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Entenda o Que São Pensamentos Automáticos e Como Evitá-los

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 30 de agosto de 2019

Os pensamentos automáticos são aqueles que surgem em nossas mentes sem que haja um processo de análise ou verificação, apenas estão lá reforçando alguma crença que nós temos. Esses pensamentos, que também são chamados de erros cognitivos, podem ser positivos ou negativos. Quando um indivíduo tem muitos pensamentos automáticos negativos que prejudicam a sua vida, precisa recorrer à ajuda para eliminá-los. Continue acompanhando e entenda melhor esse processo.

O Que São Pensamentos Automáticos?

A primeira coisa que deve ficar clara sobre pensamentos automáticos é que eles não são exclusivos de pessoas que possuem algum tipo de distúrbio emocional ou psicológico. Pessoas que são bem resolvidas consigo mesmas podem apresentar alguns pensamentos intrusivos. Eles têm ligação com a nossa percepção do mundo que nos cerca, bem como das verdades que preenchem nossas vidas.

Apesar desses pensamentos não serem inconscientes, nem todo mundo se dá conta de que eles estão lá. Para que fique mais claro, vou ilustrar com um exemplo prático. Imagine que um profissional que, embora seja qualificado, é bastante inseguro e fez uma entrevista numa grande empresa que disse que responderia na segunda-feira.

O dia eis que chega e até às 16 horas não responderam ainda, ao invés de pensar que o expediente vai até às 19h, esse profissional já pensa “eu sabia que não conseguiria”, “nunca serei bom o bastante”. Os pensamentos automáticos não nos deixam pensar nas possibilidades de acontecimentos externos que possam ter influenciado esta não ligação, isto é, que o recrutador pode estar ocupado, ter tido um imprevisto ou que irá retornar até o final do dia.

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Pensamentos Automáticos Positivos

No campo da Psicologia, se dá mais ênfase aos pensamentos automáticos negativos porque, em geral, são esses que os indivíduos desejam e precisam mudar. Contudo, existem pensamentos positivos de reforço como, por exemplo –  “eu sabia que conseguiria”, “no final sempre consigo resultados bons”, “eu confio em minhas capacidades”. Quem tem esses pensamentos tem maior inclinação para o sucesso, então os reforce todos os dias.

Como Evitar os Pensamentos Automáticos?

Abaixo listei algumas dicas de como evitar que os pensamentos automáticos atrapalhem o seu dia a dia, seja no viés pessoal ou profissional.

Identifique os Pensamentos Automáticos

Para resolver um problema precisamos saber que ele existe, nesse caso é necessário identificar quais são os pensamentos automáticos que fazem parte da sua vida e de que maneira eles representam prejuízos para as suas realizações. Em muitos casos, isso só é possível por meio de ajuda psicológica especializada.

Mudança de Crenças

Os pensamentos automáticos são resultantes de crenças que temos arraigadas. Ainda seguindo o exemplo que dei acima, o profissional tem na mente que nunca será bom o bastante para ser contratado. Para evitar a ansiedade e insegurança que se instala em si, sempre que estiver tentando uma vaga de trabalho ele precisa acreditar que é um ótimo profissional.

Pense ao Contrário

Uma das definições de o que são pensamentos automáticos é a de que são pensamentos que se repetem com grande frequência, pois o seu cérebro está condicionado a tê-los. Uma das soluções é pensar ao contrário, isto é, se você pensa que é um fracasso com constância, passe a treinar sua mente para lhe dizer que você é um sucesso.

Pare de reclamar

Ficar o dia todo pensando negativo acaba fazendo com que verbalize esses pensamentos. E verbalizar, além de pensar, é mais forte ainda. Evite falar de acontecimentos negativos que você vivenciou ao longo do dia, principalmente no ambiente de trabalho ou familiar. A lei da atração mostra que tudo que você “joga” para o universo, reverbera de volta para você, ou seja, pensar negativo traz vivências negativas para o seu plano. Se seus problemas estão te afligindo tanto, o melhor e buscar um terapeuta para tentar resolver. 

Ande com pessoas que pensam positivamente

Já ouvir aquela máxima: “Diga-me com quem andas que eu direi quem tu és.” Ficar perto de pessoas negativas vai atrair mais pensamentos negativos, portanto, procure se aproximar e conversar com pessoas positivas. Isso vai atrair fluidos bons, ideias boas, ambiente leve. 

Faça meditações

Meditar faz bem para todo indivíduo. Separe alguns minutos do seu dia para fazer meditações. Um exercício muito eficaz é: quando inspirar lembre de situações positivas, imagens que tragam paz, alegria, lembranças boas. Quando expirar, imagine tudo que lhe estava fazendo mal e jogue para fora, com força e profundamente. Repita várias vezes. Ao final do exercício se sentirá um grande alívio e sensação de bem estar.

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Pare e pense

Quando os pensamentos negativos estão muito constantes, pare e tente descobrir o porquê de estar pensando tanto neles, antes que isso caia no automático. Tente se distanciar desses pensamentos se ocupando de alguma tarefa ou algo que goste de fazer. O importante é não se descuidar e cair nesses pensamentos novamente. 

Ouça músicas

Ouvir música é uma ótima alternativa para se desviar de pensamentos ruins. Se estiver no trabalho, escolha músicas propícias para o ambiente ou vai te desfocar do que está fazendo. Em casa, músicas instrumentais costumam ajudar muito, principalmente durante os exercícios de mentalização, ou talvez uma música animada para levantar seu astral. O que não vale é permanecer nesse momento de introspecção negativa. Se cuide!

Saia para um passeio

Os passeios são ótimos para distração e recarregar energias. Escolha um lugar que goste para viajar e descansar o corpo e a mente. Se não puder fazer alguma viagem, tente fazer caminhadas, ir ao parque ou a algum lugar tranquilo, contemplar a natureza. Ao chegar e se acomodar, num parque por exemplo, tente não pensar em nada. Respire o ar puro, observe os sons à sua volta, tente identificar cada ruído, barulho de pássaros e respire. Quando sua atenção está focada em algo, normalmente os pensamentos, sejam ruins ou bons, se distanciam dando lugar ao que está atento no momento. Esses exercícios são práticas do “mindfulness” e que são muito eficazes. Procure mais sobre eles. 

Os pensamentos automáticos são falhas cognitivas, ou seja, percepções errôneas que temos de nós mesmos e do mundo. Conseguir identificá-los e tirar o seu poder é fundamental para se desenvolver enquanto pessoa e profissional.

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