pensamentos-ruins-dicas

Confira 11 Dicas de Como Tirar Pensamentos Ruins da Mente

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de novembro de 2019

Você sabe como tirar pensamentos ruins da mente? Pois bem, começo fazendo estes questionamentos, pois este é um dos grandes desafios das pessoas que têm dificuldade em controlar aquilo que projetam em suas cabeças e, que em decorrência disso sofrem com frequência com estes pensamentos intrusivos.

Mas como controlar isso? De onde vêm tantas ideias negativas? E o que fazer para controlar estes tipos de devaneios? Isso é o que vamos buscar responder a partir das dicas que eu selecionei para ajudar você a vencer estes pensamentos negativos que atormentam sua mente e não te deixam em paz.

11 Dicas de Como Tirar Pensamentos Ruins da Mente

Para alcançar esta meta, vamos conhecer alguns comportamentos e mudanças que podem ajudar a melhorar sua vida e eliminar tantas ideias ruins:

Combata os Pensamentos Ruins

Sim, eu sei que este é o seu desafio e para isso uma boa forma de evitar pensamentos nocivos é combatendo-os. Para isso, a cada vez que um surgir pense em pelo menos três coisas boas e busque colocá-las no lugar destes.

Pense – nada de ruim vai me acontecer; eu sou capaz; eu consigo; eu mereço; eu tenho coragem; e empodere-se sempre que algo ruim quiser te boicotar. Crie este hábito de se lembrar de coisas boas e deixe sua mente mais em paz.

Identifique as Fontes do Pessimismo

O pessimismo geralmente é uma das causas de tantos pensamentos ruins, mas não é só isso. Portanto, busque identificar as origens destas constantes ideias negativas e busque compreender se são provenientes de: experiências negativas, crenças limitantes herdadas dos seus pais, medo de perdas ou de uma ansiedade generalizada, por exemplo. Avalie o que faz com que você se senta assim e busque ajuda especializada para tratar este problema.

Seja uma Pessoa Mais Positiva

Para você se tornar uma pessoa mais positiva, o exercício de enxergar o copo meio cheio e não meio vazio, deve ser realmente diário. Experimente buscar ver o lado bom de cada coisa, mesmo as que parecerem ruins, pois tudo tem um ou vários aspectos positivos que precisam ser valorizados também. Fazer isso vai ajudar a expandir sua mente, a pensar de forma mais positiva e pode abrir novas possibilidades na sua forma de enxergar as pessoas e o mundo ao seu redor. Experimente!

Permita-se Relaxar Mais

Estar sempre em estado de alerta e pensando que algo de ruim vai acontecer com você e com as pessoas que ama, só maltrata suas emoções e te faz pensar coisas ruins o tempo todo. Mentalize que nada vai acontecer, que está tudo bem, que todos estão seguros e irradie sentimentos bons. Não invente sofrimentos desnecessários, não se boicote, pense positivo e seja mais feliz.

Escolha e Acredite na Positividade

A atitude positiva é uma escolha. Dê esse primeiro passo! Não pense se as pessoas são positivas ou negativas. Evite se culpar pela sua negatividade por qualquer tipo de força externa, destino, experiências, pais, relacionamentos. Escolha ser positivo. Será uma das melhoras coisas que você poderá fazer por si mesmo. 

Quando você se encontrar em alguma situação ruim, tente ver o lado bom, o lado positivo, independentemente do que está acontecendo ao seu redor. Não aponte mais os dedos e culpe. Perceba como as coisas acontecem e escolha como quer se sentir sobre isso. Esteja no controle de suas atitudes que ninguém irá tirar nada de você. 

Livre-se da Sua Vida Negativa

Se você quer viver uma vida positiva e alegre, não pode estar cercado por pessoas negativas que não incentivam sua felicidade. Pessoas negativas só atrai outras mais negativas ainda. Uma excelente opção é promover mudanças para viver uma vida mais positiva, livrando-se das influências negativas. 

Você é feliz?

Ninguém é perfeito, e a perfeição não é o objetivo quando se trata de positividade, mas evite pessoas em sua vida que são consistentemente negativas, que te derrubam constantemente. Tente não passar tanto tempo ao lado delas. Talvez não seja uma atitude fácil, pode doer no início, mesmo quando você sabe que elas não são boas para você ou para o seu estilo de vida atual.

