Você sabe como “tirar” pensamentos ruins da mente? Esse é um dos grandes desafios das pessoas que têm dificuldade em controlar aquilo que projetam nas suas mentes e que, em decorrência disso, sofrem com frequência com esses pensamentos intrusivos.

Mas como controlar isso? De onde vêm tantas ideias negativas? Aliás, é possível “tirar” essas ideias da mente? O que podemos fazer para administrar esses tipos de pensamentos? Tudo isso e muito mais é o que vamos responder no artigo a seguir. É possível restabelecer a paz na sua mente, e você vai descobrir como nos próximos parágrafos. Acompanhe!

O que são pensamentos negativos ou pensamentos intrusivos? Por que eles surgem?

Os pensamentos negativos, ou pensamentos intrusivos, são ideias que surgem involuntariamente na mente da pessoa e que são caracterizadas por serem desagradáveis ou perturbadoras. Esses pensamentos podem ser recorrentes e causar um desconforto emocional significativo.

Os pensamentos intrusivos podem surgir de várias fontes, incluindo experiências passadas traumáticas, estresse, ansiedade, depressão ou outros problemas emocionais. Eles podem ser gerados por um evento específico ou surgir sem uma causa aparente.

São ideias que podem ser sobre qualquer coisa, desde lembranças dolorosas até medos irracionais ou preocupações excessivas sobre o futuro. Podem envolver cenas perturbadoras, imagens violentas ou pensamentos sobre a própria inadequação ou incapacidade.

Os pensamentos negativos e intrusivos podem levar a um ciclo vicioso de ansiedade e estresse, uma vez que a pessoa se preocupa em ter esses pensamentos e acaba tendo ainda mais pensamentos negativos em resposta a isso. Esse ciclo pode interferir na vida diária da pessoa, afetando o seu desempenho no trabalho, na escola e nas relações interpessoais.

PSC

É possível “tirar” esses pensamentos da mente?

É improvável que uma pessoa possa simplesmente “tirar” os seus pensamentos negativos ou intrusivos da mente. A vida seria mais fácil se isso fosse possível, mas não temos essa capacidade. Todavia, é possível aprender a gerenciar essas ideias de maneira mais eficaz. Quando as crenças limitantes são mais simples, um coach pode gerar autoconhecimento e resolver as questões. Já quando há impactos emocionais significativos, que geram sofrimento, a psicoterapia é o processo mais indicado

A solução envolve ajudar a pessoa a identificar padrões de pensamento disfuncionais e desenvolver estratégias para substituir esses padrões por pensamentos mais saudáveis e positivos. Isso pode incluir a identificação e a modificação de crenças negativas ou irracionais que possam estar alimentando os pensamentos negativos, além da prática de técnicas de relaxamento, como meditação ou mindfulness.

15 dicas de como “tirar” pensamentos ruins da mente

Para alcançar essa meta, vamos conhecer alguns comportamentos e mudanças que podem ajudar a melhorar a sua vida e substituir as ideias ruins por outras que sejam mais positivas. Confira!

  • Substitua os pensamentos ruins

A primeira dica é uma estratégia para combater os pensamentos ruins. Sempre que algo negativo vier à sua mente, pense em pelo menos 3 coisas boas. Por exemplo: se o pensamento for “acho que meus amigos não gostam de mim de verdade”, traga à tona 3 memórias positivas sobre as suas amizades, como momentos bons que já viveram, situações em que o apoiaram e assim por diante.

Pense: “nada de ruim vai me acontecer; eu sou capaz; eu consigo; eu mereço; eu tenho coragem”. Essas afirmações podem empoderá-lo e fazer com que a sua mente se torne mais forte do que essas ideias limitantes, que tentam boicotar você. Crie esse hábito de lembrar-se de coisas boas e deixe a sua mente em paz.

  • Reconheça as fontes de pessimismo

O pessimismo geralmente é uma das causas de tantos pensamentos ruins. Portanto, busque identificar as origens dessas constantes ideias negativas e busque compreender se são provenientes de: experiências negativas, crenças limitantes herdadas dos seus pais, medo de perdas ou de uma ansiedade generalizada, por exemplo.

Avalie o que faz com que você se sinta assim e ressignifique as crenças que estiverem limitando o seu ser. Caso sinta que os pensamentos ruins são fruto de um transtorno de ansiedade ou de outros problemas ligados à saúde mental, busque ajuda especializada o quanto antes para tratar o problema.

  • Pratique a positividade diariamente

Para você se tornar uma pessoa mais positiva, o exercício de enxergar o copo meio cheio, e não meio vazio, deve ser realmente diário. Experimente ver o lado bom de cada coisa, mesmo as que parecerem inicialmente ruins, pois tudo tem um ou vários aspectos positivos que precisam ser valorizados. 

