ter, mas pelo simples fato de fazer, está aplicando entusiasmo. Estar entusiasmado com algo contribui para fazê-lo melhor, conforme os resultados positivos vão sendo obtidos, aumenta a alegria que, por sua vez, retroalimenta a vontade de se manter trabalhando. É um ciclo virtuoso em que o indivíduo se mantém focado nas suas ações.

Pessoas entusiasmadas são mais felizes e realizadas porque estão sempre atuando em atividades que lhes trazem bons resultados decorrentes de seu gosto por fazê-las. Ao longo da vida o entusiasmo se transforma em crença em si mesmo e em suas capacidades, bom humor, expertise e comprometimento.

Como se tornar uma pessoa mais entusiasmada?

A resposta para essa pergunta é sim, basta que você trabalhe alguns pontos que podem estar coibindo essa sua força interna, veja quais são eles.

1 – Acredite que você pode

Terá momentos em que você não saberá exatamente o que fazer na prática, mas deve preservar a crença de que encontrará um caminho para ser bem-sucedido. Então, o primeiro passo para ser mais entusiasmado é acreditar na sua capacidade.

2 – Seja mais positivo

Atitudes e palavras positivas em seu dia a dia contribuirão para que você se sinta mais entusiasmado a buscar por bons resultados. Tente ter sempre algo bom e agregador para dizer aos outros.

3 – Troque reclamação por ação

Quem passa a vida reclamando do quanto tudo é injusto perde a chance de agir para mudar a situação estabelecida. Então, faça o exercício de trocar cada reclamação por uma ação.

4 – Evite pessoas negativas

Entusiastas têm grande energia positiva e, por isso, podem ser bastante atraentes para pessoas negativas. É interessante evitar proximidade com indivíduos que estão o tempo todo se colocando para baixo e que não saem da zona de conforto. Você pode tentar ajudar pessoas com esse perfil, mas se perceber que não existe uma atitude efetiva para mudar a situação apenas se afaste.

5 – Seja comprometido

O entusiasmo é decorrente do desejo de fazer aquilo a que se propõe, logo, é fundamental demonstrar comprometimento em sua vida, tanto no âmbito das relações pessoais como no campo profissional.

O entusiasmo é fundamental para gerar bons resultados. Torne-o parte da sua essência e verá o quanto esse sentimento é poderoso.