Livre-se dos Comportamentos Negativos

Além de remover influências negativas, é importante se livrar de alguns comportamentos negativos, como abuso de drogas e álcool. Faça uma reflexão de quais dos seus comportamentos são bons ou ruins para você mesma. 

Aprenda a se concentrar nas coisas positivas que você faz, como cultivar novos relacionamentos e deixar de lado os negativos. Esse processo também não é fácil, mas é difícil viver uma vida positiva quando pessoas e comportamentos negativos o pressionam continuamente.

Procure o Lado Positivo da Vida

Em toda pessoa, em qualquer situação, há algo de bom. Na maioria das vezes, não é óbvio. Nós temos que olhar. E às vezes temos que olhar muito. Quando você se deparar com uma situação difícil ou desafiadora, pense consigo mesma: “O que há de bom nisso? ” Não importa o quão terrível a situação possa parecer, sempre tente encontrar algo de bom e se dedicar algum tempo para pensar sobre isso. Tudo na vida é uma experiência de aprendizado, tanto as coisas boas quanto as ruins. E sabe o porquê de tudo isso? Para que você possa aprender com suas más experiências. 

No entanto, geralmente há ainda mais do que isso. Se você realmente aproveita o tempo para procurar, com certeza encontrará algo bom, algo genuinamente positivo, sobre cada pessoa ou situação.

Reforce a Positividade em Você 

Quando você começa a pensar de forma mais positiva, percebe a vantagem de reforçar esses pensamentos e comportamentos em você mesma, para que eles permaneçam. Como em qualquer tipo de treinamento, quanto mais você pratica, melhor fica. E é claro que você pode praticar ser uma pessoa positiva. 

A melhor e mais fácil maneira de fazer isso é ser positivo quando se trata de quem você é. Diga a si mesmo que você é incrível. Diga a si mesmo que você parece bem. Diga a si mesmo que você fez um ótimo trabalho na empresa ou criou seus filhos ou o que quer que você faça.

Seja honesta consigo mesma, mas faça o possível para procurar o bem. E, faça o que fizer, não se concentre no negativo. Não há problema em não gostar de tudo sobre você, mas não se concentre no que você não gosta. Todos nós temos atributos positivos, e você deve se lembrar deles todos os dias.

Assista meu vídeo e conheça uma poderosa técnica para atrair energias positivas!

Compartilhe Positividade Com os Outros

Você não apenas precisa ser uma pessoa positiva consigo mesma para que surjam efeitos maravilhosos na sua vida, mas também precisa ser positiva com os outros. Você tem que compartilhar sua riqueza de positividade com o mundo. 

A melhor maneira para fazer isso é bastante simples e básica: seja legal com outras pessoas, não importa o quê. Diga a alguém que ele está bonito hoje. Diga a alguém que ele fez um ótimo trabalho nessa apresentação.

Diga a seus pais ou filhos, o quanto você os amam e o quanto eles são ótimos. Quando alguém estiver triste, faça o possível para animá-lo. Envie flores. Escreva notas. Não fofoque. Seja gentil com todas as pessoas e animais à sua volta. 

Todas essas coisas parecem bastante básicas, mas são muito importantes para fazer de você um ser único. Quando você começa a ver o bem em si mesma, passa também a ver no outro. Evite ser crítica demais. Se esforce para ser encorajadora e solidária. Trate as pessoas como gostaria de ser tratada. Todos apreciam isso. 

Busque Ajuda Especializada

Todos nós em algum momento podemos ter pensamentos ruins, entretanto, quando isso ultrapassa o limite da normalidade é hora de buscar uma ajuda especializada para que isso não se torne um problema mais grave como uma depressão ou síndrome do pânico, por exemplo. Para isso, procure um especialista (psicólogo ou psiquiatra) que possa lhe ajudar a entender seu problema e a vencê-lo da forma correta.

Agora que você já sabe como tirar estes pensamentos negativos de sua vida é hora de colocar estas dicas em prática. No seu tempo, mas o mais rápido que puder, procure exercitar estes comportamentos e substitui-los por pensamentos bons. Faça isso por você e melhore sua qualidade de vida!

Copyright: Ra2studio/Shutterstock

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: