Profissional preocupado, com a mão na cabeça, sofrendo com pensamentos intrusivos

FaabrikaSimf/Shutterstock Os pensamentos intrusivos boicotam a autoconfiança do profissional e causam ansiedade

Em nosso dia a dia de trabalho temos milhares de pensamentos, porém os chamados de pensamentos intrusivos, aqueles que literalmente ficam atormentando nossa mente, precisam ser veementemente combatidos. Como o nome mesmo sugerem, eles são intrusos em nossa cabeça, surgem do nada e são difíceis de controlar.

Este tipo de pensamento é tão ruim porque nos induz ter ideias negativas, a ficar ansiosos, a perder nossa autoconfiança e a estar constantemente em alerta e preocupados. Em decorrência disso, o profissional sempre pensa no pior, acredita que tudo vai dar errado, vê seus colegas como inimigos confabulando contra ele, fica inquieto, impaciente e ansioso e passa a maior parte do seu tempo tendo ideias autossabotadoras.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Pensamentos Intrusivos e Ansiedade

Existe um ditado que diz que ansiedade é excesso de futuro. Portanto, quando o profissional é muito ansioso ele corre ainda mais riscos de ter muitos pensamentos intrusivos. Esse desassossego mental ocorre porque a mente não consegue controlar o bombardeio de pensamentos ruins que surgem quando a pessoa está concentrada em acontecimentos futuros. Isso faz com que o colaborador sofra ainda mais por coisas que podem nem vir a acontecer.

Ter um ou outro pensamento intrusivo de vez em quando pode até mesmo ser positivo, pois até mesmo considerações que a primeira vista podem soar como negativas, podem nos trazer alertas importantes sobre o que não fazer. Porém, quando isso se torna constante e incontrolável, o profissional acaba ficando amedrontado e estagnado, pois a cada vez que tenha fazer algo diferente, sua mente traz argumentos negativos para dissuadi-lo de sua ação.

Portanto, podemos dizer que tanto a ansiedade leva a termos pensamentos intrusivos como os pensamentos intrusivos também nos levam a ficar ainda mais ansiosos. Este junção é muito perigosa, pois estes dois elementos reforçados um pelo outro, podem causar sérios danos emocionais ao profissional e prejudicar muito sua carreira.

PSC

Deste modo, por mais que o funcionário se esforce para construir bons resultados, realizar suas metas, se relacionar positivamente com todos ao ser redor e ter pensamentos positivos no trabalho, ele sempre estará assombrado por medos e ideias negativas que sabotam seu sucesso.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Como Vencer o Problema?

Mesmo que não possamos evitar os pensamentos intrusivos, podemos escolher o que vamos fazer com eles. A mente humana é um infinito de possibilidades, e uma boa forma de lidar com estas ideias negativas e dando um novo significado a elas.

Para isso, busque a cada pensamento ruim, combatê-lo com vários pensamentos bons. Você é capaz, inteligente, inovador, corajoso, criativo, capacitado, líder, importante; seus colegas não querem te derrubar; a empresa não vai falir; seu chefe não vai te demitir

Sempre que um pensamento surgir diga a si mesmo – Eu posso, eu consigo, eu sou capaz, eu sou maravilho, seu realizo, eu faço e aconteço em meu trabalho. Mostre que é você quem manda em sua carreira, em sua vida e transforme esta que, poderia ser uma má influência, em mais motivação ainda para se superar e ir além. Acredite – você pode!