Fazer isso vai ajudar a expandir a sua mente, levá-lo a pensar de forma mais positiva e trazer novas possibilidades no seu modo de enxergar as pessoas e o mundo ao seu redor. Todavia, não faça isso de forma tóxica. Encontrar algo positivo nas situações ruins não significa “forçar-se” a ficar sempre feliz, OK? Acolha os seus sentimentos e lembre-se de que está tudo bem em não estar sempre bem.

  • Tenha momentos de diversão e relaxamento na sua rotina

Estar sempre em estado de alerta e pensando que algo de ruim vai acontecer com você e com as pessoas a quem ama só maltrata as suas emoções e o faz pensar coisas negativas o tempo todo. Assim, mentalize que está tudo bem no presente, que todos estão seguros e irradie os sentimentos bons. Não invente sofrimentos desnecessários, não se boicote, pense positivo e seja mais feliz!

Uma ótima maneira de eliminar os pensamentos ruins da mente é preenchendo-a de coisas boas. Sendo assim, inclua na sua rotina atividades que sejam prazerosas e que façam com que você se sinta feliz. Pode ser praticar um esporte, fazer um trabalho manual, cuidar de plantas e animais de estimação, ler, qualquer coisa que realize com prazer. Se ainda não sabe o que pode lhe proporcionar isso, experimente diferentes atividades, se conheça e descubra novas paixões!

  • Assuma a responsabilidade pela sua felicidade

A atitude positiva é uma escolha, então, dê esse primeiro passo. Evite terceirizar a responsabilidade pela sua negatividade e usar como justificativa qualquer tipo de força externa, como destino, experiências do passado, a criação que recebeu dos seus pais e relacionamentos anteriores. Mesmo que existam interferências externas, elas não anulam o seu próprio poder.

Quando se encontrar em alguma situação ruim, tente ver o lado bom e identificar o que você pode fazer para resolver o problema. Não aponte mais os dedos, assuma as rédeas e tome uma atitude. Faça isso e veja que, assim, nada ou ninguém conseguirá ter controle sobre você.

  • Tome cuidado com os ambientes e companhias que você escolhe

Se você quer viver uma vida positiva e alegre, deve evitar ficar cercado por pessoas negativas, que não incentivam a sua felicidade e que estão sempre o colocando “para baixo”. Pessoas assim só atraem mais negatividade. Por isso, fique atento aos locais que você frequenta e às companhias que fazem parte da sua rotina.

Um ponto importante a ser considerado é que ninguém é perfeito, mas a perfeição não é o objetivo quando se trata de positividade. A ideia não é que você se mantenha ao lado apenas de indivíduos que não erram nunca, afinal, eles não existem; mas sim de gente que erra, mas que sabe aproveitar positivamente a experiência, aprendendo com as falhas e se fortalecendo cada vez mais.

  • Identifique os seus comportamentos negativos e promova mudanças

Além de se afastar das influências negativas, é importante se livrar de alguns comportamentos negativos, como o abuso de substâncias e álcool, a má alimentação, o sono desregulado, o sedentarismo, o tempo gasto consumindo conteúdos de baixa qualidade (televisão, redes sociais etc.).

Faça uma reflexão sobre quais dos seus comportamentos são bons ou ruins para você mesmo e escolha manter apenas o que fizer bem ao seu corpo e à sua mente. Cuidar da sua saúde é uma forma de se fortalecer, investir no seu bem-estar, ter mais energia para realizar as atividades do cotidiano e ser feliz.

  • Tente mudar a forma de analisar as situações

Em toda pessoa, em qualquer situação, sempre há algo de bom. Na maioria das vezes, não é óbvio, e temos que olhar profundamente para perceber os detalhes. Dessa forma, sempre que você se deparar com uma situação desafiadora, questione-se sobre o que aquilo pode lhe oferecer de positivo, mesmo que seja uma lição. 

Não importa o quão terrível a situação possa parecer, sempre tente encontrar algo de bom. Isso poderá proporcionar novas perspectivas e modos de enxergar a vida. Já pensou que, ao ficar preso no elevador, você pode encontrar o amor da sua vida?

  • Faça afirmações positivas e meditação

Quando você começa a pensar de forma mais positiva, percebe a vantagem de reforçar esses pensamentos e comportamentos para que eles permaneçam. Como em qualquer tipo de treinamento, quanto mais você pratica, melhor você fica. Então, comece a praticar para ser uma pessoa positiva, dizendo a si mesmo o quanto é incrível, que fez um ótimo trabalho, que se ama e que se aceita.

É importante dizer que não há problema algum em querer melhorar algo na sua aparência, por exemplo, mas não é com desamor que você vai conseguir. Valorize os seus pontos fortes e mantenha o foco neles a fim de que você se sinta mais motivado para cuidar-se e se tornar-se a sua melhor versão. Todos nós temos atributos positivos, e você deve se lembrar dos seus todos os dias.

