pensamentos-ruins-dicas

Confira 15 Dicas de Como Tirar Pensamentos Ruins da Mente

Por: José Roberto Marques | Blog

Você sabe como tirar pensamentos ruins da mente? Pois bem, começo fazendo estes questionamentos, pois este é um dos grandes desafios das pessoas que têm dificuldade em controlar aquilo que projetam em suas cabeças e, que em decorrência disso sofrem com frequência com estes pensamentos intrusivos.

Mas como controlar isso? De onde vêm tantas ideias negativas? E o que fazer para controlar estes tipos de devaneios? Isso é o que vamos buscar responder a partir das dicas que eu selecionei para ajudar você a vencer estes pensamentos negativos que atormentam sua mente e não te deixam em paz.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

15 Dicas de Como Tirar Pensamentos Ruins da Mente

Para alcançar essa meta, vamos conhecer alguns comportamentos e mudanças que podem ajudar a melhorar sua vida e substituir as ideias ruins por outras que sejam positivas e agreguem, acompanhe.

1 – Substitua os pensamentos ruins

A primeira dica é uma estratégia para combater os pensamentos ruins. Sempre que algo negativo vier à sua mente, pense em pelo menos três coisas boas. Por exemplo: se o pensamento for “acho que meus amigos não gostam de mim de verdade”, traga à tona três memórias positivas sobre suas amizades, como momentos bons que já viveram, situações em que te apoiaram e assim por diante.

Pense: “nada de ruim vai me acontecer; eu sou capaz; eu consigo; eu mereço; eu tenho coragem”. Essas afirmações irão te empoderar e fazer com que a sua mente se torne mais forte do que essas ideias limitantes que tentam te boicotar. Crie esse hábito de se lembrar de coisas boas e deixe sua mente em paz.

2 – Identifique as fontes de pessimismo

O pessimismo geralmente é uma das causas de tantos pensamentos ruins. Portanto, busque identificar as origens dessas constantes ideias negativas e busque compreender se são provenientes de: experiências negativas, crenças limitantes herdadas dos seus pais, medo de perdas ou de uma ansiedade generalizada, por exemplo.

Avalie o que faz com que você se senta assim e ressignifique as crenças que estiverem te limitando. Caso sinta que os pensamentos ruins são fruto de um transtorno de ansiedade ou outros problemas ligados à saúde mental, busque ajuda especializada o quanto antes para tratar o problema.

3 – Pratique a positividade diariamente

Para você se tornar uma pessoa mais positiva, o exercício de enxergar o copo meio cheio e não meio vazio, deve ser realmente diário. Experimente buscar ver o lado bom de cada coisa, mesmo as que parecerem ruins, pois tudo tem um ou vários aspectos positivos que precisam ser valorizados. Fazer isso vai ajudar a expandir sua mente, te levar a pensar de forma mais positiva e trazer novas possibilidades no seu modo de enxergar as pessoas e o mundo ao seu redor. Experimente!

4 – Permita-se relaxar mais

Estar sempre em estado de alerta e pensando que algo de ruim vai acontecer com você e com as pessoas que ama, só maltrata suas emoções e te faz pensar coisas negativas o tempo todo. Mentalize que está tudo bem no presente, que todos estão seguros e irradie sentimentos bons. Não invente sofrimentos desnecessários, não se boicote, pense positivo e seja mais feliz!

5 – Assuma a responsabilidade pela sua felicidade

A atitude positiva é uma escolha, então, dê esse primeiro passo. Evite terceirizar a responsabilidade pela sua negatividade e usar como justificativa qualquer tipo de força externa, como destino, experiências do passado, a criação que recebeu dos seus pais e relacionamentos anteriores. Assuma o controle e escolha ser positivo, essa será uma das melhoras coisas que poderá fazer por si mesmo.

Quando se encontrar em alguma situação ruim, tente ver o lado bom e identificar o que pode fazer para resolver o problema. Não aponte mais os dedos e culpe, assuma as rédeas e tome uma atitude. Faça isso e veja que, assim, nada e nem ninguém conseguirá ter controle sobre você.

6 – Tenha amigos que inspirem positividade

Se você quer viver uma vida positiva e alegre, deve evitar se manter cercado por pessoas negativas que não incentivam sua felicidade e estão sempre te puxando para baixo. Pessoas assim só atraem mais negatividade, por isso, escolha manter por perto apenas influências positivas e que agreguem.

Um ponto importante a ser considerado é que ninguém é perfeito, mas a perfeição não é o objetivo quando se trata de positividade. A ideia não é que se mantenha ao lado apenas de indivíduos que não erram nunca, afinal, eles não existem, e sim de gente que erra, mas que sabe aproveitar positivamente a experiência, aprendendo com as falhas e se fortalecendo cada vez mais.

Você é feliz?

7 – Livre-se dos comportamentos negativos

Além de se afastar das influências negativas, é importante se livrar de alguns comportamentos negativos, como abuso de substâncias e álcool, a má alimentação, o sono desregulado, o sedentarismo. Faça uma reflexão sobre quais dos seus comportamentos são bons ou ruins para você mesmo e escolha manter apenas o que fizer bem ao seu corpo e sua mente. Cuidar da sua saúde é uma forma de se fortalecer, investir no seu bem-estar, ter mais energia para realizar as atividades do cotidiano e ser feliz.

