Entendendo a Diferença entre Gerente e Gestor

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de março de 2017
Reunião de trabalho que mostra a diferença entre gerente e gestor

YURALAITS ALBERT/Shutterstock O gerente e o gestor têm papeis complementares dentro de uma empresa. Leia o artigo e entenda melhor!

Você sabe a diferença entre gerente e gestor? Aliás, estando numa empresa, já parou para pensar no papel de cada um? Sei que existe certa confusão com a definição dos termos, porém embora eles pareçam ser sinônimos, o significado de cada um é bem diferente, tal qual sua aplicação no dia a dia de uma gestão de pessoas e processos organizacionais.

Pensando em eliminar as dúvidas sobre as características e papéis destes dois profissionais, resolvi mostrar os atributos de cada um para esclarecer de vez onde eles atuam e como influenciam na conquista dos resultados da empresa. Continue lendo e descubra o que é ser um gestor e também ser gerente.

Diferença entre Gerente e Gestor

O gerente tem papel mais administrativo e estratégico, estando mais focado no gerenciamento sistêmico de determinadas áreas da empresa, enquanto que o gestor atua mais próximo à equipe, fomentando seu trabalho e criando um cenário positivo, onde os profissionais possam exercer bem suas funções e gerar os resultados desejados.

Seus papéis são complementares, pois cabe ao gerente junto à alta gestão definir os alvos e administrar as demandas estratégicas da organização e delegar as metas aos gestores. Estes, por sua vez, devem assegurar que todo o planejamento seja realmente colocado em prática por meio das ações estabelecidas e liderar os colaboradores nesta direção.

Você é feliz?

Por isso, podemos dizer que mesmo que o gerente tenha um papel chave no gerenciamento da empresa e que, em seu auxílio, existe sempre uma equipe de lideranças que atuam junto aos funcionários organizando os processos, delegando as demandas, orientado o trabalho a ser realizado, corrigindo os erros, dando feedbacks e também reconhecendo os profissionais por seus êxitos.

Neste sentido, não é errado afirmar que enquanto os gerentes estão olhando para cima, visando o atendimento das exigências da alta gestão e, em levá-las a toda empresa, os gestores estão trabalhando em conjunto com suas equipes para alcançar estas metas e os resultados projetados pela empresa.

Podemos dizer, então, que é a união entre o gerente e o gestor é o que proporciona uma visão estratégica, planejamento e a execução mais assertiva das tarefas, oque no dia a dia torna os resultados de seu trabalho potencializado.

Observe então como é o trabalho dos gestores e gerentes em sua empresa. Tenho certeza que eles trabalham em conjunto e que sempre buscam o melhor para todos, pois esta deve ser a missão maior destes profissionais: juntar suas expertises, no sentido de colocar seus conhecimentos e competências em prática e fomentar continuamente o sucesso da organização.

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