Aproveite para assistir ao vídeo abaixo, em que apresentamos uma poderosa técnica para atrair energias positivas por meio da meditação.

 

  • Compartilhe a positividade com as outras pessoas

Quando se trata de positividade, o ato de dividir faz com que ela se multiplique. Por isso, compartilhe a sua positividade com o mundo, sendo gentil com as pessoas, fazendo elogios sinceros, motivando-as a se desenvolverem e a buscarem os seus sonhos, enfim, sendo o tipo de companhia que você busca para a sua vida.

Todas essas atitudes parecem básicas, mas são muito importantes para fazer de você um ser único e que atrai positividade. Quando você começa a ver o bem em si mesmo, passa também a ver também no outro. Portanto, evite ser crítico demais consigo e com os outros, esforce-se para ser encorajador e solidário e trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.

  • Cuide da sua saúde de forma geral

Muitas vezes, os pensamentos ruins surgem porque estamos negligenciando a nossa saúde física e mental. Isso pode desequilibrar as atividades dos neurotransmissores e provocar depressão, ansiedade, entre outros transtornos. Para evitar que isso ocorra, algumas recomendações universais para uma vida mais saudável são:

  • Durma ao menos 7 horas todas as noites;
  • Alimente-se de forma equilibrada, mesclando os grupos nutricionais e diversificando-os ao máximo possível;
  • Pratique atividades físicas com regularidade, de preferência diariamente;
  • Faça exames de check-up periódicos;
  • Consuma mais conteúdos de qualidade no seu dia a dia;
  • Respeite os seus momentos de descanso e lazer;
  • Amplie o seu tempo com as companhias que lhe fazem bem.
  • Vivencie a sua espiritualidade de maneira saudável

A espiritualidade está relacionada à propensão humana de buscar um significado maior para a vida, algo que pode ou não estar ligado a uma crença religiosa. Se você tem uma religião, dedique-se a ela da maneira como preferir. 

Se não tem, encontre outras maneiras de ver a sua existência de forma significativa. Cuidar do lado espiritual, independentemente da forma como você pode fazer isso, faz muito bem e é uma ótima maneira de manter-se positivo, fortalecer a sua fé e afastar os pensamentos negativos.

  • Evite a comparação e a generalização

Comparar e generalizar são duas atitudes que podem ser grandes geradores de pensamentos ruins — ideias que, na maioria das vezes, não são reais e servem apenas para fortalecer o pessimismo. Não é porque uma pessoa o decepcionou que ninguém mais seja digno da sua confiança, da mesma forma que cada indivíduo tem a sua trajetória e não dá para fazer comparações.

Respeite as suas individualidades e as dos demais, permita-se conhecer alguém antes de formar uma opinião, evite desconfiar sem motivo e não faça comparações baseadas em preconceitos. Seja justo consigo e com os outros, e você só terá a ganhar, pois, mesmo que alguém venha a decepcioná-lo, você terá a certeza de que foi verdadeiro e fez a sua parte.

Outro ponto de alerta é que o excesso de tempo nas redes sociais pode aumentar as comparações e gerar frustração. A esse respeito, lembre-se de que as pessoas só colocam nas redes sociais os seus melhores momentos, mas isso não quer dizer que elas não tenham problemas. Pelo contrário: todo mundo enfrenta dificuldades na vida. Assim, não acredite em posts de redes sociais, pois eles são idealizados e ilusórios, OK?

  • Enfrente os seus medos

Quanto mais você fugir dos seus medos, maiores eles vão se tornar. Então, se deseja vencê-los, precisa enfrentá-los. Evite esperar que desapareçam sozinhos, pois isso dificilmente vai acontecer. 

Saiba que as pessoas mais corajosas não são aquelas que não têm nenhum medo, mas sim as que agem apesar dele. Portanto, dê o primeiro passo, e você verá que muitos deles eram apenas fruto da sua imaginação — e que você tem todas as condições para superá-los.

  • Busque ajuda especializada

Por fim, todos nós, em algum momento, podemos ter pensamentos ruins. Entretanto, quando isso ultrapassa o limite da saúde mental, é hora de buscar uma ajuda especializada para que não se torne um problema mais grave, como uma depressão ou síndrome do pânico, por exemplo. Procure um especialista que possa lhe ajudar a entender o seu problema e a lidar com ele da forma correta, no caso, um psicoterapeuta ou um médico psiquiatra.

Agora que você já sabe como “tirar” os pensamentos negativos da mente, é hora de colocar essas dicas em prática. No seu tempo, mas o mais rápido que puder, procure exercitar esses comportamentos e substituir as ideias ruins por pensamentos bons. Faça isso por você e melhore a sua qualidade de vida, os seus relacionamentos consigo e com os outros e seja feliz!

E você, ser de luz, como lida com esses pensamentos negativos ou intrusivos? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!