8 – Procure o lado bom das coisas

Em toda pessoa, em qualquer situação, sempre há algo de bom. Na maioria das vezes, não é óbvio, temos que olhar profundamente, perceber os detalhes. Sempre que se deparar com uma situação desafiadora, questione-se sobre o que aquilo pode lhe oferecer de positivo, mesmo que seja uma lição. Não importa o quão terrível a situação possa parecer, sempre tente encontrar algo de bom, isso irá te proporcionar novas perspectivas e modos de enxergar a vida.

9 – Faça afirmações positivas

Quando você começa a pensar de forma mais positiva, percebe a vantagem de reforçar esses pensamentos e comportamentos para que eles permaneçam. Como em qualquer tipo de treinamento, quanto mais você pratica, melhor você fica. Então, comece a praticar para ser uma pessoa positiva, dizendo a si mesmo o quanto é incrível, que fez um ótimo trabalho, que se ama e se aceita.

É importante dizer que não há problema algum em querer melhorar algo em sua aparência, entretanto, não é com desamor que irá conseguir. Valorize seus pontos fortes, mantenha o foco neles, assim, irá se manter motivado para se cuidar e se tornar sua melhor versão. Todos nós temos atributos positivos e você deve se lembrar dos seus todos os dias.

Aproveite para assistir ao vídeo em que apresento uma poderosa técnica para atrair energias positivas através da meditação.

10 – Compartilhe positividade com os outros

Quando se trata de positividade, o ato de dividir faz com que ela se multiplique. Por isso, compartilhe sua positividade com o mundo, sendo gentil com as pessoas, fazendo elogios sinceros, motivando-as a se desenvolverem e buscarem seus sonhos, enfim, sendo o tipo de companhia que busca para a sua vida.

Todas essas atitudes parecem básicas, mas são muito importantes para fazer de você um ser único e que atrai positividade. Quando você começa a ver o bem em si mesmo, passa também a ver no outro. Portanto, evite ser crítico demais consigo e com os outros, se esforce para ser encorajador e solidário, trate as pessoas como gostaria de ser tratado.

11 – Realize atividades que sejam prazerosas

Uma ótima maneira de eliminar os pensamentos ruins da mente é preenchendo-a de coisas boas. Sendo assim, inclua em sua rotina atividades que sejam prazerosas e que façam com que se sinta feliz. Pode ser praticar um esporte, fazer um trabalho manual, cuidar de plantas e animais de estimação, ler, qualquer coisa que realize com prazer. Se ainda não sabe o que pode lhe proporcionar isso, experimente, se conheça e descubra novas paixões!

12 – Cuide da sua espiritualidade

A espiritualidade está relacionada à propensão humana de buscar um significado maior para a vida, algo que pode ou não estar ligado a uma crença religiosa. Se você tem uma religião, dedique-se a ela, se não tem, encontre outras maneiras de ver sua existência de forma significativa. Cuidar do lado espiritual, independentemente da forma que seja, faz muito bem e é uma ótima maneira de se manter positivo, fortalecer sua fé e afastar os pensamentos negativos.

13 – Evite a comparação e a generalização

Comparar e generalizar, duas atitudes que podem ser grandes geradores de pensamentos ruins, ideias que, na grande maioria das vezes, não são reais e servem apenas para fortalecer o pessimismo. Não é porque uma pessoa te decepcionou que ninguém mais seja digno da sua confiança, da mesma forma que cada indivíduo tem a sua trajetória e não dá para fazer comparações.

Respeite as suas individualidades e as dos demais, permita-se conhecer alguém antes de formar uma opinião, evite desconfiar sem motivo, fazer comparações baseadas em preconceitos. Seja justo consigo e com os outros e só terá a ganhar, pois, mesmo que alguém venha a te decepcionar, terá a certeza de que foi verdadeiro e fez a sua parte.

14 – Enfrente os seus medos

Quanto mais fugir dos seus medos, maiores eles irão se tornar, então, se deseja vencê-los, precisa enfrentá-los. Evite esperar que desapareçam sozinhos, porque isso dificilmente irá acontecer. Saiba que as pessoas mais corajosas não são aquelas que não possuem nenhum medo e sim as que agem apesar dele. Dê o primeiro passo e verá que muitos deles eram apenas fruto da sua imaginação e que tem todas as condições para superá-los.

15 – Busque ajuda especializada

Todos nós, em algum momento, podemos ter pensamentos ruins, entretanto, quando isso ultrapassa o limite da normalidade é hora de buscar uma ajuda especializada para que não se torne um problema mais grave, como uma depressão ou síndrome do pânico, por exemplo. Procure um especialista que possa lhe ajudar a entender seu problema e a lidar com ele da forma correta.

Agora que você já sabe como tirar os pensamentos negativos da mente, é hora de colocar essas dicas em prática. No seu tempo, mas o mais rápido que puder, procure exercitar esses comportamentos e substituir as ideias ruins por pensamentos bons. Faça isso por você e melhore sua qualidade de vida, seus relacionamentos consigo e com os outros, seja feliz!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: